O navio Cape Artemisio, do armador Hapag-Lloyd, desatracou no dia 18 deste mês no Sepetiba Tecon (Terminal Portuário de Contêineres de Itaguaí). Na ocasião, o navio trouxe com ele um recorde: o porta contêiner com o maior calado a operar no Brasil – 15,20m. A operação só foi possível graças ao calado máximo de 15,40m que o terminal possui para entrada e saída de navios, o maior da costa leste da América do Sul.
– A Praticagem realizou a manobra de saída do navio com segurança e comprovou a excelente expertise e conhecimento do acesso marítimo. Trata-se de um importante marco na navegação brasileira – avaliou Marcos Oberlaender Cunha, presidente do Sindopita (Sindicato dos Operadores Portuários de Itaguaí) e gerente de Desenvolvimento Portuário e Marítimo do SEPETIBA TECON.
Construído em 2017, o navio – com bandeira de Malta- tem 330m de comprimento e 48,33m de largura. Ele deixou o terminal, com destino a Ásia, com mais de 5.000 contêineres a bordo.
Por Portal da Navegação, via PRATICAGEM RJ.
Notícias relacionadas
-
Guarda Portuária promove treinamento contra ameaça de bombas no Porto de Santos.
-
O Pedral do Lourenço e a hipocrisia global: enquanto a China avança, o Brasil estagna.
-
Comando da Marinha abre concurso para civis em diferentes áreas de formação: veja como se candidatar.
-
“Lancha Geladão” começa a operar entre Belém e Mosqueiro.
-
Porto do Itaqui avança em diálogo com o Instituto de Praticagem do Brasil para fortalecer segurança da navegação e atrair investimentos.