As mulheres mercantes foram homenageadas na Sessão da Câmara.

CONVÉS PRINCIPAL – Sessão Solene na Câmara Municipal do Rio de Janeiro sobre o Dia da Marinha Mercante.

No mês de Dezembro, quando se comemora o Dia da Marinha Mercante Brasileira, A Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou Sessão Solene no intuito de homenagear a instituição de renome. Na ocasião, vários aquaviários das mais diversas funções e categorias receberam a Moção, em reconhecimentos aos serviços prestados ao comércio marítimo e a nação brasileira.
A Cerimônia é pioneira, uma vez que não temos notícias de ocorrências de outras em cidades ou Estados diferentes.

Operação Aspirantex 2024.

NAM “Atlântico” participa da Operação Aspirantex 2024.

A Marinha do Brasil realiza desde o dia 11 de Janeiro a Operação Aspirantex 2024, com previsão de encerramento em 02 de Fevereiro. O objetivo da missão é o aprimoramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, servindo de importante fase de treinamento paras os Aspirantes da Escola Naval. Os portos visitados compreendem o Rio de Janeiro e as cidades nordestinas.

Navio “André Rebouças” com colunista no Comando.

CLC Ricardo Monteiro no Comando do navio “André Rebouças”.

Em singela Cerimônia ocorrida a bordo do navio “André Rebouças” na manhã do dia 22 de Janeiro, quando se encontrava no porto de Punta Arenas, no Chile, assumiu oficialmente o Comando da embarcação o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro da Fonseca (colunista) em substituição ao Capitão de Longo Curso Maurício Guimarães Corrêa. A nomeação do colunista ocorre quase um ano depois que transmitiu o cargo em 2023.

Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho a bordo do navio “Dragão do Mar”.

CMG Carvalho no Comando do “Dragão do Mar”.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho, atual Comandante do navio “Dragão do Mar”, vem se destacando no gerenciamento da embarcação, considerada uma das maiores de bandeira brasileira. Recentemente passou por uma importante inspeção, alcançando resultado positivo. Parabéns ao Comandante e sua tripulação. Marque assim!

Mudanças nos Uniformes da Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil teve mudanças em seus uniformes, principalmente nas funções de Marinheiros e Cabos, quando o mescla foi substituído pelo tradicional cinza, o mesmo usado por Sargentos e Oficiais. Acontece que na Marinha Mercante Brasileira, os marinheiros utilizam o mesmo mescla. A pergunta que fica é se ainda conseguirão adquirir tal fardamento, uma vez que provavelmente a fábrica não mais produzirá para a Marinha do Brasil? Se isso acontecer, com certeza a Normam terá nova revisão.

Navegando.

Ainda sobre a Operação “Aspirantex 2024”, realizada pela Marinha do Brasil, também conta com as participações dos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Academia da Força Aérea (AFA), numa demonstração de parceria e união entre as Forças Armadas.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem como Comandante o Capitão de Mar e Guerra Calfa, realizou diversas ações de Fiscalização e Segurança visando a Segurança da Navegação e a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, na chamada Operação “Verão 2023-2024”.

O navio sob o Comando do colunista navega neste momento pelo Oceano Atlântico Sul, com destino ao porto de Angra dos Reis (RJ), onde se prepara para a próxima missão, que ainda não tem destino e data confirmada. Seja qual for, a tripulação estará presente e pronta para a tarefa designada.

No próximo dia 31 de Janeiro, a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) realizará sua primeira Cerimônia de 2024, na OAB do Rio de Janeiro. Já temos confirmadas diversas personalidades civis e militares para receberem homenagens e condecorações por seus relevantes serviços.

Ainda sobre a AIEB-Brasil, o colunista recebeu convite, diretamente do Comendador Rodrigo Agostini, para compor a Mesa do Cerimonial. Se tudo der certo, ainda existe a possibilidade de marcarmos presença no evento. Com certeza será uma grande homenagem. Agradecimentos.

Aniversaria nesta data o nosso querido Oficial Superior de Maquinas Pedro Martins, que é leitor assíduo da coluna, sempre enviando mensagens. Desejamos muitas felicidades, paz, saúde, fé, esperança e amor. Ele irá comemorar ao lado dos familiares.

A bordo do navio “André Rebouças” temos três Praticantes Oficiais, sendo dois de Náutica e um de Máquinas, todos estrangeiros (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). Eles que realizam excelentes estágios. Em breve alcançarão as categorias de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas.

Depois de ter deixado minha querida Belém do Pará, torço para que os lixões sejam limpos pela Prefeitura. Como disse anteriormente, em todos os meus anos da Marinha Mercante, em que mais tempo fiquei longe da cidade, essa foi a primeira vez que retornei e vi esse tipo de situação. COP-30 vem aí em 2025.

Importante mensagem enviada pelo Capitão de Mar e Guerra Sidney Gouveia Lima, Comandante da Base Naval de Val de Cães (BNVC), desejando boa sorte e muito sucesso na singradura. Gente finíssima e de respeitável educação. Estamos torcendo para sua excelente administração nessa Organização Militar pelos próximos 2 anos.

Na bela cidade de Punta Arenas, no Chile, não pude deixar de notar a beleza e limpeza das ruas e praças públicas. Infelizmente sempre veio a comparação com Belém. Torço para que um dia consigamos alcançar esse nível. O único problema lá é o frio, que no verão, quando bem quente, chega até 14° C. (RM).