No dia 30 de janeiro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou a Abertura do Ano Letivo e a Aula Inaugural da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O Vice-Almirante ANTONIO CAPISTRANO DE FREITAS FILHO, Comandante do 4º Distrito Naval, presidiu o evento, deu as boas-vindas aos alunos e declarou aberto o ano letivo de 2024.
A audiência foi composta por 353 alunos da EFOMM, sendo 125 alunos do primeiro ano, 121 alunos do segundo ano e 107 alunos do terceiro ano, além de professores, oficiais e servidores civis deste Centro de Instrução.
Compareceram ainda ao evento, o Contra-Almirante MAURÍCIO BARATA SOARES COELHO RANGEL, Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval; o Contra-Almirante (RM1) MARCIO FERREIRA DE MELLO, Superintendente de Ensino Profissional Marítimo da Diretoria de Portos e Costas; o Capitão de Mar e Guerra MARCIO BRAGA DE SOUZA, Comandante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e o Capitão de Fragata RAFAEL DE ALMEIDA PELA, Imediato do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar.
A abertura do ano letivo também contou com a participação dos seguintes palestrantes: Capitão de Longo Curso HUGO DE OLIVEIRA ALCOFORADO, Capitão de Longo Curso TÁBATA GRAÑA PUENTES DA SILVA, Capitão de Cabotagem CAMILA DUARTE DE ALENCAR; Primeiro Oficial de Náutica LARISSA DE MOURA COSTA; Primeiro Oficial de Máquinas LUIS GOMES DE SOUZA FILHO; e Segundo Oficial de Máquinas JOELMA LOURENÇO RIBEIRO, abordaram assuntos sobre a carreira do oficial da Marinha Mercante, expectativas e tendências para o mercado marítimo.
Encerrando as atividades acadêmicas, o Vice-Almirante SERGIO RENATO BERNA SALGUEIRINHO, Diretor de Portos e Costas, ministrou a aula inaugural aos alunos da EFOMM, por meio de uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil, relacionadas à Autoridade Marítima.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.