Hoje, no final da tarde, está agendada a reunião do Almirantado no Comando da Marinha em Brasília. Nesta reunião, serão indicados os futuros Almirantes de Esquadra, Vice Almirante e Contra Almirante da Marinha do Brasil, cujos nomes estão na lista de escolha para promoção no próximo mês de março.
A grande expectativa envolve a promoção ao posto de Almirante de Esquadra, com destaque para a Turma de 1988, composta por quatro Vice-Almirantes: VA Rower (Ministério da Defesa), VA Arruda (Comandante 1° DN), VA Silvio Luís (Vice-CEMA) e VA Capistrano (Comandante do 4° DN). Para o posto de Almirante de Esquadra, serão disponíveis duas vagas devido à passagem para a reserva dos AE Borges e AE Petronio, após 12 anos de serviços como Almirantes.
Na lista para o posto de Vice-Almirante, estão os Contra Almirantes das turmas de 1991 e 1992. Vale ressaltar que a turma de 1991 já teve cinco Vice Almirantes promovidos em novembro de 2023, e ainda há dois Contra Almirantes ativos, possibilitando a promoção de mais dois Vice Almirantes.
Os Capitães de Mar e Guerra da turma de 1995 estão na lista para promoção ao posto de Contra Almirante. O número de promoções a Vice Almirante e Contra Almirante dependerá das vagas disponíveis. A reunião foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Olsen, com a participação de nove Almirantes de Esquadra que compõem o Almirantado.
Incorporação de novos alunos
Na última sexta-feira (16), o Coronel Ribeiro, Comandante do 2° BIS, presidiu a solenidade de incorporação dos 40 novos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, “Batalhão Pedro Teixeira”.
A solenidade iniciou com a entrada solene pelo Portão das Armas, seguida pela Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais da Reserva para os alunos e seus familiares. Por fim, ocorreu a formatura militar de incorporação, onde os alunos receberam a boina azul-ferrete, símbolo dos alunos das escolas de formação do Exército Brasileiro, das mãos de suas madrinhas e padrinhos.
MARES & RIOS
ENCALHE
O Navio ‘Forte de São Felipe’, de propriedade da Empresa de Navegação Eucano, que opera na linha Juruti para o Terminal da Alumar em São Luís, transportando bauxita, ainda se encontrava encalhado na entrada do canal de acesso ao porto do Alumar até o fechamento desta edição da coluna, mesmo após duas tentativas de reflutuação utilizando seis rebocadores. O navio, no momento do encalhe, transportava 23 mil toneladas de bauxita embarcada no Terminal da Alcoa em Juruti, ou seja, menos da metade do total embarcado de 58 mil toneladas. Por conta disso, estava com o calado reduzido e contava com a presença do Prático a bordo.
VIAGEM
No final da semana passada, subi o Rio Amazonas para realizar a praticagem no navio petroleiro AZTEC, que conduzia um carregamento de 41.500 toneladas de petróleo cru com destino a Manaus, em companhia do Prático Klaus. O fato interessante da viagem foi que, em 43 anos de praticagem, nunca tinha embarcado em um navio com tripulação do Equador, e fiquei surpreso com o alto índice de profissionalismo e educação da tripulação, que tinha no comando o Capitão de Longo Curso Bolivar Sanchez e o Imediato Jonathan.
EXÉRCITO
O Comando Militar do Norte (CMN) realizará na próxima quinta-feira (22) a I Feira de Empregabilidade. O evento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 16h, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), localizado no bairro do Souza, em Belém. A feira é destinada aos militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro ou da Força Aérea Brasileira que encerraram o Serviço Militar, tanto o Obrigatório quanto o Temporário, nos últimos anos e estão em busca de emprego.
O objetivo é conectar empregadores e candidatos no mesmo ambiente, facilitando o processo de contratação por meio do contato direto com as instituições. No local, diversas empresas, parceiras e integrantes do Sistema ‘S’, terão estandes destinados à oferta de vagas, capacitação, troca de experiências e informações. A feira oferecerá oportunidades nos mais diversos ramos de atuação, incluindo o setor de saúde, com a participação de drogarias e clínicas médicas; o setor alimentício, com restaurantes e supermercados; além de representantes da indústria e da rede hoteleira. A primeira edição do evento integra as ações do Projeto Soldado Cidadão, visando capacitar jovens incorporados às fileiras do Exército Brasileiro, proporcionando qualificação social e profissional para completar a formação cívico-cidadã e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
O coordenador do Projeto, Coronel Ricardo Gibson, destaca que o perfil do profissional que serviu às Forças Armadas é um dos diferenciais procurados pelas empresas. “As organizações sempre frisam que absorvem no mercado essa força de trabalho formada por pessoas comprometidas, disciplinadas e responsáveis, características de um perfil com base militar”, destaca. A I Feira de Empregabilidade é uma realização do CMN, com o apoio do Sistema ‘S’ e da Sociedade Amigos do Exército (SOAMEx). As empresas participantes são: Grupo + Barato; Grupo Líder; Drogarias Globo; Fribel; Casa das Tortas; Hidrovias; Oncológica do Brasil; Engenho do Dedé; Grupo Motobel; Recicle e Honda.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.