O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) anuncia um novo Concurso Público para admissão nos Cursos de Formação de Aquaviários, contemplando os seguintes cursos: Marinheiro Fluvial de Convés – Nível 3 (CFAQ-MFC-1/2024); Marinheiro Fluvial de Máquinas – Nível 3 (CFAQ-MFM-1/2024); Moço de Convés (CFAQ-MOC1/2024); e Moço de Máquinas (CFAQ-MOM-1/2024).
O processo destina-se ao preenchimento de 30 vagas em cada curso.
Os cursos de CFAQ-MFC e CFAQ-MFM serão realizados em ambiente escolar, em salas de aula. Por outro lado, os cursos CFAQ-MOC e CFAQ-MOM serão divididos em duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda composta por um estágio de dois meses a bordo de embarcações mercantes.
Os cursos, integrantes do Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM), são inteiramente gratuitos. Os participantes recebem material didático por empréstimo e complemento alimentar durante o Ensino Profissional Marítimo (EPM). Entretanto, não há disponibilidade de alojamento aos alunos durante os cursos.
Como requisitos, é necessário que o candidato seja brasileiro nato (ambos os sexos), tenha no mínimo 18 anos no ato da matrícula, possua o 9º ano do Ensino Fundamental completo, esteja em dia com as obrigações eleitorais e militares, entre outros.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas pela internet, a partir das 12h do dia 19 de fevereiro de 2024 até às 23h59 do dia 3 de março de 2024, horário de Brasília, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 8,00. (Edital)
As etapas do processo incluem:
- Exame de Seleção;
- Entrega e Verificação de Documentos;
- Apresentação de Atestados Médicos e Teste de Suficiência Física;
- Matrícula e início dos cursos.
As Provas Escritas do Exame de Seleção estão previstas para ocorrer nos dias 23 de março de 2024. O conteúdo programático abrange questões de Matemática e Língua Portuguesa.
O prazo de validade do Concurso Público encerra-se na data da matrícula nos cursos.
Por Portal da Navegação, via Concursos SC.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.