Na reunião do Almirantado realizada ontem em Brasília, foi elaborada a relação que será apresentada ao Ministro de Estado da Defesa José Múcio Monteiro e, em seguida, encaminhada ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com os nomes dos Oficiais para as devidas promoções no próximo dia 31 de março.
Foram promovidos ao posto de Almirante de Esquadra o Vice-Almirante Renato Garcia Arruda, atual Comandante do 1º Distrito Naval, que após a promoção será o Diretor Geral do Pessoal da Marinha, e o Vice-Almirante Silvio Luís Dos Santos, atual Vice-CEMA, que, após a promoção, assumirá a função de Diretor Geral de Navegação. Ambos fazem parte da turma de 1988, tornando possível a promoção de dois Almirantes de Esquadra da referida turma.
Na mesma reunião, também foram promovidos os novos Vice-Almirantes e Contra Almirante. Ao posto de Vice-Almirantes, foram promovidos os Contra Almirantes Manoel Luiz Pavão Barroso da turma de 1991, o que faz com que a turma feche com seis Vice-Almirantes. Os Contra Almirantes Gustavo Calero Garriga Pires, Jose Claudio Oliveira Macedo e Adriano Marcelino Batista, todos da turma de 1992, também foram promovidos.
Ao posto de Contra Almirante, foram promovidos os Capitães de Mar e Guerra Paulo Max Villas da Silva, José Carlos de Souza Junior, Marcelo do Nascimento Marcelino, André Gustavo Silveira Guimarães, Alvaro Valentim Lemos, Washington Luiz de Paula Santos e Paulo Roberto Blanco Ozorio, todos da turma de 1995.
Novo comandante do 4º Distrito Naval.
O Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho será o novo Comandante do 4º Distrito Naval, em substituição ao Vice-Almirante Antonio Capistrano, que deixará o comando no mês de Março, após um ano e dois meses de relevantes serviços prestados na área marítima. O novo comandante foi guarda Marinha da turma de 1989, promovido ao posto de Vice-Almirante em novembro de 2021, e comandou a Missão de Paz no Líbano, além de ser o atual Diretor de Portos e Costas.
MARES & RIOS
PROMOÇÃO
A coluna destaca a promoção do CMG Fuzileiro Max Guilherme de Andrade e Silva e do CMG Engenheiro Otavio Henrique Paiva Martins Fontes, que foram promovidos ao posto de Contra-Almirante na reunião do Almirantado de ontem. Os agora Contra-Almirantes serviram em Belém, Max no 2º Batalhão de Operações Ribeirinha e Paiva foi o último comandante da Base Naval de Val-de-Cães. Vale destacar que o último CMG que serviu em Belém e foi promovido ao posto de Contra-Almirante foi o atual Contra-Almirante Jaques em 2021.
TROCA DE COMANDO
O 9º Distrito Naval, sediado em Manaus, terá um novo comandante: o Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, atual CEM do Comando de Operações Navais, substituirá o Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, que será o novo comandante do 1º Distrito Naval. A coluna deseja a ambos muito sucesso em seus novos comandos.
TRISTEZA
Ontem foi um dia de tristeza para a comunidade marítima do estado do Pará. O Vice-Almirante Antonio Capistrano, atual comandante do 4° Distrito Naval, não foi promovido ao posto de Almirante de Esquadra. Agora, terá de deixar o serviço ativo da Marinha. Todos esperavam a promoção devido aos relevantes serviços prestados ao nosso Estado e em toda a área de jurisdição do 4° Distrito. Como costumava escrever o saudoso jornalista Alyrio Sabbá, a turma daqui, apegada a pessoas de bom caráter como o senhor, já sente saudades do amigo e agradece pelo trabalho em prol da segurança da navegação na região.
TÍTULO
O General de Exército Costa Neves, atual comandante do Comando Militar da Amazônia, foi agraciado com o Título de Cidadão Amapaense. A assembleia legislativa está aguardando a confirmação da data pelo General para a entrega do Título, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado do Amapá enquanto esteve à frente do Comando Militar do Norte.
FUZILEIROS
A Marinha do Brasil iniciou, nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, a 1ª turma com mulheres do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, a tropa de elite da Força. Após um concurso disputado, 120 classificadas de todo o país se apresentaram no início da manhã no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o Ciampa, em Campo Grande, na Zona Oeste. Para chegar a essa fase do processo de formação, as futuras fuzileiras passaram por provas teóricas, teste de saúde e aptidão física, além da verificação de documentos. Foram mais de 5 mil mulheres inscritas.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.