Por JESO CARNEIRO.
Projeto de indicação de autoria do vereador Alexandre Maduro (MDB) para doação de um terreno para a construção de uma base avançada do Grupamento Fluvial do Baixo Amazonas foi votado e aprovado à unanimidade pela Câmara de Vereadores de Santarém (PA).
A aprovação deu-se na primeira quinzena deste mês (dia 13). A construção da base, com recursos no orçamento deste ano, acontecerá em um terreno ao lado do terminal hidroviário Joaquim da Costa Pereira, no bairro da Prainha.
O projeto aprovado tem como objetivos o fortalecimento da segurança policial, assim como o combate à criminalidade, fiscalização ambiental, resgate médico, promoção do turismo regional, estímulo à economia e melhores condições de transporte aquaviário.
O processo da viabilidade da implantação da base avançada do Grupamento Fluvial de Santarém para atender toda a região do Baixo Amazonas começou no final de 2022, quando Alexandre Maduro, junto ao delegado Germano do Valle, então diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, e Sandra Gomes, coordenadora municipal de portos, estiveram no local para vistoria.
Em dezembro daquele ano, Maduro esteve na Secretaria de Segurança Pública do Pará, em Belém,e reuniu com secretário estadual Ualame Machado, para tratar da base militar.
O projeto foi também alinhado e fortalecido junto ao prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e com o deputado federal Henderson Pinto (MDB), que entenderam a necessidade e a importância da base militar para Santarém e região.
A síntese do projeto aprovado pela Câmara de Santarém
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.