Em uma solenidade prestigiada pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, o Submarino TONELERO S-42 foi batizado e lançado ao mar. Este submarino é o terceiro de uma série de cinco da classe Riachuelo a ser lançado, precedido pelos Submarinos Riachuelo S-40 e Humaitá S-41. O quarto submarino (Angustura S-42) já está em fase avançada de construção no Estaleiro Naval de Itaguaí, assim como o quinto, Álvaro Alberto, que será o primeiro submarino de propulsão nuclear, com o primeiro módulo já construído. Todos esses submarinos fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
A cerimônia foi presidida pela Primeira Dama da República, Sra. Janja Silva, que também foi madrinha do TONELERO, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Olsen, do Ministro da Defesa, José Múcio, do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e de diversos membros do Almirantado, além de um grande número de convidados.
Foi, sem dúvidas, um evento marcante na história da Marinha do Brasil, tanto pela sua grandiosidade quanto pela organização impecável, sob o comando do Almirante de Esquadra Carlos Chagas.
Concerto memorável no Theatro Municipal
Na noite da última quarta-feira (27), a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais apresentou um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento marcou a comemoração do aniversário de 216 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, sob o comando do Almirante de Esquadra Carlos Chagas.
Sob o tema “Um encanto em cada canto. Adsumus!”, o concerto, com duração de duas horas, destacou as atividades do CFN pelo Brasil e pelo mundo. O repertório incluiu peças musicais que refletem a presença dos Fuzileiros Navais em diversos locais, com clássicos eruditos e populares, tanto nacionais quanto estrangeiros, em várias línguas. Participaram do concerto os cantores Paulinho Mocidade, Ito Melodia, Mona Vilardo, Pinduca e o Maestro Vinicius de Carvalho.
A Banda da Brigada de Fuzileiros Navais da França, composta por 24 militares, incluindo cinco mulheres, também participou do evento. Já a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, reconhecida por suas performances em todo o Brasil e no mundo, é composta por 98 músicos e um coro de 25 cantores e músicos.
MARES & RIOS
ASSISTÊNCIA HOSPITALAR
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval, liderado pelo Vice-Almirante Lobo, deu início, em 16 de março, a uma missão no interior do Amazonas, levando o projeto Oftalmologia Humanitária para realizar cirurgias de catarata.
A bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, sob o comando do Comando da Flotilha do Amazonas, equipes de saúde da Marinha e organizações parceiras irão prestar assistência aos moradores dos municípios de Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini e Alvarães. Os atendimentos começarão em 25 de março, no município de Tonantins (AM).
Coordenado pela Marinha do Brasil e pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Manaus, o projeto Oftalmologia Humanitária conta com a participação de profissionais da Fundação Piedade Cohen, do Instituto da Visão, da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Federal de São Paulo, além do laboratório Alcon e da empresa Lupas Leitor.
Nos municípios contemplados pelo projeto, serão realizadas cirurgias de catarata e pterígio. Uma triagem prévia foi realizada nas localidades para otimizar o atendimento à população e alcançar o público prioritário para os procedimentos. Em cada parada, a equipe de saúde do NAsH “Soares de Meirelles” realizará a bordo atendimentos médicos e odontológicos, além de serviços como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e dispensação de medicamentos.
SEGURANÇA
Durante a visita dos Presidentes Lula e Macron a Belém, em 26 de Março, a Marinha do Brasil atuou como Coordenadora de Segurança. O Centro de Comando e Controle foi estabelecido a bordo do Navio Auxiliar Pará, contando com mais de 600 militares, 5 navios, 11 Embarcações e 01 Aeronave, além do apoio fundamental das demais tropas federais e dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização. Coube ao CMG Ondiara Barbosa (foto), Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, a Coordenação Geral de Segurança da Área.
NAVIO PATRULHA
Na última terça-feira, durante minha visita ao Almirante de Esquadra Edgar Barbosa, Diretor de Material da Marinha, visitei as obras do Navio Patrulha “Mangaratiba”, que está sendo executado pela Diretoria Industrial da Marinha, sob o comando do Contra-Almirante Batista, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. As obras estão bastante avançadas, com previsão de entrega para o final do próximo ano. Segundo informações extraoficiais, quando entrar em operação, o navio será incorporado a uma Organização Militar do Norte do Brasil, em Manaus ou Belém.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4º Distrito Naval celebra Dia da Bandeira.