Obras da PA 159 seguem em ritmo acelerado.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Petrobrás quer ativar as pesquisas petrolíferas em Breves, no Marajó

Em 1987, o então presidente José Sarney anunciou a descoberta de um imenso lençol petrolífero com milhões de barris no município de Breves, o mais populoso do Marajó ocidental, que ele visitou pessoalmente.
Os testes não foram continuados e até hoje o poço encontra-se desativado e lacrado, sendo monitorado via satélite.
Quatro décadas depois, o Governo do Estado está pavimentando a PA 159, que passa bem próxima ao poço, com asfalto de qualidade, pista de onze metros, com acostamentos de dois metros cada, e isso chamou a atenção dos populares.
Segundo um morador do Km 18, “para uma rodovia de interior com tráfego incipiente, por que tanto investimento? Ou será que além de escoar a produção da terra, no futuro será o petróleo bruto transportado para refinarias?”.
Enquanto isso, os poços da margem equatorial brasileira, de Macapá até o Rio Grande do Norte, prometem gerar mais de 50 mil empregos somente no Pará e tornar as regiões ricas em royalties, fazendo o PIB paraense ter um acréscimo de 10 bilhões de reais.
E enquanto o Ibama reluta em liberar as concessões, e o Governo Brasileiro passa por fortes pressões, de repente o ouro negro poderá vir das profundezas da floresta amazônica. Pelo sim, pelo não, pecuaristas e produtores rurais oriundos de outras regiões começam a ocupar os espaços esperando dias melhores e valorização dos imóveis.

Turismo no Rio Amazonas.

Claudia, Nadine, Staff Captain Alexander, PRT Viana, PRT Bernardes e Capitão Ulf Wolter.
Navio Hanseatic Inspiration navegando em frente a São Paulo de Olivença.

O Navio de passageiros de bandeira de Malta M/V “Hanseatic Inspiration”, mantendo uma tradição de vários anos, faz turismo de expedição na Amazônia, ou seja, aquele em que o navio faz várias paradas durante o percurso da viagem de Belém até Tabatinga, fronteira com Peru e Colômbia.
Por sinal, nos últimos anos, tem sido o único navio que navega no Rio Pará e na região dos Estreitos de Breves até chegar em Itacoatiara. Este trecho de navegação é realizado pelos Práticos da ZP-01.
O navio chegou na última quinta-feira no Porto de Tabatinga, que é a última cidade no território brasileiro, e foi o único navio de cruzeiro da estação a subir o rio Solimões até a cidade de Iquitos, no Peru. Partiu de Manaus no dia 23 de março com 205 passageiros europeus e 176 tripulantes. E teve como responsáveis pela navegação no Rio Solimões os experientes Práticos da ZP-02, Bernardes e Viana. O navio deve descer o Rio Solimões até Manaus novamente no dia 04 de abril.

MARES & RIOS

CMG EDNALDO BLUM

Ficou realizado ao ler na coluna que o NAsH Soares de Meirelles está colhendo os frutos de um esforço feito durante o seu Comando na Flotilha do Amazonas. O navio que na época não era dotado de consultório, e os atendimentos eram realizados no convés. Por conta disso, em seu comando houve investimentos no navio, criando consultórios médicos, dentários, centro cirúrgico, sala de vacinação, laboratório e foi dotado com todos os equipamentos necessários aos atendimentos médicos, e equipamento com raio X digital, cadeiras odontológicas, todos os equipamentos laboratoriais para exames de sangue e urina. O CMG (RM-1) Ednaldo Blum (foto), está muito feliz por essa conquista. O povo ribeirinho amazônico merece!!

CASSAZUM

O casal Heloísa Helena e José Carlos recebeu os casais de coronéis e suas esposas: Marçal, Teixeira, Coutinho e o Suboficial Lizomar.

Os associados elogiaram o belo “Baile do Especialista” organizado pela diretoria do Cassazum, liderada pela Presidente, Suboficial da Aeronáutica Heloísa Helena. O evento ocorreu no salão nobre do clube militar e contou com a presença de militares da Aeronáutica e associados do Cassazum, que elogiaram a estrutura da programação festiva, especialmente em termos de organização e recepção aos associados, militares e convidados. Estavam presentes no baile os coronéis da Aeronáutica Marçal, Teixeira, Coutinho e o Suboficial Lizomar, acompanhados de suas respectivas esposas.
Durante seu discurso, a Presidente Heloísa Helena destacou a importância da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que recentemente comemorou seus 83 anos de história e tradição na formação de Sargentos para a Força Aérea Brasileira (FAB). Desde sua fundação em 1941, a EEAR tem sido um pilar essencial na preparação dos graduados do Comando da Aeronáutica, proporcionando conhecimento técnico e formação integral fundamentais para a operação segura e eficiente da FAB.

SANTARÉM

O Governador Helder entrega viaturas na presença do Cel. Dilson Junior

No último final de semana, o Governador Helder Barbalho esteve em Santarém, no Oeste do Pará, para entregar 80 novas viaturas à Polícia Militar do município. Esses veículos contribuirão para uma melhor atuação dos agentes de segurança na região de Santarém, garantindo a qualidade do serviço e das operações policiais. O Governador estava acompanhado da Primeira Dama Daniela Barbalho, da Vice-Governadora Hana Ghassan, do Prefeito Nélio Aguiar e do Comandante do CPR-1, Coronel Tarcísio Costa, da PM-PA, cujo Comandante é o Coronel Dilson Junior.

SOAMAR-BRASIL

Orson Feres, VA (RM-1) Newton Cardoso, Luiz Omar, Jorge Aragão e o Almirante (RM-1) Pinto Homem.

A Soamar-Brasil também marcou presença na Cerimônia de Lançamento ao Mar do Submarino Tonelero, que ocorreu na última terça-feira no Complexo Naval de Itaguaí. O evento contou com a presença do Presidente Orson Feres, acompanhado pelo Vice-Presidente Jorge Aragão, que será o próximo presidente da entidade.

NORCOAST

A Norcoast, a mais nova empresa de navegação costeira do país, estará presente no IX Fórum de Logística, que ocorrerá em Manaus nos dias 02 e 03 de abril. O evento reunirá os principais players do setor para discutir sobre a seca na Amazônia. O CEO da empresa, Gustavo Paschoa, apresentará uma palestra contribuindo para o plano de enfrentamento da estiagem, ainda mais severa do que a registrada em 2023, apresentando a Norcoast como uma nova opção para o transporte de cargas pela costa brasileira.