Fernando Câmara, Araújo Silva, VA Salgueirinho e Adonis Passos.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Almirante Salgueirinho assume Comando do 4º DN.

VA Capistrano e sua esposa CF EN Elaine, VA Salgueirinho, sua esposa Lilian e filhas Marcela e Lívia.
AE Borges, Luiz Omar, General Guilherme e Luiz Omar II.
Rafael, Jocimar, Guilherme, João Neto, CA Coelho Rangel, Alessandro e CMG Luiz Alberto.
CA Coelho Rangel, VA Capistrano e VA Salgueirinho.

Em uma solenidade presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Borges, o Vice-Almirante Salgueirinho assumiu o comando do 4° Distrito Naval, sucedendo o Vice-Almirante Capistrano, que liderou o comando por um ano e três meses.
O evento recebeu um grande número de convidados, tornando-se talvez a solenidade de troca de comando do Distrito com maior presença de pessoas. Isso se deve em parte ao grande número de amigos conquistados pelo Almirante Antônio Capistrano em nossa cidade, e certamente o mesmo ocorrerá com seu sucessor, o Almirante Salgueirinho.
Dentre os presentes estavam o Comandante Militar do Norte, General de Exército Guilherme, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Junior, o Contra-Almirante Coelho Rangel e todos os Comandantes de Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4° Distrito Naval. Também estiveram presentes o Presidente e Vice-Presidente da SOAMAR Brasil, além dos Presidentes das SOAMAR do Pará, Santarém, Maranhão, Imperatriz e Piauí.

Camarote VIP da coluna no Mangueirão.

CMG Calfa, VA Capistrano e Esposa Elaine, CA Coelho Rangel e noiva Patrícia, Luiz Omar e esposa Francisca, e VA Salgueirinho e esposa Lilian
General Guilherme, seu filho Guilherme Junior e seus oficiais foram recebidos pelo colunista Luiz Omar no camarote Vip

Mais uma vez a Coluna Navegação em Foco marcou presença no Mangueirão com seu Camarote VIP, onde o Colunista Luiz Omar recepcionou seus amigos militares da Marinha e do Exército.
O Comandante Militar do Norte, General de Exército Guilherme, esteve presente acompanhado de seus oficiais, especialmente porque a Banda de Música do Exército Brasileiro foi responsável pela execução do Hino Nacional durante a solenidade oficial de abertura do jogo.
A Marinha também marcou presença, representada pelo novo Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Salgueirinho, que estava acompanhado de sua esposa Lilian e filhas Marcela e Livia. Foi a primeira vez que puderam assistir ao clássico Rei da Amazônia, Remo X Paysandu. Além disso, estavam presentes o Vice-Almirante Antônio Capistrano e sua esposa Elaine, o Contra-Almirante Coelho Rangel com sua noiva Patrícia, e o Capitão dos Portos, CMG Calfa.

MARES & RIOS

SOAMAR SANTARÉM

Fróes, CA Coelho Rangel, Bené Pantoja, AE Borges, Luiz Omar II e CF Oziel

A SOAMAR Santarém marcou presença na solenidade de posse do novo Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Salgueirinho. O presidente Bené Pantoja, acompanhado por membros de sua diretoria, incluindo Guilherme Teixeira e Luiz Omar II, representou a instituição.

AGRADECIMENTO

O Vice-Almirante Antônio Capistrano, que deixou ontem o Comando do 4° Distrito Naval, encerrou também seu serviço ativo na Marinha do Brasil após 42 anos de dedicados serviços. Em suas palavras de despedida, mencionou seus auxiliares diretos durante seu comando, incluindo o Tenente Almir e o Capitão Tenente Mário.

CRÉDITO DE CARBONO

Governador Helder Barbalho

Empresas poluentes serão obrigadas a adquirir créditos de carbono de países que preservam suas florestas, como ocorre na Amazônia, que retira milhões de toneladas de carbono da atmosfera. Isso resultará em bilhões de reais nos próximos anos, beneficiando os povos da floresta, os maiores guardiões da mata nativa.
Atualmente, dois Projetos de Lei tramitam na Câmara dos Deputados para regularizar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões, que será um marco na política de mercado de carbono. As regras de regulamentação e a conversão desses créditos em dinheiro dependerão da redução das emissões de gases de efeito estufa devido à degradação e ao desmatamento contínuo enfrentados pela Amazônia e pelo Brasil como um todo.
O governador Helder Barbalho anunciou que as primeiras negociações envolvendo carteiras de crédito de carbono, que podem chegar a 10 bilhões de reais, ocorrerão em um encontro em Londres, no mês de junho. Helder afirma que a maior riqueza da Amazônia está em manter nossas florestas em pé.