Almirante Lampert (à esq.), Almirante Borges (ao centro) e Almirante Lobo (à dir.)

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando do 9º Distrito Naval realiza cerimônia de Passagem de Comando

O Comando do 9º Distrito Naval, responsável pelos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, tem um novo comandante a partir de 8 de abril. Na Cerimônia de Passagem de Comando, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert assumiu o cargo, substituindo o Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.
O evento ocorreu na sede do Comando, em Manaus (AM), e contou com a presença do Vice-Governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza Silva, além de outras autoridades civis e militares e membros da sociedade marítima local. Durante a Passagem, o Pavilhão do Comandante exonerado foi substituído pelo Pavilhão do Comandante empossado, seguido por um desfile em continência ao Comandante.
“Como comando de área, trabalhamos incansavelmente pelas capacidades necessárias ao emprego da força e pelo cuidado carinhoso com a Família Naval. Trabalhamos sob um emprego estratégico, realista e maduro, com claros indicadores, capazes de indicar de forma cristalina o rumo a seguir”, destacou o Vice-Almirante Lobo em suas palavras de despedida.
O Vice-Almirante Lampert, em suas primeiras palavras como novo Comandante do 9º Distrito Naval, lembrou que, há 19 anos, chegava à Amazônia para o seu primeiro comando de um navio, o Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”. “Este marinheiro regressa à Amazônia Ocidental, ainda mais motivado, focado, nos imensos desafios que apontam pela proa, cônscio da responsabilidade de honrar o legado de meus antecessores”, afirmou o Almirante Lampert.

Presidente Lula quer comandar a COP 30.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nomeação pelo presidente Lula de Valter Correia como secretário extraordinário e Olmo Borges na direção de projeto da COP 30, que ocorrerá no próximo ano em Belém, sugere que o Governo Federal não depende exclusivamente do Governo Estadual para essa tarefa desafiadora.
Ao mesmo tempo, essa decisão enfraquece a imagem da vice-governadora Hana Ghassan, que era vista como a principal articuladora e mentora de todo o escopo da Conferência, o que a colocaria em destaque nos próximos anos e pavimentaria seu caminho como sucessora de Helder Barbalho em 2026.
Os dois nomeados têm proximidade com o prefeito Edmilson Rodrigues e devem contribuir para que a cidade esteja mais organizada para receber milhares de autoridades durante as duas semanas do mega evento.
Por outro lado, o governador Helder Barbalho tem cometido erros estratégicos e de postura que colocam em xeque suas pretensões futuras. Ele deseja eleger-se senador e arrastar o deputado Chicão para a segunda vaga. No entanto, falta diálogo com outras forças políticas do estado, especialmente diante da possibilidade de perder eleições em alguns municípios para o bolsonarismo.
Além disso, a posse da nova diretoria da ACP, onde a direita está viva e ascendente, não contou sequer com a presença da vice-governadora, que, nos últimos tempos, comparece até em chá de bebê.

MARES & RIOS

4° DISTRITO NAVAL

Hoje, às 09:00 horas, o Centro de Instrução Braz de Aguiar sediará a solenidade de posse do Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, novo Comandante do 4° Distrito Naval. Ele substituirá o Vice-Almirante Antônio Capistrano, que deixa o comando após um ano e dois meses e passará para a reserva das Forças Armadas após mais de quatro décadas de serviço ativo na Marinha.

O PARÁ NA COP 30

A última edição da revista Sanear, da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), destaca os compromissos do Pará com a qualidade de vida da população paraense. José Fernando Gomes Jr, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e vice-presidente da entidade na região norte, ressaltou os esforços da empresa em eficiência operacional, utilização de novas tecnologias e compartilhamento de conhecimentos para solucionar questões de saneamento no estado. A realização da COP servirá como vitrine para mostrar os investimentos direcionados à universalização do saneamento, como a ampliação da Estação de Tratamento de Água do lago Bolonha, que atende mais de um milhão de pessoas na Região Metropolitana de Belém (RMB).

FALECIMENTO

Com pesar, comunicamos o falecimento do Prático da ZP-01 Marcos Machado, ocorrido na última segunda-feira na cidade de Macapá, onde ele estava prestes a embarcar para mais uma viagem. Marcos, aprovado em concurso para ser Prático no Porto de Tutoia no Maranhão, foi remanejado para a Praticagem da Bacia Amazônica devido à falta de navios no porto. Natural do Ceará, atuava como Prático da ZP-01 há mais de 25 anos e era carinhosamente chamado de Tiririca por sua alegria de viver. Seu corpo será sepultado hoje, às 16:00, no Cemitério Jardim Metropolitano, na cidade de Fortaleza/CE.

FUZILEIROS NAVAIS

No dia 3 de abril, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) marcou um momento histórico com a realização da primeira Marcha Administrativa da Turma I/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). Com um percurso de 12 Km realizado na área externa ao Complexo Naval do Guandu do Sapê, no Rio de Janeiro, o evento não apenas testou a resistência física e psicológica dos participantes, mas também marcou a presença das primeiras alunas no curso.
A Marcha Administrativa, atividade curricular da disciplina de Instrução Básica de Combate (IBC), é um ponto de inflexão no curso, testando a resistência e a determinação dos futuros combatentes anfíbios. Alunos e alunas enfrentaram as dificuldades do deslocamento a pé, portando o material individual básico de combate, além de seus armamentos. Esta edição histórica simbolizou não apenas a dedicação e perseverança dos Aprendizes-FN ao completarem o percurso, mas também um passo significativo na inclusão das mulheres em todos os corpos, quadros e instituições de ensino da Marinha do Brasil.