A manobra serviu como base experimental para a homologação, pela Marinha do Brasil, para esse parâmetro de navegação na Baía Babitonga.
O Porto Itapoá recebeu na última semana o navio CMA CGM Búzios. O gigante de 336m de comprimento e 51m de “largura de boca” é a embarcação mais larga a atracar no Terminal em seus quase 13 anos de operação.
A manobra serviu como base experimental para a homologação, pela Marinha do Brasil, para esse parâmetro de navegação na Baía Babitonga – litoral Norte de Santa Catarina. Segundo o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr. “o sucesso da operação mostra a capacidade da nossa baía em receber grandes embarcações de forma segura e eficiente”.
Com a homologação, o canal de acesso da Baía Babitonga estaria autorizado a receber navios desse porte, tornando o seu complexo portuário um dos únicos com essa capacidade em todo o Brasil.
O navio do Grupo CMA CGM, player global em soluções marítimas, terrestres e aéreas, navega sob bandeira maltesa e já opera no serviço Asia South America East Coast 2 (SEAS2).
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Ministro Silvio Costa Filho assina nova portaria da Guarda Portuária para fortalecer segurança nos portos organizados.
-
Setor aquaviário do Norte registra crescimento de 3% no 3º trimestre de 2025.
-
Aliança de países da Amazônia pode beneficiar projetos de hidrovias.
-
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação, proteção ambiental e eficiência das operações.
-
CIABA recebe visita do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO).

