A representante do Conselho de Autoridade Portuária, Karênina Dian e Tiago Pinto

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Cerimônia de criação da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação

Ministro Silvio Costa Filho com o vice-presidente do Grupo Atlântica Matapi, Tiago Pinto

O Grupo Atlântica Matapi, representado pelo seu vice-presidente, Tiago Pinto, esteve em Brasília, onde participou da cerimônia de criação da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, do Ministério de Portos e Aeroportos. Dino Antunes Dias Batista ficará à frente da pasta.
De acordo com o Ministro Sílvio Costa Filho, a nova secretaria terá operações em três hidrovias prioritárias, com destaque para a Hidrovia do Rio Amazonas. “A intenção do governo em priorizar o aproveitamento dos rios brasileiros para o transporte de cargas é muito bem-vinda, especialmente para nossa região. A Amazônia tem provado a cada dia o grande potencial logístico, reduzindo custos e distâncias”, destacou Tiago Pinto.
Um dos parceiros da nova secretaria será a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em um amplo trabalho conjunto com todo o ministério.
O vice-presidente da Matapi representou ainda o Sindarpa e estreitou relações institucionais com Karênina Dian, dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAP) no Pará.

Hermasa comemora 27 anos do primeiro embarque

Em 12 de abril de 1997, na presença do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, do Governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes, Blairo Maggi e de outras autoridades federais, estaduais e municipais, foi inaugurado o Terminal Graneleiro de Itacoatiara. Por volta das 10h30 da manhã, as autoridades acionaram o botão que iniciou o carregamento do navio POWHATAN, ancorado no porto. Esse foi o primeiro de muitos navios que seriam carregados no Terminal Flutuante da Hermasa. O destino desse primeiro embarque foi o porto de Roterdã, na Holanda, com 55.000 toneladas a bordo.
Tudo isso só foi possível graças ao empreendedorismo de seu idealizador, o empresário André Maggi, que implantou a primeira hidrovia no Amazonas, especificamente a do Madeira, pela qual as barcaças transportam os grãos de Porto Velho para abastecer os silos do Terminal da Hermasa em Itacoatiara.

MARES & RIOS

VCB – BELÉM

Lilian Brandão e Elaine Rodino.

Em 08 de abril, ocorreu a Passagem de Direção das Voluntárias Cisne Branco Seccional Belém. As voluntárias elogiaram e agradeceram a CF (EN) Elaine Rodino por liderar a seccional com grande comprometimento e dedicação. Deram as boas-vindas e desejaram sucesso e alegrias à nova diretora, Senhora Lilian Brandão.

9º DISTRITO NAVAL

Antonio Araújo, VA Lampert e CF (RM1) Fabricio Fróes.

No último dia 8 de abril, a Cooperativa Unipilot, que reúne os Práticos da Bacia Amazônica ZP-01, esteve presente na posse do Vice-Almirante Lampert. Representada pelo seu gerente Regional CF RM-01 Fabricio Fróes, que aparece na foto ao lado do VA Lampert, e de Sr. Antonio Eulálio Pedrosa Araújo, tio do Almirante Lampert e amigo do seu falecido pai. Sua presença no evento foi muito importante e deixou o Almirante muito feliz

EXÉRCITO

Gen. Nagy, Gen. Alcio, Gen. Chalella, Gen. Guilherme, Gen. Marco Aurélio e Gen. Santana Neto.

O General de Exército João Chalella Júnior, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), e o General Divisão Médico Marco Aurélio Nunes Pereira estiveram no Comando Militar do Norte (CMN) em Visita de Orientação Técnica (VOT). A visita teve por finalidade apresentar aos militares do CMN as iniciativas desenvolvidas pelo DGP nas áreas de Movimentação e Controle de Efetivos; Gestão de Servidores Civis, Veteranos e Pensionistas; Serviço de Saúde; Serviço Militar; Gestão Orçamentária e Avaliação e Promoções.

SEMANA DO EXÉRCITO

A Banda do Exército irá se apresentar durante a cerimônia.

O Comando Militar do Norte (CMN) celebra os 376 anos do Exército Brasileiro com uma semana de programação, em diversos pontos da cidade de Belém. A data referente à criação da Força Terrestre – 19 de abril – comemora a épica Batalha de Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de Pátria, expulsaram o invasor holandês de Recife e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro.
Na segunda-feira (15), a programação terá início com o batismo de duas aeronaves modelo HM-1A, os já conhecidos Panteras. A solenidade que marca a recepção dos novos helicópteros será às 16h, no Destacamento de Aviação do Exército no CMN (Dst Av Ex/CMN), localizado na Base Aérea de Belém (BABE).