CA (F) Max, Luiz Omar, AE Borges, VA Milton

NAVEGAÇÃO EM FOCO – AE Mello é o novo Comandante de Operações Navais

VA Reis Leite, VA Salgueirinho, Luiz Omar, AE (F) Carlos Chagas e VA André.
AE Alípio Jorge, AE Caroli, AE Moura Neto, Jorge Barbeito e VA Lampert


CA (E) Paiva, VA Rodrigo, VA André Macedo, AE Guerra, Barbeito e Maranhos
Otávio Mello, Luiz Omar e AE Mello
VA Salgueirinho, AE Olsen, Luiz Omar e VA Lobo

Em uma cerimônia realizada a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, o Almirante de Esquadra Claudio Mello assumiu o posto de Comandante de Operações Navais, sucedendo o também Almirante de Esquadra Wladmilson Borges.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Olsen, e contou com a presença dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Leal Ferreira, Moura Neto e Ilques Barbosa, além do ex-Ministro AE Bento Albuquerque. Entre os presentes estavam também membros do Almirantado, incluindo AE Alípio Jorge, VA Rodrigo, VA Milton, todos ex-Comandantes do 4º Distrito Naval, além de membros da Soamar e da sociedade civil.

Praticagem da Barra do Pará presta esclarecimento.

Em resposta às recentes matérias veiculadas, a Barra do Pará, uma das empresas de praticagem mais antigas do Brasil, esclarece que:
É falso o argumento da AUREMLUC (Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo) de que a praticagem realiza atividades ilegais que causariam danos ao meio ambiente e às comunidades de pescadores e ribeirinhas.
A Barra do Pará atua de forma lícita. Suas lanchas são homologadas pela Marinha do Brasil e atendem todas as exigências contempladas na legislação específica.
Na região apontada pela AUREMLUC, trafegam diversas outras embarcações de empresas privadas e de órgãos públicos (Polícia Federal, Marinha do Brasil, IBAMA, ICMBio etc.), além de barcos pesqueiros (alguns deles ilegais!), não cabendo à Barra do Pará a responsabilidade por danos não comprovados.
Até o momento, não há um só laudo pericial que aponte, sequer remotamente, a ocorrência dos danos ambientais relatados pela AUREMLUC.
A questão levantada pela AUREMLUC está sub judice devido a uma ação proposta contra a União e a Barra do Pará, visando a impedir as atividades da praticagem na região de Marapanim-PA. Tal ação é tão infundada que a Barra do Pará sequer requereu o sigilo em seu andamento.
O pedido de liminar feito pela AUREMLUC foi negado em primeira instância e confirmado pelo TRF1, em Brasília, evidenciando a fragilidade da acusação.
Se e quando concluída a ação judicial e restar comprovada qualquer responsabilidade da Barra do Pará quanto aos eventos alegados sem causa legal pela AUREMLUC, tudo o que for deliberado judicialmente será prontamente cumprido.

MARES & RIOS

ALMIRANTE BORGES

Almirante Borges entre sua mãe Leda (lado esquerdo) e sua sogra Conceição

Após 46 anos e 1118 dias no mar, o Almirante Borges se aposenta do serviço ativo da Marinha, ganhando assim mais tempo para estar ao lado de sua família: a esposa Natália, as filhas Taize e Luiza, e sua mãe, cujo nome não foi mencionado, mas que esteve presente no evento de despedida. Agora na reserva, o Almirante Borges não ficará inativo, pois sua competência e habilidades de gestão já lhe renderam vários convites para assumir novas funções em sua vida profissional.

ALMIRANTE MELLO

O Comandante de Operações Navais tem fortes ligações com o Estado do Pará, já que seu avô Octavio Mello de Almeida e seu pai, Otávio Mello, que também é Vice-Almirante Intendente, são paraenses. Além disso, seu avô era irmão de Evandro Almeida, um lendário atleta paraense que tem o estádio do Clube do Remo batizado com seu nome, devido à sua histórica atuação no clube. O Almirante Mello confirmou que estará presente no Círio 2024, uma tradicional festa em Belém. Para os remistas da Soamar, é sugerido providenciar uma camisa do Clube do Remo para o Almirante, já que ele revelou ser um remista por tradição familiar.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil do Pará, que completou 148 anos, realizou uma solenidade no auditório da Delegacia Geral, em Belém, para comemorar a data. O evento contou com a presença do Governador Hélder Barbalho, do Secretário de Segurança Pública Ualame Machado, da Presidente do Tribunal de Justiça Desembargadora Nazaré Gouveia, do Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa Deputado Nilton Neves, além de policiais civis, outras autoridades, convidados e a imprensa.
O Delegado Geral Walter Resende e a Delegada Geral Adjunta Juliana do Rosário reconheceram aqueles que prestam relevantes serviços à instituição e contribuem para a paz social do Pará, concedendo importantes honrarias aos homenageados, incluindo o Desembargador Mairton Carneiro e Desembargador José Torquato, o Vereador Túlio Neves e o Delegado Heitor Magno. O jornalista Beto Messias recebeu o diploma de “Amigo da Polícia Civil” na categoria Imprensa. A coluna parabeniza a todos que fazem parte dos 148 anos de história da Polícia Civil do Pará.

PORTO DE SANTANA – CDSA

A Companhia Docas de Santana informa que no próximo dia 06 de maio, às 14h30, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará a Audiência Pública nº 07/2024, referente ao arrendamento do terminal MCP01, uma área de 30.546 m² localizada no Porto de Santana (AP), destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Na próxima edição da coluna, traremos todos os detalhes desse processo.

MARINHA

Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (30), no Salão Nobre do edifício Almirante Tamandaré (EdAT), o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, deu posse ao Almirante de Esquadra (RM1) Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar no cargo de Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade. A solenidade contou com a presença de Ex-Ministro de Estado; Ex-Comandantes da Marinha; membros do Almirantado; Representante Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (IMO); representantes do setor nuclear brasileiro; da comunidade acadêmica, científica e tecnológica; da indústria, além de outras autoridades do Brasil e do exterior.