Meio século de proteção e serviço na região amazônica destacado por operações de segurança e assistência cívico-social.
A Marinha do Brasil celebrou 50 anos de proteção e serviço através do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, na região Amazônica.
Fundado em 1974, o Grupamento é responsável por garantir a segurança das águas do delta do Rio Amazonas, apoiar em operações contra crimes transfronteiriços e ambientais, e manter as linhas de comunicação fluviais essenciais para a região.
Com sede em Belém, PA, e subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, o Grupamento opera com um efetivo de 440 militares e sete navios, incluindo Navios-Patrulha e um Navio de Apoio Oceânico. Além da vigilância marítima, o Grupamento desempenha um papel crucial em operações de socorro e salvamento, com 50 missões realizadas apenas em 2023.
Durante os eventos de celebração, foram destacadas as contribuições do NA “Pará”, que não só transporta tropas, mas também oferece atendimento médico a comunidades ribeirinhas. O navio está equipado com instalações de saúde avançadas, incluindo mamografia e consultórios odontológicos, e distribui medicamentos gratuitamente.
A introdução do Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery”, atualmente em construção em Manaus, ampliará ainda mais a capacidade de prestação de serviços médico-hospitalares na Amazônia Oriental. Este navio estará equipado com salas de triagem, medicação, raio-x, e até uma sala cirúrgica para procedimentos de menor complexidade.
Adicionalmente, o Comando realiza anualmente a Operação “Ágata Fronteira Norte” em colaboração com outras forças armadas e órgãos federais, como a Polícia Federal e o IBAMA, para combater delitos transfronteiriços e proteger o meio ambiente.
O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento, expressou seu reconhecimento à equipe durante a celebração: “Ao comemorar o jubileu de ouro do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, por dever de justiça, devo agradecer aos militares que serviram e servem a este Comando de Força. O trabalho de cada um dos militares, em sinergia com órgãos e instituições parceiras, permite que a Marinha do Brasil realize importantes tarefas em uma região vital para o Brasil.”
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.
-
Fiscalização na base fluvial ‘Antonio Lemos’ apreende madeira ilegal no Marajó, no Pará.
-
Governo de RO intensifica transporte escolar fluvial para atender comunidades ribeirinhas e indígenas.