Breves, no Arquipélago do Marajó, será um dos municípios beneficiados pelo Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional, a operação Excelsior 2024, de 16 a 19 de junho. Ela ocorrerá também em outros municípios paraenses.
A iniciativa oferecerá à população uma série de atendimentos especializados em saúde pela equipe técnica composta por militares de diversas tropas da Força Aérea Brasileira (FAB), ramo aeronáutico das Forças Armadas do Brasil.
Os diversos atendimentos especializados em saúde envolvem pediatria, psicologia, ginecologia, clínica médica, cardiologia, neurologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia, odontologia, ultrassonografia, dermatologia, serviço social, entre outros.
Durante a operação Excelsior as comunidades ribeirinhas receberão atendimento em balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), onde será montada a estrutura do Hospital de Campanha (HCamp) da FAB, com o emprego de aproximadamente 100 militares preparados para atender cerca de 1.000 pessoas por dia.
Excelsior é uma ação do Comando da Aeronáutica (Comaer) de caráter ostensivo, mobilizado para o atendimento especializado em saúde às comunidades de difícil acesso, por meio da Ação Cívico-Social (Aciso).
Parcerias – Um grande diferencial neste ano será a presença de equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão, que estarão encarregados de realizar pesquisas sobre câncer do colo do útero, um dos mais incidentes na região Norte, segundo análise regional do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Terá também o apoio da Prefeitura de Breves.
Missão precursora – Dias 9 e 11 de abril, uma equipe técnica realizou missão precursora nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Almerim e Breves, com o intuito de coletar informações necessárias para o planejamento do Excelsior 2024, fundamental para o dimensionamento da logística necessária para o sucesso da missão, que percorrerá esses municípios de 7 e 19 de junho.
O comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I Comar) e comandante do Excelsior 2024, major-brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, comenta sobre as suas expectativas.
“Vamos partir do Porto Brucutu, no Pará, na Comara, pois este mesmo oferece a infraestrutura necessária para as nossas balsas. Além da assistência médica às populações ribeirinhas, nossa equipe também será treinada quanto à segurança e defesa e Intendência operacional, com a possibilidade de trocar experiências com outras organizações na área da saúde”, destaca.
Com informações da Força Aérea Brasileira – FAB.
Notícias relacionadas
-
Transporte escolar fluvial terá reajuste em 2025, informa FNDE.
-
Fiscalização da Base Fluvial ‘Antônio Lemos’ apreende 46 tabletes de entorpecentes, no Marajó.
-
Portos do Arco Norte exportaram 40% de toda soja e milho do país nos primeiros meses de 2024.
-
Operação da Capitania do Araguaia-Tocantins orienta ribeirinhos sobre preservação ambiental no Bico.
-
Iniciativa privada e Governo Federal unem forças pela descarbonização do setor portuário