Almirante Salgueirinho, General Alcio, Brigadeiro Avellar, André Bittar, General Guilherme, Edivaldo Carvalho, Raul Moreira.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sindarpa homenageia Armadores Fluviais.

Dra. Claudia, Desembargador Mairton, Luiz Omar e Hermogenes Pessoa.
Dário Pantoja, Relton Pinto e Almirante Salgueirinho.
Santiago, Marco Antonio, Edivaldo Carvalho, Relton Pinto, Eduardo Carvalho e George Takahashi.
Bené Pantoja, Valter Luis de Souza, José Rebelo III, Luiz Omar, José Maria Tamborim, Dário Pantoja e Alexandre Carvalho.

Em meio a um sofisticado jantar realizado no Restaurante Restô do Porto, em Belém, foram homenageados pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa), os Pioneiros da Navegação Fluvial no Estado do Pará.
Com destaque especial para três entidades, além da Marinha do Brasil, no caso, o 4º Distrito Naval; Silnave Navegação S/A, Hospital Adventista de Belém e Rebelo Industria Comercio e Navegação Ltda (Reicon). Além de oito personalidades, sendo, Edivaldo Maués Carvalho, Oscar Correa Rodrigues, Artêmio Pinheiro Correa, Relton Osvaldo Pinto, Benedito Vilhena Pantoja, Cipriano Sabino de Oliveira, José Maria Rodrigues Tamborim e Irani Bertoline.
Estiveram presentes no evento, o General Guilherme, Brigadeiro Avellar, Vice Almirante Salgueirinho, General Alcio, General Santana Netto, General Nagy, Contra Almirante Coelho Rangel, CMG Calfa, CMG Marcio Braga, Coronel Vieira, Desembargador Mairton Carneiro, Eduardo Carvalho, Flávio Acatauassú, Marcelo Salgado, entre outras ilustres personalidades.

Apoio à população do RS ganhará um capítulo inédito

Na próxima segunda-feira (27), a Marinha do Brasil (MB) realizará uma operação típica de guerra em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS). Coordenada pela MB, a transferência de carga por helicópteros entre o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, e o navio USNS Jonh Lenthall, integrante da Força-Tarefa capitaneada pelo Porta-Aviões Nuclear George Washington, desempenha um papel relevante na logística marítima da Operação Taquari II, imprimindo agilidade na transferência de donativos para as vítimas das enchentes.
Abastecido no Porto do Rio de Janeiro (RJ) com donativos arrecadados e armazenados pela MB, o navio norte-americano se deslocará para área marítima do RS, encontrando o NAM “Atlântico” na costa do estado, para realizar a transferência da carga em alto-mar, empregando helicópteros. A atividade vai ampliar a capacidade logística de transporte de donativos, além de contribuir para o incremento da interoperabilidade entre as marinhas.
A transferência de carga externa, denominada VERTREP (Vertical Replenishment), acontece como desdobramento da Operação “Southern Seas – 2024”. O reabastecimento vertical de carga consiste em uma operação militar de transferência de material entre navios utilizando-se helicópteros. Nesta ocasião, serão empregadas aeronaves brasileiras e norte-americanas para transportar as doações do navio americano para o NAM “Atlântico”. Após receber toda a carga do navio norte americano, o NAM brasileiro atracará novamente em Rio Grande (RS) para desembarcar o material.
Diante do cenário de calamidade pública que assola o RS, a Marinha dos EUA se ofereceu para somar esforços na onda solidária em apoio às famílias afetadas pelas chuvas no RS, por meio do incremento de treinamento entre as Marinhas. A ação fortalece os laços de cooperação entre as marinhas do Brasil e dos Estados Unidos e testemunha uma parceria que remonta 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

MARES & RIOS

MAERSK

A A.P. Moller-Maersk (Maersk) expande sua área de operações de frete aéreo com o lançamento de solução de gateway para serviço completo em trânsito, em Miami, nos Estados Unidos. Essa nova instalação de frete aéreo ressalta o compromisso da empresa em fornecer conectividade contínua e competitiva para os principais mercados da América Latina. O gateway de Miami servirá como ponto estratégico na rede global de frete aéreo da Maersk.

CULTURA

Katia Chaibe, Carmem Rocha, Daise Duarte, Juliana Queiroz e Patricia Pinheiro.

O grupo feminino de percussão Tambúru lançou ontem (24), o seu primeiro álbum “Mulheres Tambor”, em todas as plataformas digitais. O álbum conta com cinco músicas e é resultado do Edital Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do governo federal e que no Pará é executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). As cinco músicas do álbum “Tambúru”, “Recanto dos Tambores”, “Mulheres Tambor”, “Tome xote” e “Vaqueiras do Marajó” são resultado de estudos do professor coordenador do grupo, o percussionista Rafael Barros, junto com as 22 mulheres, entre elas, minha irmã Patricia Pinheiro, que é a primeira integrante da Família Pinheiro que se destaca no meio musical.

FIPA

A grande atração na abertura da FIPA 2024, foi a apresentação da Orquestra sustentável SESI, que é um projeto do grupo de teatro SESI, no caso da apresentação, os componentes do grupo tocaram com instrumentos feitos de material reciclável, entre as integrantes do grupo, destacou-se a jovem Maytê Pinto (foto), que é neta do meu grande amigo Carlos Pinto.

PROJETO SOCIAIS

A ouvidoria agrária do TJ-PA recebeu um grupo de influenciadores de opiniões da segurança pública. A pauta do encontro foi a imersão de projetos sociais, pedagógicos e técnicos profissionais, como suporte de atuação, nas forças de segurança pública. Participaram da visita, as seguintes personalidades, General Santana Netto (Chefe do Estado Maior do CMN), Coronel Jayme Benjó (Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará), Cattete Fonseca (Jornalista), Delegado PF Ualame Machado (Secretário de Segurança Pública do Pará), Prof. Laércio Gomes (vice diretor do IFPA-Belém), Desembargador Mairton Carneiro (Ouvidor Agrário do TJ-PA) e Murilo Monteiro (Presidente do Instituto Ambient).

I COMAR

Major Brigadeiro Avellar, Secretário Valter Correia da Silva e Diretor Olmo Xavier Borges

O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) recebeu a visita institucional de membros da Secretaria Extraordinária da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), instalada na Casa Civil da Presidência da República. A comitiva composta pelo Secretário Extraordinário da COP30, Valter Correia da Silva, e pelo Diretor do Projeto, Olmo Xavier Borges, foi recepcionada pelo Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar. A visita objetivou alinhar os interesses institucionais do Comando da Aeronáutica e da Presidência da República.
Na ocasião, o Major-Brigadeiro Avellar apresentou um “briefing” acerca das demandas e apoio do Comando da Aeronáutica (COMAER) para a realização do evento, relacionadas à adequação de áreas operacionais na Base Aérea de Belém (BABE) e de hospedagem na Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE). Também estiveram presentes na reunião Comandantes e Chefes de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém e Oficiais Superiores do I COMAR