Edival Tork e membros do Governo Brasileiro e Chinês.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Milho e biofertilizantes conectam o Porto de Santana ao Porto de Zhuhai

O Diretor-Presidente da Companhia Docas de Santana – CDSA, Edival Cabral Tork, representando o Prefeito Municipal de Santana, Bala Rocha, participou até o dia 28 de maio com a Comitiva Precursora do Governo Federal Brasileiro à China.
Durante o percurso, a Comitiva se reuniu com os principais líderes da província de Guangdong. Estando previstos intercâmbios com o Departamento Provincial de Comércio de Guangdong e outros departamentos atuantes nas áreas de comércio, agricultura, pesca, transporte marítimo e investimentos em geral.
O objetivo foi estabelecer uma nova rota marítima direta entre Brasil e China, facilitando a importação de biofertilizantes e a exportação de commodities agrícolas através do Porto de Santana.
A comitiva participaou de encontros com lideranças da Zona de Desenvolvimento de Econômico e Tecnológico de Zhuhai, acompanhamento das operações no terminal de Contêineres de Zhuhai, à Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana, ao Parque Industrial de Fushan, bem como Apresentação do Porto de Santana para as Lideranças e Empresários Chineses (Plataforma SINO-LAC); Esta iniciativa visou estreitar os laços comerciais e institucionais entre os dois países, promovendo o desenvolvimento de parcerias estratégicas que beneficiarão diversas áreas de interesse comum. A Companhia Docas de Santana está confiante que esta missão resultará em avanços significativos e oportunidades de cooperação mútua, reforçando a posição do Brasil no cenário internacional.

Reta final da operação CARIBEX 2024.

CMG Ondiara e CC Santos Marques recepcionando autoridades a bordo no Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí”.

Em cumprimento à segunda etapa da Operação “Caribex 2024”, a tripulação do Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí” realizou, entre os dias 20 e 24 de maio, exercícios operativos e atividades diplomáticas em Paramaribo, capital do Suriname.
A primeira etapa da operação foi concluída no dia 17 de maio, quando o NPa “Bracuí” realizou exercícios em conjunto com a Marinha da França, no território ultramarino da Guiana Francesa.
No decorrer da navegação no Rio Suriname, o NPa “Bracuí” foi recebido com honras de passagem pela lancha “P102”, da Guarda Costeira do País visitado.
Durante a estadia no porto Dr. Jules Sedney Terminal, em Paramaribo, a tripulação do NPa “Bracuí” visitou a Embaixada do Brasil e os Comandos das Forças Armadas, Marinha e Guarda Costeira do Suriname com o propósito de estreitar os laços de cooperação e contribuir com a diplomacia naval, foram recebidos a bordo do NPa “Bracuí”, no dia 22 de maio, a Ministra da Defesa do Suriname, Krisrna Koemarie Mathoera; o Embaixador do Brasil, Raphael Azeredo; o Comandante das Forças Armadas do Suriname, Coronel Werner Guiseppe Kioe-A-Sem; além dos Embaixadores dos Estados Unidos, França, Holanda, Venezuela, Indonésia e Cuba, e demais autoridades locais.
O Navio segue para a terceira fase da Operação, que consistirá em patrulhamentos na região do Oiapoque, no extremo norte do Brasil. A Operação “Caribex” é realizada anualmente pela Marinha do Brasil. A edição de 2024 teve início no dia 6 de maio, quando o NPa “Bracuí” suspendeu de seu porto sede, na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). O encerramento está previsto para o dia 8 de junho.

MARES & RIOS

COMÉRCIO

Neste mês, o Pará se tornou o estado com o maior número de unidades da Lojas Avenida após a inauguração de três novas unidades, realizadas nos dias 16, em São Félix do Xingu; 17, em Xinguara; e 28, em Paragominas. Com essas adições, o Pará soma 33 Lojas Avenida, superando o estado do Mato Grosso, onde a empresa foi fundada há mais de 45 anos. Deste total, sete lojas ficam na capital, Belém. São 22 cidades paraenses com ao menos uma Lojas Avenida. Em todo o Brasil são mais de 170 unidades em 14 estados, além do Distrito Federal.

SOAMAR-PA

A Diretoria da Soamar-PA, esteve reunida no final da tarde da última terça feira, com a presença do Presidente de Honra, o Vice-Almirante Salgueirinho. Na oportunidade, o presidente Osvaldo Relton Pinto, fez a apresentação da Diretoria da entidade para o Almirante, visto que esta foi a primeira reunião presidida pelo Almirante que assumiu o Comando do 4ºDN em abril. Também ficou acertado a participação da Soamar-PA nos tradicionais eventos realizados pelo Comando do 4° Distrito Naval no segundo semestre de 2024, entre eles o Círio Fluvial, Baile do Marinheiro e Natal dos Ribeirinhos.

MAERSK

Pelo terceiro ano consecutivo, a A.P. Moller – Maersk é reconhecida como líder no relatório Gartner Magic Quadrant™ 2024, em logística terceirizada. De acordo com a consultoria global Gartner, especializada em tecnologia e insights, os líderes da Maersk executam bem sua visão atual e estão bem posicionados para o futuro.  O relatório Gartner Magic Quadrant™ 2024 avalia os fornecedores globais de logística terceirizada e é o ponto alto da pesquisa em um mercado específico, oferecendo visão mais ampla das posições relativas dos concorrentes do segmento analisado. Os líderes da cadeia de suprimentos responsáveis pela logística podem usar essa pesquisa para avaliar esses 3PLs, ao considerar a terceirização de elementos de suas operações logísticas. 
“Como um parceiro confiável da cadeia de suprimentos, estamos trabalhando arduamente para oferecer aos nossos clientes produtos de transporte e soluções logísticas de qualidade, sustentáveis e inovadores, que conectam, protegem e simplificam suas cadeias de suprimentos”;, afirma Narin Phol, vice-presidente executivo e diretor de produtos – Logística e Serviços na Maersk.

ROTARY

Salinópolis, conhecida por suas praias e beleza natural, será o palco da 44ª Conferência Distrital de Rotary Internacional. De 29 de maio a 2 de junho, o Hotel Bom Jesus receberá cerca de 300 rotarianos dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. A conferência é uma oportunidade para os rotarianos se atualizarem sobre as atividades e diretrizes do Rotary, além de fortalecerem laços de amizade e colaboração. Um dos momentos mais esperados será a apresentação de Israel Ody, representante do presidente do Rotary Internacional, que trará informações atualizadas e inspiradoras sobre as iniciativas globais do Rotary.

FORÇAS ARMADAS E MPF

As Forças Armadas e o Ministério Público Federal (MPF) intensificaram suas ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima. Durante a operação, o principal objetivo foi a destruição de oito dragas utilizadas na mineração ilegal, demonstrando um compromisso sério com a proteção do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas.
As Forças Armadas, em colaboração com o MPF, trabalham de forma integrada para combater os ilícitos ambientais e proteger o território Yanomami. Esta operação reflete a determinação das autoridades em enfrentar e eliminar práticas ilegais que ameaçam o meio ambiente e a segurança das comunidades indígenas.
A destruição das oito dragas é um passo significativo na luta contra o garimpo ilegal. Essas máquinas, usadas para extração ilegal de minérios, causam danos ambientais severos, contaminando rios e destruindo a vegetação local. Ao eliminar esses equipamentos, as autoridades reduzem a capacidade dos garimpeiros ilegais de operar na região.