Em azul, a dimensão do banco de areia que está fechando o canal de acesso.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Canal de acesso ao Terminal de Juruti pode secar

Assim como ocorreu em 2023, forças da natureza causaram um severo assoreamento do Rio Amazonas no canal de acesso ao Porto de Juruti, reduzindo a profundidade média de 13 metros, durante o período de seca, para 8 metros. Isso impactou significativamente a segurança da navegação e provocou a paralisação do porto, uma vez que os navios saem do terminal carregados com um calado de 11,58 metros.
Essa grave situação obrigou a administração do porto, a Praticagem através de seu Conselho Técnico, a USP (Universidade de São Paulo) e a Marinha do Brasil a realizarem um complexo estudo para estabelecer um canal mínimo de navegação. Para isso, foi realizada uma dragagem conforme normas internacionais, restaurando a profundidade do canal para 14 metros, o que garantiu, até o momento, o pleno funcionamento do porto.
Porém, estudos recentes das profundidades no canal de acesso ao Porto de Juruti já demonstraram que um novo assoreamento deverá ocorrer. Isso, combinado com previsões meteorológicas da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA-USA), que indicam que o hemisfério sul estará sob forte influência do fenômeno La Niña, deve resultar em um novo período de seca severa este ano. A administração do Porto de Juruti deverá tomar medidas para evitar a paralisação do terminal de bauxita, provavelmente realizando uma nova dragagem para garantir o acesso seguro ao porto. Este tema será abordado novamente em nossa próxima coluna.

Praça Batista Campos está ainda mais linda.

A Praça Batista Campos revitalizada será reinaugurada no dia 12 de junho.

Em 1897, no governo de Antônio Lemos, a Praça Batista Campos, que vem passando por profundas reformas e está prestes a ser reinaugurada, recebeu seu nome definitivo em homenagem ao ilustre cônego homônimo, herói do conflito da Cabanagem.
Inaugurada oficialmente em 1904, já era considerada uma das praças mais belas e frequentadas da capital. Inspirada nas praças europeias do conceito “jardins sem grades”, a Batista Campos foi projetada com 14 estradas, dentro de um dos quadriláteros mais valorizados de Belém. As entradas dão acesso aos laguinhos, que serpenteiam por toda a praça com seus milhares de peixinhos, e à vegetação amazônica abundante, como as imensas samaumeiras, onde garças e outras aves de arribação pousam para se alimentar. É o ciclo da vida animal em harmonia com a praça.
A Prefeitura marcou para o dia 12 de junho a reinauguração, e as obras realmente estão “nos trinques”. Bancos e lixeiras foram recuperados, coretos e gazebos revitalizados, playground novo para as crianças, laguinhos limpos e, como grande surpresa, dois chafarizes multicores, um charme a mais para a icônica praça, que deverá atrair centenas de famílias, tanto as que já frequentam a praça tradicionalmente quanto as mais distantes.
O passeio interno da praça recebeu um novo piso de concreto mais liso, apropriado para caminhadas diuturnas. Já os calçadões do entorno continuam ostentando as pedras portuguesas formando mosaicos marajoaras, visto que a praça é tombada pelo IPHAN e não pode sofrer alterações. Cabe à sociedade preservar e ser guardiã deste importante patrimônio cultural e histórico do Pará.

MARES & RIOS

BASQUETE

O atleta paraense que vem brilhando na modalidade de basquetebol no exterior, João Gluck Paul (foto), ala/pivô, está relacionado para integrar a Seleção Brasileira de Basquetebol, Categoria Sub-18, a fim de participar da importante Copa América, que acontecerá na Argentina, de 03 a 09 de junho. A competição valerá quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-19 em 2025. Ele estava entre os 19 jogadores observados pela Comissão Técnica da Seleção Brasileira, dos quais apenas 12 seriam integrados à Seleção.
As escolhas passaram por um período de treinamentos intensos, tanto na parte física quanto técnica. João Gluck Paul mostrou garra e determinação, garantindo sua vaga de forma merecida pelo trabalho desenvolvido durante os treinamentos. A sua convocação para a Seleção Brasileira de Basquetebol deixou seus pais, Luciana Gluck Paul e Ricardo Gluck Paul, muito felizes. Ricardo é o atual presidente da Federação Paraense de Futebol e ambos sempre acompanham a vitoriosa caminhada do filho.

DESEMBARGADOR

Na manhã da última terça-feira (28), o desembargador Mairton Carneiro foi o anfitrião de um café da manhã na Ouvidoria Agrária. Na pauta, discutiu-se uma parceria para informar e incentivar o conhecimento forense para clubes e equipes de futebol nos municípios do interior paraense, através do TJ-PA. A iniciativa é louvável, visto que os responsáveis por esses clubes precisam conhecer as leis, já que são responsáveis pela formação de atletas entre crianças e adolescentes.
Na foto, da esquerda para a direita: Desembargador Mairton Carneiro (ouvidor agrário), Coronel PM Afonso Geomárcio (comandante do batalhão de eventos da PM PA), Doutora Laura Malveira (acadêmica de Direito / Cesupa) e Coronel Bombeiro Oswaldo Jr (médico).

FUTEBOL

Mostrando sua força, conforme trecho de uma bela música que lhe homenageia: “O TIME MAIS FORTE DO NORTE, O SUPER TEMIDO PAPÃO”, o meu Paysandu conquistou o Tetracampeonato da Copa Verde. Esse feito torna o clube com maior número de títulos conquistados em competições regionais organizadas pela CBF. Parabéns aos valorosos atletas, Comissão Técnica, Diretoria, e claro, à nossa poderosa Torcida que, com seu incentivo, também contribuiu para esta grande conquista.

SEGURANÇA

Equipes de segurança que atuam na Base Integrada Fluvial de Antônio Lemos, instalada no município de Breves, realizaram a apreensão de equipamentos que produzem energia solar e que estavam sendo utilizados na localidade de Rio Maria, na Vila São Pedro, no município de Breves. No total, foram apreendidas sete baterias, três controladores, dois inversores e sete pessoas foram intimadas.

ESTALEIRO

Com previsão de iniciar as obras até o fim do ano, o Porto Central, em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, assinou um acordo com uma empresa europeia para a implantação de um estaleiro no empreendimento. A assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) entre o Porto Central e a M.A.R.S. Europe A/S, subsidiária europeia da M.A.R.S. Inc., ocorreu na última segunda-feira (27). A empresa europeia é especializada em projetos complexos e reciclagem de navios. O acordo visa à realização de uma pesquisa de viabilidade para implantação do estaleiro voltado para reciclagem e outros serviços na área do Porto Central. Ainda não há previsão de valor de investimento para a implantação do estaleiro.