Fonte: Cooperativa de Apoio Logístico Unipilot - Conselho Técnico da ZP 01 - Departamento de Hidrografia.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Seca no rio Amazonas.

Como todos sabemos, o Rio Amazonas não tem seu leito formado devido ao grande volume de água. Por conta disso, o canal de navegação sofre mudanças constantes. Há trechos do rio em que as mudanças ocorrem com muita frequência, como nas passagens da Ilha do Patacho, Ilha do Curuá, trecho da praia do São Raimundo a Santarém, passagem da cidade de Monte Alegre, canal do Pracaubas e Baía de Macapá, além do Paraná de Santa Rita e de Juruti.
Por esse motivo, o Terminal de bauxita da Alcoa em Juruti, localizado no Paraná de Juruti, corre um grande risco de parar suas atividades devido ao assoreamento que está sendo registrado na entrada do paraná. É importante frisar que o rio sempre determinou o canal de navegação, ou seja, seca em um lado e abre o canal no outro.
Durante a grande seca do ano passado, o canal de acesso ao porto iria secar e ficar com apenas oito metros de profundidade. Para manter a navegação com os navios navegando com um calado de 11 metros, foi realizada uma dragagem, o que permitiu manter a navegação com o calado de 11 metros.
Porém, este ano poderemos ter novamente uma grande seca. Visto que ainda estamos em junho (mês em que o rio está no seu nível máximo), o canal já apresenta preocupações (conforme imagens abaixo), e já se fala em nova dragagem como no ano anterior. No entanto, não há registro na história da navegação no Rio Amazonas sobre dragagem com a finalidade de abrir o canal de navegação, visto que isso é feito pela natureza.

Marinha do Brasil apreende comboios com cargas de madeira nas proximidades de Belém

Comboios apreendido pela Marinha nas proximidades da Ilha das Onças.

Durante fiscalização de rotina nos rios da região, neste domingo (09), a Marinha do Brasil apreendeu três comboios de embarcações que transportavam madeira, em Belém (PA). O primeiro comboio, formado por um empurrador e três balsas, carregava cerca de 2.000 m³ de toras de madeira, nas proximidades da Ilha das Onças. O segundo era formado por dois empurradores e duas balsas carregadas com cerca de 1.000 m³ de toras de madeira, e o terceiro comboio era formado por dois empurradores e três balsas carregadas com cerca de 1.500 m³ de toras de madeira, ambos nas proximidades do Furo do Carnapijó.
Após a inspeção naval realizada nos três comboios, militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), sob o comando do CMG Calfa, constataram que todos apresentavam irregularidades que comprometiam a segurança da navegação. Verificou-se, dentre as irregularidades, que um dos empurradores não apresentava condutor habilitado nem documentos da embarcação, como a inscrição do empurrador; e, em todos os comboios, as balsas apresentavam excesso de carga. Os comboios foram apreendidos.
O primeiro comboio foi conduzido pela CPAOR para o Porto Brucutu; o segundo, para o Distrito Industrial de Ananindeua; e o terceiro, para Santa Bárbara do Pará. Foi solicitado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade que realizasse a conferência das cargas e demais ações cabíveis.

MARES & RIOS

CARNAVAL

O Quem São Eles, tradicional escola de samba do bairro do Umarizal, já está se preparando para o seu desfile no Carnaval de 2025, com o enredo “O DESPERTAR DA FLORESTA”, de autoria do conceituado carnavalesco Paulo Anete. Como está surgindo um boato de que o Carnaval em Belém será realizado novamente no período da Quaresma, o presidente da escola, o colunista Luiz Omar, está lançando a campanha “DIGA NÃO AO CARNAVAL NA QUARESMA”, defendendo que o Carnaval deve ser realizado no período carnavalesco, como no restante do Brasil.

MÚSICA

A Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros vai se apresentar no Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Este evento ainda faz parte das comemorações dos cento e sessenta e oito anos do Corpo de Bombeiros do Brasil. O comandante geral da corporação, o coronel Jayme Benjó, sugeriu que fossem incluídas no repertório músicas populares e eruditas.

ENCONTRO

O Comando Militar da Amazônia, liderado pelo General de Exército Costa Neves, realizou em Manaus o décimo encontro dos “Guerreiros de Selva”. Este evento, muito importante para o Comando Militar, contou com a presença do general de divisão Flávio Alvarenga, atual líder do 12º Batalhão.

DIA DA MARINHA

Na história recente do Brasil, apenas uma vez a Força Naval deixou de celebrar o Dia da Marinha e os heróis nacionais que lutaram para garantir a vitória na Batalha Naval do Riachuelo: durante a pandemia de 2020, que ceifou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, a instituição mais uma vez adia a celebração da data mais importante de seu calendário.
O país enfrenta hoje outra batalha, e a Marinha está ao lado dos brasileiros para vencê-la. Com 90% do estado do Rio Grande do Sul atingido pelas consequências de fortes chuvas desde o final de abril, os militares se colocaram mais uma vez na zona de combate para defender a população. Todo o contingente sediado na região foi mobilizado, e efetivos de outros estados foram convocados para reforçar as ações com o agravamento da situação. Dois mil militares e 130 meios da Marinha foram direcionados para o local, entre embarcações, helicópteros e viaturas. Já são mais de 2 mil pessoas resgatadas e mais de 400 toneladas de suprimentos transportados.
Em mensagem transmitida no último dia 17 de maio para toda a Força Naval, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, determinou que fossem canceladas exposições, visitações públicas a navios, apresentações de bandas de música, confraternizações, competições, entre outros eventos que normalmente são realizados todos os anos nas celebrações do Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Dia da Marinha.

ASFALTO POR TODO PARÁ

A vice-governadora Hana Ghassan esteve nesta segunda-feira em Baião, no Baixo Tocantins, assinando a ordem de serviço para obras do programa “Asfalto por todo Pará”. Serão mais 4km de pavimentação de ruas da cidade. A comitiva da vice foi recepcionada pelo prefeito, Dr. Loca, e foi formada pelas deputadas federais Elcione e Andréia Siqueira, além dos deputados estaduais Iran Lima, Gustavo Sefer e Fábio Freitas.

CMBel

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) teve o prazer de receber a visita de 19 alunos do 8º ano do Colégio Militar de Belém. A visita proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora e uma visão mais ampla sobre a atuação da Marinha do Brasil.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o hangar do EsqdHU-41 e aprender sobre as características e a história da aeronave Super Cougar, utilizada pela Marinha do Brasil. A aeronave é conhecida por sua versatilidade e importância em missões de transporte, resgate e operações especiais.