Boletim do Serviço Geológico do Brasil aponta vazante em várias estações hidrológicas de rios da Amazônia Ocidental.

Os dados são do 24º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado na última sexta-feira (16/06).

Os rios Solimões, Amazonas, Negro e Madeira apresentaram vazantes em estações hidrológicas de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Itacoatiara, Porto Velho (RO), Rio Branco (RR), Óbidos e Santarém (PA), na última semana. Os dados são do 24º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado na última sexta-feira (16/06).

boletim-do-servico-geologico-d

O Boletim diz que o rio Negro apresentou certa em estabilidade no processo de subida em São Gabriel da Cachoeira, já nas estações de Tapuruquara (Novao Airão) e Barcelos, apntou elevações, mas com menor intensidade na última semana. O Negro na estação do Porto em Manaus registrou subidas regulares na ordem de 2 centímetros (cm) ao dia e com níveis no intervalo da normalidade para a época.

Na última sexta-feira (14/06), o Negro subiu 2 cm, alcançando a marca de R$ 26,83 metros, de acordo coma medição do Porto de Manaus, ou 1,47 metro abaixo do registrado na mesma data do ano passado (28,30 metros), quando houve a maior vazante já registrada.

De acordo com o SGB, na semana passada o rio Branco, um dos maiores afluentes do Negro, manteve o processo de enchente nas estações monitoradas. Em Boa Vista apresenta níveis acima do intervalo da normalidade e em Caracaraí, os níveis estão próximos da cota de atenção da estação.

boletim-do-servico-geologico-d

Considerando os registros mais recentes, segundo o Boletim do SGB, o Solimões entrou em recessão em Tabatinga, que aponta descidas médias diárias na ordem de 15 cm. Em Itacoatiara, de acordo com a medição da empresa Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa), do dia 15/06 para o dia 16/06, foi registrada uma vazante de 2 cm.

Acompanhando esta tendência de vazante, a estação de Fonte Boa (AM), no rio Solimões, já apresenta pequenas descidas diárias de 2 cm. Em Itapéua (Coari) e Manacapuru, o Solimões continuava subindo, com menor intensidade, apontando níveis abaixo da faixa da normalidade para o período.

Na Bacia do rio Purus, o rio Acre, em Rio Branco, manteve o processo de descida, de 30 cen’timetros ao longo da semana e aponta níveis baixos para a época e próximo ao intervalo das mínimas já registradas.

Em Beruri (AM) o rio Purus continuava subindo, mas com tendência a estabilidade no processo de enchente.

Na semana, o Rio Madeira continuava em recessão, com descidas acentuadas em Porto Velho e Humaitá (AM), onde os níveis são considerados baixos para o momento.

Na semana passada, ainda de acordo com o Boletim do SGB, o rio Amazonas apontaav estabilidade no processo de subidas nas estações monitoradas, sendo que em Parintins os níveis estavam abaixo da faixa da normalidade e, em Itacoatiara, próximo do intervalo das mínimas registradas neste período.

Por Portal da Navegação, via 18 horas.