Os municípios de Soure e Salvaterra, cerca de duas horas de Belém de travessia pela baía do Marajó, esperam receber milhares de turistas neste verão, atraídos pelas belezas naturais como os campos, mangues e praias, sua gastronomia diferenciada, somadas à tranquilidade e segurança da região.
Turistas em seus veículos dispõem da travessia em ferry boat da empresa Henvil partindo de Icoaraci toda manhã, direto ao Porto Camará, em Salvaterra.
Do Terminal Hidroviário de Passageiros, no Reduto, saem todos os dias embarcações rápidas direito para Soure, Salvaterra ou para o Camará, como as lanchas da Master Motors e Banav, rápidas, seguras e confortáveis.
Em Salvaterra, praias de águas límpidas como a de Joanes e da Pousada dos Guarás, atraem muitos turistas e oferecem as melhores refeições à base de peixe, camarão e caranguejo.
A Pousada e Camping do Boto, em Salvaterra, possui chalés confortáveis espalhados em uma área verde espetacular, além de ornamentação que valoriza a cultura e a ancestralidade marajoara.
Em Soure, os hotéis Casarão e Marajó, e as Pousadas Marajoara e Suíte, no centro da cidade, são ótimas opções de hospedagem, com reservas via internet.
Os passeios turísticos e a rota do queijo marajoara destacam as Fazendas Mironga e São Jerônimo, ambas na rodovia e acesso à praia, locais onde os turistas podem vivenciar os símbolos mais icônicos da região como a criação de búfalos, produção de queijo, a beleza dos mangues e das praias paradisíacas.
Na gastronomia, o Solar do Bola e o restaurante Ilha Bela, são os que oferecem as melhores iguarias como peixe, turu, filé de búfalo, frito do vaqueiro, entre outras.
As praias de Soure como a do Pesqueiro e Barra Velha, ambas próximas da cidade, são dotadas de barracas com infraestrutura para atender bem os turistas, assim como as mais distantes comunidades de pescadores do Céu e Caju Una, onde se contempla a natureza em sua forma mais original.
Para quem gosta de ir às compras atrás de souvenirs, Soure mantém uma loja de artesanatos diversos e esculturas no terminal hidroviário e no Mercado, além de lojas de roupas marajoaras e alguns ateliês de arte em cerâmica marajoara de alta qualidade.
Internet de qualidade chega em todas as escolas estaduais.
A gestão do Governador Helder Barbalho do Pará anunciou, na última segunda-feira(10), o envio de antenas Starlink para todas as escolas da rede estadual de ensino. Com internet de alta velocidade, o equipamento garante o desenvolvimento de atividades pedagógicas e de apoio a estudantes e equipes escolares.
A internet via antena da Starlink, é o que há de mais moderno em termo tecnologia de comunicação, e a instalação destas antenas nas escolas, será responsável por melhorar a didática no ensino, benefícios nos aprendizados e melhora nos conhecimentos dos estudantes.
São mais de 340 milhões de reais investidos na ação que vai disponibilizar 1.650 antenas para mais de 898 escolas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes. Esse é mais um dos itens fundamentais que compõem o “Kit Bora Estudar” da Secretaria de Estado de Educação do Pará.
MARES & RIOS
AVIAÇÃO
A Holanda e a Áustria vão comprar um total de nove C-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, visto que o Ministério da Defesa da Holanda encontrou no C-390 Millennium o sucessor para o C-130H Hercules, sendo seguido pela Áustria, que também se juntou ao projeto. Após praticamente um ano de negociações, o Ministério da Defesa holandês quer antecipar o recebimento das novas aeronaves, que inicialmente deveriam ser entregues entre 2031 e 2033, para 2026. Esse ano não será possível, tendo em vista que as negociações demoraram um pouco mais, informou o Secretário de Defesa Christophe van der Maat.
Espera-se que o primeiro C-390 holandês seja entregue no final de 2027, e as demais aeronaves entregues até o final de 2029. A Holanda está satisfeita com a participação da Áustria, pois com a aquisição de mais quatro aeronaves, totalizando nove, foi possível negociar um custo diferenciado. A aquisição pelos os dois países do mesmo avião multimissão da Embraer, também vai refletir no aumento da interoperabilidade entre as duas Forças Aéreas. O C-390 já está em serviço no Brasil e em Portugal, com a primeira unidade da Hungria em testes e o segundo de Portugal próximo da entrega. Outros clientes também incluem a Coreia do Sul e a República Tcheca.
Segundo a Embraer, em recente visita do DAN a Gavião Peixoto, a produção do C-390 poderá ser ampliada para 12 aeronaves por ano (hoje são 6), podendo chegar a 36 até 2030, dependendo do ritmo de vendas.
FLUTUANTE DO PORTO CAMARÁ
Denúncias de usuários apontam que o flutuante de aço instalado no Porto Camará, em Salvaterra, principal entrada para o Marajó oriental, apresenta avarias que podem comprometer a segurança de milhares de passageiros que transitam por ali. A água salobra e a falta de manutenção são as principais causas do desgaste do equipamento e a Companhia de Portos e Hidrovias(CPH), encarregada de manter a segurança dos portos, parece não estar atenta ao perigo.
Segundo informações colhidas pela coluna, é necessária a troca do flutuante antes do mês de julho, quando o movimento turístico aumenta consideravelmente e o flutuantes poderá adernar causando sérios prejuízos e até perigo de vida aos usuários.
ARQUITETURA
Aconteceu no último dia 05 na cidade do Rio de janeiro o evento “ATRÁS DO VIDRO”, que foi realizado no Casa Shopping e tinha como finalidade decorar as novas vitrines da MGR MARMORARIA, com o tema “Sonho de Uma Noite de Verão”. Vários renomados arquitetos foram convidados para participar do evento, entre eles a arquiteta Georgia Barbosa, que é esposa do Almirante de Esquadra Edgar Barbosa, e residiu em Belém por dois anos, durante o período em que o Almirante Edgar comandou o 4° Distrito Naval.
FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES
Na Sessão Solene da ALEPA da manhã da última quinta-feira, 13 de junho, solicitada pela deputada estadual, Andréia Xarão, para celebrar os 30 anos da Fundação Ulysses Guimarães, foram homenageadas personalidades do MDB Pará pelos relevantes serviços prestados à sociedade e grande destaque na política paraense, como o prefeito de Breves, Xarão Leão, o ex-prefeito de Breves, Gervásio Bandeira, a própria deputada, Andréia, entre outras personalidades. Além das homenagens, foi apresentada a diretoria da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) Pará, entidade de extrema importância para o desenvolvimento do Estado, por fomentar a educação nos municípios.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.