A Conferência das Mudanças Climáticas da ONU, COP 30, que vai acontecer em novembro de 2025, em Belém, promete ser a mais emblemática das Cops, justamente por ser em plena Amazônia, a menina dos olhos do mundo.
São esperados entre 150 a 170 chefes de estado como presidentes, ministros, reis, com seus séquitos e assessores, que somados a cientistas, ambientalistas, jornalistas e povos originários podem atingir a marca de 70 mil participantes durante duas semanas da duração do evento.
O Governo Federal nomeou como secretário extraordinário do evento, Walter Correia da Silva, graduado em comunicação social, com 22 anos de serviço público em diversos ministérios e órgãos federais.
No Pará, o governador Helder Barbalho nomeou a vice-governadora Hana Ghassan para coordenar as atividades que cabem ao estado e promover a interface com o secretário extraordinário, que vem acontecendo de maneira muito produtiva.
As agendas de Walter e Hana têm sido conjuntas e buscado atender demandas nas áreas de infraestrutura urbana, serviços, transporte, dragagem do porto de Belém, e linhas de financiamento para o empresariado local junto aos bancos federais como BNDES, CEF, BASA, Banpará e Banco do Brasil, que prometem dinheiro com pouca burocracia e juros aprazíveis.
O Sebrae também está envolvido nesse processo e promete qualificar cerca de 20 mil profissionais em diversas áreas para atender com qualidade uma clientela exigente, com muito dinheiro e ansiosa para conhecer a Amazônia.
Cidades como Soure e Salvaterra, no Marajó, Salinópolis e da RMB, pretendem atrair parte dessa gente que geralmente desfruta de dois dias de intervalo entre as reuniões, e quer conhecer as belezas do interior.
Outros devem esticar suas estadias e viajar para destinos mais distantes como Santarém, Marabá, Transamazônica e rio Amazonas. Há muito que se ver no Pará e certamente essa COP terá esse diferencial ecoturístico.
O representante do BNDES junto à COP, o paraense José Carlos Lima, em reunião na Associação Comercial do Pará anunciou a importância da Conferência do Clima para tentar reverter os males do efeito estufa causado por poluentes que aquecem o planeta e destroem o meio ambiente como vem ocorrendo com frequência em todo mundo.
Que venha a COP 30!
Santos Brasil abre vagas para o seu programa de estágio.
As inscrições para o Programa de Estágio 2024 da Santos Brasil tiveram início no último dia (19) e vão até o dia 17 de julho. O programa, que é uma das principais portas de entrada para quem tem interesse em trabalhar na Companhia, oferece 39 vagas para estudantes de várias áreas do ensino superior. As oportunidades são para as unidades da empresa em Guarujá, Santos e São Paulo, no estado de São Paulo, Vila do Conde, no Pará, e Itaqui, no Maranhão, mas candidatos e candidatas de todo o País são bem-vindos já que há também vagas para o modelo remoto de trabalho – além do presencial e híbrido.
As inscrições devem ser feitas em https://santosbrasil.across.jobs/ . Para participar é necessário ter matrícula ativa a partir do segundo ano de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em mais de 30 cursos (veja a relação no site de inscrição). Outros pré-requisitos são conhecimento de Pacote Office, do básico ao avançado (específico por vaga, de acordo com edital), e disponibilidade para estagiar 6 horas corridas com 15 minutos de intervalo ou 7 horas com 1 hora de almoço.
Os aprovados no processo seletivo, que será feito pela plataforma da Across, vão receber bolsa-auxílio de R$ 1.500,00 no primeiro ano de estágio e de R$ 1.650,00 no segundo ano de estágio e último ano da faculdade. Os benefícios incluem assistência médica (sem desconto e coparticipação de uso); seguro de vida; vale transporte; refeição no local (modelo presencial) ou vale alimentação (modelo remoto); vale refeição (escritório em SP, sem refeitório, e no modelo híbrido); parceria com a Gympass para acesso a diversas academias conveniadas; programa estruturado de desenvolvimento; formação Yellow Belt Six Sigma no primeiro ano de estágio e acesso à plataforma interna Carreira em Foco, com mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis.
MARES & RIOS
VERTICALIZAÇÃO
O novo superintendente da Sudam, o ex-senador Paulo Rocha, tem destacado que o Pará viveu os ciclos da borracha, madeira, castanha-do-pará e agora do minério, sem que essa riqueza fosse verticalizada e atingisse a população, que continua pobre. Paulo acredita que a grande produção de soja, do cacau, dendê, e os cítricos podem e devem ser industrializados aqui, agregando valor e gerando riquezas para todos. O Conselho Deliberativo da entidade reúne-se nesta segunda-feira, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a fim de discutir as diretrizes e prioridades para atender os municípios do Marajó.
BNDES
Pelo menos dois navios de cruzeiro deverão ser fundeados na baía do Guajará ou no porto de Belém oferecendo quatro mil leitos no período da COP 30, anunciou o representante do BNDES, o paraense José Carlos Lima, durante reunião na Associação Comercial do Pará. O BNDES pretende investir 3 bilhões de reais na reforma do Complexo dos Mercedários, no saneamento de Belém, com obras do canal do Tucunduba e no interior do estado, e aquisição de frotas de ônibus elétricos com ar condicionado, muito esperado pelos usuários.
ROTARY
O Rotary Clube de Salinópolis inaugura, neste domingo, o Marco Rotatório da entidade, na entrada da cidade, com a presença de rotarianos de toda a região. De noite, será a posse da nova presidente do clube, Elenice Costa D’Oliveira, e de vários novos rotarianos.
POLÍCIA MILITAR
Já estão sendo distribuídos os exemplares do ANUÁRIO DA POLÍCIA MILITAR, cuja publicação contém o balanço de todas as ações implementadas e resultados alcançados pela PM-PA no ano de 2023. O colunista agradece ao Comandante Geral da Polícia Militar pelo envio de um exemplar, e parabeniza o Comandante pelo excelente trabalho que a PM tem realizado em prol da população do Estado.
ALMEIRIM
O Governador Helder Barbalho, acompanhado do Deputado Federal José Priante, esteve na última sexta-feira (21),no município de Almeirim, onde participou em companhia da Prefeita Lúcia, das inaugurações do Complexo Urbanístico Frei Constâncio, da pavimentação asfáltica de vias do município e da entrega de Benefícios do Programa Habitacional sua casa sua vida. Na oportunidade o Governador conversou com os pré-candidatos a vereadores do município , entre eles a jovem candidata Thaís Pompéia filha do meu amigo Pompeu, que é forte candidata a uma das vagas na Câmara Municipal e contará com o apoio do colunista.
URÂNIO
A operação, coordenada pela Marinha, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), teve como objetivo abastecer as Usinas Nucleares de Angra 1 e 2 com material importado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A operação foi realizada em 5 de junho, mas revelada somente na última quarta-feira dia (19).
O urânio, originário da Suécia e da Alemanha, chegou em dois contêineres a bordo do navio BBC Pearl. Entre as medidas de segurança reforçadas, incluíram-se o monitoramento contínuo da operação e do perímetro, aumento do número de vigilantes, implementação de barreiras até o costado e um controle rigoroso de acesso ao terminal. Antes da chegada do navio, barcos da Marinha do Brasil realizaram uma varredura do canal para assegurar que não houvesse ameaças.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.