No dia 27 de junho, é comemorado o Dia da Praticagem de São Paulo, uma data que homenageia os práticos de todo o estado de São Paulo e principalmente os santistas, profissionais esses essenciais para a navegação segura no canal do Porto de Santos. Oficializada pelo Decreto-Lei 3294 de 2016, da Prefeitura Municipal de Santos, essa celebração reconhece o trabalho desses especialistas que garantem a segurança e eficiência das operações portuárias.
Função dos práticos
Muitos moradores de Santos estão acostumados a ver navios entrando e saindo do canal de navegação, acompanhados pelo prático subindo uma escada de corda. Porém, o que poucos sabem é que esse é apenas o início de um complexo ofício.
A jornada do prático começa quando ele se aproxima do navio em uma lancha especialmente projetada para a situação. Essas lanchas são construídas para operar ao lado de embarcações muitas vezes maiores, mantendo-se estáveis mesmo em condições adversas. O prático então, sobe no navio por meio de uma escada fixada no costado, a parte do casco que fica acima da linha d’água, procedimento que é realizado com o navio em movimento, aumentando o risco envolvido na operação.
Uma vez a bordo, o prático assume o comando da navegação até o momento da atracação. Onde ele auxilia o comandante em águas restritas, utilizando seus conhecimentos na área. Este é o trecho mais perigoso de uma viagem, onde qualquer decisão errada pode causar graves acidentes, por isso a necessidade da praticagem.
Para garantir a segurança das manobras, um sistema avançado é acionado, incluindo o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT). Equipado com tecnologia de ponta e operadores altamente qualificados, o C3OT assegura que as manobras de embarque e desembarque sejam realizadas corretamente, preservando a embarcação, a carga, a tripulação e o meio ambiente.
História da Praticagem em Santos
A história da Praticagem de São Paulo remonta a 27 de junho de 1933, quando o Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195. Este documento constituiu a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos, que começou a operar em 2 de novembro do mesmo ano.
Por Portal da Navegação, via Jornal da Orla.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.