A Marinha do Brasil realizará, de 1º a 31 de julho, a Operação “Navegue Seguro” em diversas localidades do Estado do Pará, com reforço das ações de fiscalização, por meio de Inspeções Navais, para assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, a segurança da navegação e a prevenção da poluição ambiental oriunda de embarcações.
Com o aumento do tráfego de embarcações no período de férias escolares, equipes de inspetores da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) atuarão nos municípios de Abaetetuba, Marabá, Tucuruí, Salinas e Belém (no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário de Belém, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel), com foco na fiscalização de embarcações de esporte e recreio, como lanchas, iates e jet skis. As mesmas ações serão realizadas pela Capitania Fluvial de Santarém (CFS) em Belterra e no distrito santareno de Alter do Chão.
A Operação “Navegue Seguro” ocorrerá, simultaneamente, com a 2ª fase da Campanha “Travessia Segura 2024”, esta prevista para o período de 05 a 14 de julho, que fiscalizará as embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e travessia de passageiros que circulam na Região Metropolitana de Belém e no arquipélago do Marajó, com ênfase nos municípios de Ponta de Pedras, Soure, Breves, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho (PA).
Força Aérea realiza concurso.

O Comando da Aeronáutica iniciou as inscrições para a 2ª INCORPORAÇÃO do Processo Seletivo para convocação e cadastramento em banco de dados de Médicos (MED), com vistas à prestação do Serviço Militar Temporário, para os anos de 2024/2025.
As Inscrições Eletrônicas já estão abertas desde o dia 24/06/2024 até 11:59h do dia 08/07/2024, através do site: convocacaotemporarios.fab.mil.br. Os Requisitos Específicos e as Condições para a Participação no Processo Seletivo constam no Aviso de Convocação.
Os voluntários deverão dar especial atenção aos documentos necessários à comprovação dos Requisitos Específicos e dos Parâmetros de Qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem atribuídas na Validação Documental e Avaliação Curricular. Cabe alertar, ainda, sobre a necessidade de apresentação de alguns Exames Médicos.
Serão distribuídas vagas para Médicos em diferentes subespecialidades, em diversas localidades do Território Nacional.
MARES & RIOS
SOCIAL

Quem comemorou aniversário essa semana e ficou caladinha foi a desembargadora Rosi Gomes. Integrante da mais alta corte do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a magistrada que é muito estimada em seu círculo de amizade por conta de sua simpatia e simplicidade, optou em reunir seus amigos para homenagens “in family”. Na foto, a desembargadora Rosi Gomes, ao lado do jornalista Cattete Fonseca.
EXÉRCITO

O comandante da Terceira Brigada do Exército no Rio Grande do Sul vem colecionando elogios. E tudo isso porque o general Talmo Nascimento (foto) comandou pessoalmente a operação Taquari II (que consiste em fazer busca e salvamento de pessoas por helicóptero), na zona norte de Porto Alegre. Para quem não sabe, o general Talmo Nascimento passou por Belém e atuou como diretor do Colégio Militar de Belém.
BREVES

O Forrozão Marajoara 2024, maior festa junina da Região do Marajó, espera receber mais de 80 mil pessoas nos dias 28 e 29 de junho, com apresentações do Mestre do Carimbó, Pinduca, da Banda Caferana, artistas locais e 10 quadrilhas brevenses, que receberão um total de 30 mil reais em premiação.
Além das apresentações culturais, o tradicional evento que acontece há mais de 30 anos, conta com gastronomia e exposição de artesanatos, como forma de fomentar a cultura e o turismo na cidade, aumentando a economia e desenvolvendo o município, com realização da Prefeitura de Breves e o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, do SEBRAE, Banpará e da deputada estadual, Andréia Xarão.
SUDAM DISCUTE DESENVOLVIMENTO

O Superintendente do Desenvolvimento da Amazônia, ex-senador Paulo Rocha, reuniu o Conselho Deliberativo da entidade, com a presença da maioria de representantes dos estados, para definir e adequar os recursos dos Fundos de Desenvolvimento para a região norte no período de 2024/2027.
Paulo Rocha destacou a reestruturação por que passa a Sudam no Governo do presidente Lula, valorizando os projetos regionais, respeitando as especificidades de cada estado e a vocação de cada região, apoiando os projetos auto-sustentáveis e priorizando as regiões mais carentes, como o Marajót; “Os Governos Federal e Estadual estão afinados no planejamento, na elaboração de projetos e suas execuções, com apoio incondicional do Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado pelo ministro Waldez Góes”; afiançou Rocha.
Diversas proposições foram votadas pelo Conselho destacando ações preventivas e controle do meio-ambiente; investimentos em rodovias, ciência e tecnologia; combate contínuo ao desmatamento; políticas públicas de remissão da pobreza; e novas diretrizes dos Fundos, a fim de atender a agricultura familiar, com produção de mais alimentos na mesa da população.
O representante do BASA, Luiz Cláudio Lessa, afirmou que a instituição tem investido todos os recursos disponíveis pelo Tesouro em projetos desenvolvimentistas e que esse ano cerca de 3 bilhões de reais serão disponibilizados para maior produção de alimentos com mais qualidade e a introdução de novas tecnologias.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Unipilot inaugura escritório em Santarém.
-
PARABÉNS AO PRÁTICO LUIZ OMAR PINHEIRO.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comandante do 4º Distrito Naval no Sem Censura Pará.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Fuzileiros tem novo Comandante.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Praticagem da Barra realiza Coquetel de Congraçamento.