A Operação ADERIB-II faz parte do ciclo anual de adestramento do 4° Distrito Naval, visando a prontidão para o emprego da Força Naval em Operações Ribeirinhas e também como preparação para a RIBEIREX 2024, a maior Operação da Marinha na Amazônia que será realizada em novembro.
Neste ano, para a ADERIB II, foi selecionado como área de operação o Canal Sul da Foz do Rio Amazonas, nas proximidades da cidade de Afuá por sua importância operacional.
A Foz do Amazonas, local onde a Amazônia Azul se encontra com a Amazônia Verde , oferece alguns desafios.
Por ser uma área tipicamente ribeirinha, com o Rio e furos como principais vias de acesso, mas também com forte influência de características marítimas, tais como grande variação de maré e regiões com águas mais agitadas.
Nesta operação que foi realizada pelo Comando do 4° Distrito Naval e foi coordenada pelos Comandantes do Grupamento de Patrulha Naval do Norte CMG Ondiara Barbosa, e do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas CF Oliveira , contou com 322 militares, 4 meios navais, diversas embarcações de pequeno porte, uma aeronave e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais.
Tropa da Amazônia embarca para participar de exercício.
Uma tropa subordinada à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Marabá, que tem como Comandante o General de Brigada Veiga, no sudeste paraense, embarcou nesta segunda-feira (5), para os Estados Unidos, para participar do Exercício CORE 24 (Combined Operation and Rotation Exercise). Na última sexta-feira (2), o Comando Militar do Norte (CMN) realizou a formatura de despedida do contingente que seguirá para a missão.
A tropa de origem paraense é composta por 180 militares. Eles integram a Subunidade CORE, um efetivo especializado em operações de alto nível. O Comandante Militar do Norte, Gen Ex Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, destacou a importância da tropa que vai representar o País. “Um grande número de paraenses, de todos os postos e graduações, partirão para o treinamento conjunto, representando a nossa região amazônica.
Eles estão preparados para representar o Brasil e a Amazônia de forma exemplar”.
MARES & RIOS
OPERAÇÃO ADERIB II
O Comandante do 4° Distrito Naval Vice-Almirante Salgueirinho, acompanhado do CEM do Distrito Contra-Almirante Coelho Rangel, participaram no último domingo do encerramento da Operação ADERIB II, e se deslocaram para a cidade se Afuá a bordo da aeronave Super Cougar, pertencente ao Primeiro Esquadrão de Emprego Geral do Norte (HU -41), que teve a tripulação formada pelo Comandante CF Jonathas, Imediato CC Roque e o CT Pandine. O colunista teve a honra de participar da solenidade de encerramento da Operação ao lado do seu filho Luiz Omar II a convite do Almirante Salgueirinho.
FRAGATA TAMANDARÉ
Contagem regressiva no ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) para a cerimônia de Batismo e Lançamento ao Mar da Fragata Tamandaré (F 200) (Foto), que vai ocorrer na próxima sexta-feira (09 de agosto) em Itajaí. O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) tem como propósito modernizar a Esquadra brasileira, reforçando sua capacidade de garantir a soberania do País, além de incentivar o crescimento das indústrias de defesa e naval, assim como a cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro.
CORE 24
Além do efetivo do Pará, outros 41 militares de diversas Organizações Militares do Brasil integram o grupo, totalizando 221 militares do Exército Brasileiro a representar o país, nos Estados Unidos. Em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo segue rumo aos EUA, a bordo da aeronave KC-30 (Airbus A 330. A quarta edição do Exercício CORE será realizada no período de 5 de agosto a 4 de setembro, no Fort Johnson, em Luisiana, nos EUA. O Exercício é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028.
SOAMEX
Durante o jantar realizado na última sexta em homenagem ao General de Exército Guilherme, o Presidente Ruy Cohen ao lado do Diretor Tadeu Bittar (foto), entregam para o General um lindo quadro que retrata os principais pontos turísticos de nossa capital pintados pelo artista paraense Odair Mindello.
TURISMO
Jornalistas paraenses estiveram em Natal participando do Encontro Nacional de Comunicadores de Turismo apresentaram proposta para realizar o Congresso da categoria em agosto do próximo ano, próximo à realização da COP.30, promoção da Federação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil realiza a ACISO III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.