O presidente Lula participou da inauguração da primeira Fragata Classe Tamandaré, executada pela Marinha, em Itajaí (SC). A solenidade reuniu ministros, autoridades e trabalhadores envolvidos na construção do equipamento.
Ao discursar, Lula reforçou a necessidade de renovar a frota da Marinha diante da grande extensão territorial do País e destacou a importância estratégica do projeto, tanto na defesa quanto na economia, e na cooperação internacional. Também sustentou que investir na indústria de Defesa gerará empregos.
O programa Fragatas Classe Tamandaré faz parte do Novo PAC e prevê a construção de quatro fragatas no Brasil com significativa participação nacional e transferência de tecnologia. O navio inaugurado nesta sexta deve ser incorporado à Marinha em 2025.
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Olsen, acompanhou a madrinha da Fragata Tamandaré, Vera Brennand, até o local da cerimônia de batismo, onde ocorreu a quebra de uma garrafa de champanhe no casco da embarcação. Brennand é esposa do Ministro da Defesa, José Múcio.
Brasil, três medalhas de ouro nas olimpíadas é muito pouco.
O povo brasileiro adora esporte, acompanha atentamente os torneios esportivos e torce por seus ídolos, principalmente nas Olimpíadas, mas os resultados deixam muito a desejar para mais de duzentos milhões de pessoas.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), até cumpre seu papel oferecendo bons prêmios aos atletas, porém os resultados são decepcionantes.
Este ano, em Paris, conquistamos três medalhas de ouro, sete de prata e 10 de bronze, 20 no total, que comparada às 122 medalhas americanas, mais de 30 de ouro, mostra a nossa inexpressiva participação.
E a grande imprensa nacional, ufanista e atrás de audiência, retrata nossas poucas conquistas como um grande feito, dignas dos maiores elogios, quando na verdade somos um fiasco aos olhos do mundo.
As mulheres ainda salvaram nossa pele conquistando 12 das vinte medalhas, e as Forças Armadas formaram um terço de nossos medalhistas, como a judoca Beatriz Souza, a craque do vôlei Larissa Manoel e Alison dos Santos, o Piu, entre outros.
Foi necessário que uma jovem criada por uma mãe solteira, pobre, da periferia, vencesse todos os obstáculos para tornar-se a maior medalhista das Olimpíadas. Falo da ginasta Rebeca Andrade, reverenciada em todo mundo, por suas qualidades e dedicação, que a fizeram famosa, como é o sonho de todos que abrem mão de uma vida de prazeres da juventude, para sacrifícios diários atrás do sonho de medalhas.
MARES & RIOS
PROMOÇÃO
Foi realizada na última quinta-feira (8), no Clube Militar de Brasília, a solenidade de promoção dos Oficiais Generais do Exército Brasileiro. No total, 12 novos generais foram promovidos; no entanto, apenas dois Generais de Brigada foram promovidos ao posto de General de Exército: os Generais Guedon e Vendramin. O evento foi presidido pelo Comandante do Exército, General Tomaz, e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio.
O agora General de Exército Vendramin assume, na próxima terça-feira (13), o Comando Militar do Norte, em substituição ao também General de Exército Guilherme que, após um ano e quatro meses em Belém, vai para Brasília, onde assume a função de Diretor de Finanças do Exército.
SEGURANÇA
Em mais uma obra do Governo do Estado, voltada para a segurança pública, foi inaugurado, na semana passada, o moderno prédio do Destacamento Operacional da Polícia Militar em Castelo dos Sonhos (foto). Segundo o Comandante Geral da PM-PA, o Coronel Dilson Júnior, esta nova estrutura irá contribuir para que os índices de violência se mantenham baixos, visto que a cidade já está com 236 dias sem homicídio.
JUSTIÇA DESPORTIVA
A solenidade de posse dos novos integrantes do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paraense de Futebol (TJD/FPF) foi bastante concorrida, com a presença de vários advogados da área desportiva que deixaram seus legados ao fazer parte do tribunal. Durante o evento, parabenizaram os advogados Rodolfo José Ferreira Cirino e Saulo César Oliveira, que foram empossados como presidente e vice-presidente, respectivamente. Além disso, Dra. Bruna Braga da Silveira também foi empossada como Procuradora Geral para o mandato de dois anos (2024/2026).
O ato solene começou com as palavras do vice-presidente, Saulo César, enaltecendo todos integrantes do novo tribunal e garantiu que não faltarão garra e determinação para soerguer o TJD/PA no âmbito da Justiça Desportiva brasileira e, haja vista, contará com apoio da presidência da FPF, objetivando alavancar o desporto paraense.
Logo em seguida, houve o pronunciamento do presidente do TJD/PA, garantindo muita dedicação no cargo e que haverá inovações para colocar o tribunal em evidência no âmbito nacional, dentre elas, a informação de que acontecerá sessão do tribunal em várias cidades do interior, como Bragança, Santarém, Marabá.
Também estiveram presentes no evento, membros do atual Tribunal onde se destacaram as Dras. Alessandra Costa (Auditora), Aline Anaissi (Procuradora), Bruna Braga da Silveira (Procuradora Geral) e Pollyanna Queiroz (Auditora). Parabéns a todos os membros do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará.
DIA DOS PAIS
Aos pais que fazem parte da equipe da Coluna Navegação em Foco e aos queridos leitores, desejamos um Dia dos Pais cheio de lembranças doces e momentos especiais ao lado de seus filhos e filhas. Sem esquecer do colunista Luiz Omar Pinheiro que exerce esse papel com maestria.
ANIVERSÁRIO
A Coluna se antecipa e parabeniza o Vice-Almirante Salgueirinho, Comandante do 4º Distrito Naval, pelo seu aniversário amanhã (12). Que essa data chegue com muitas bênçãos e saúde ao amigo!
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil realiza a ACISO III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.