Na noite da última terça-feira (06), foi realizada a primeira manobra noturna de desatracação no Terminal da Hermasa localizado na cidade de Itacoatiara (AM), A manobra foi realizada com o navio TAI STEADINESS, que estava carregado de soja com o calado de 10,62 m e tripulação chinesa, foi executada pelos Práticos Raimundo Teixeira e Rafael Ferreira que fazem parte do quadro de Práticos da Empresa de Praticagem Nortepilot que participa da Cooperativa Unipilot que congregas os Práticos da ZP-01.
A manobra foi realizada dentro das normas estabelecidas pela Autoridade Marítima e foi realizada em 30 minutos entre o POB e o navio estar desatracado ainda teve um briefing. Ainda serão necessárias a realização de mais duas manobras teste para que a mesma se torne oficial, o que fatalmente irá acontecer.
A realização da manobra de desatracação noturna vai contribuir para uma melhor utilização do terminal e consequentemente um aumento no volume de grãos embarcado, tornando o terminal mais competitivo no segmento.
São os portos da Região Amazônica, que compõem o Arco Amazônico, trazendo benefícios e progresso para nossa região.
A manobra foi bem tranquila. Rebocadores ficaram o tempo todo só de stand by. A sequência dos cabos foi a padrão. Navio saindo entre as bóias 1 e 2. Não foi usada a PPU porque enviaram o kit com antenas invertidas. O terminal e as boias ficaram bem iluminados. O pessoal da amarração parece estar bem treinado. É possível ver a bóia se inclinando quando o cabo vai ficando teso. Na verdade, os cabos ficaram visíveis. E o pessoal da amarração vai avisando. Igual na manobra diurna.
Porto de Santana é destaque pelo terceiro ano consecutivo.
A Companhia Docas de Santana (CDSA) foi premiada na 5ª edição do Prêmio Portos + Brasil em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (7), em Brasília. O prêmio é um reconhecimento aos avanços conquistados pelos Portos Organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros que mais se destacaram em categorias relacionadas à movimentação, resultados financeiros e boa gestão. O prêmio também contribui para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário brasileiro além de incentivar a melhoria na gestão e modernização dos portos.
Nesta edição, O Porto de Santana conquistou o primeiro lugar na categoria Avanço IGAP. O Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP) avalia os avanços e a eficiência na gestão e é o principal balizador da administração dos portos públicos brasileiros.
O segundo prêmio da noite veio na categoria Crescimento da Movimentação Granel Sólido, na qual o Porto de Santana conquistou o terceiro lugar, resultado do crescimento de 47,1% na movimentação de granéis sólidos no ano de 2023, em relação ao ano anterior.
Este foi o terceiro ano consecutivo que a Companhia Docas de Santana figura entre os destaques da premiação, acumulando o primeiro lugar na categoria Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos em 2022 e o terceiro lugar na categoria Avanço IGAP em 2023.
O Presidente da CDSA, Edival Tork, participou da solenidade e destacou a importância de todos os profissionais da empresa para o resultado: “O trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir o nosso objetivo, estamos evoluindo a cada ano. Agradeço pelo esforço e empenho de todos!”, frisou.
Os prêmios foram entregues pelo Ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Alex Sandro de Ávila, e pelo Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery Machado Filho.
MARES & RIOS
POSSE
O Tenente Brigadeiro Raimundo Nogueira assumiu o Comando de Operações Aeroespaciais da Força Aérea Brasileira em Brasília, ele que foi o último Comandante do I COMAR, ainda no posto de Major Brigadeiro e foi promovido ao posto de Tenente Brigadeiro quando servia aqui em Belém, e que por conta de sua elegância, capacidade e uma competente assessoria, marcou seu nome na história do I COMAR, e deixou aqui muitos amigos, entre eles o jornalista Cattete, que aparece ao seu lado na foto.
EXPLOSÃO
Uma explosão ocorreu ontem (9), no navio-caixa YM Mobility em um terminal de contêineres na área do Porto de Beilun, no Porto de Zhoushan. A causa do acidente foi inicialmente determinada como uma explosão de um contêiner no navio, e não houve relatos de vítimas. O Ningbo Maritime Search and Rescue Center iniciou um plano de emergência e designou barcos de patrulha para a cena. Três rebocadores de incêndio e forças do Corpo de Bombeiros em Terra também foram mobilizados. O YM Mobility é um porta-contêineres com bandeira da Libéria, construído em 2011 e de propriedade da transportadora taiwanesa Yang Ming. Ele tem capacidade para contêineres de 6.589 teu.
RECORDAR É VIVER
“Bom dia! Excelente rever os amigos Coelho Rangel e Costeira! Servimos juntos na Corveta Jaceguai, eu como Chefe de Máquinas, o Coelho Rangel como Encarregado da Divisão de “M” (propulsão) e o Costeira como ajudante da Divisão “R” (reparos e controle de avarias). E o Sidnei era o Comandante do NAsH Soares de Meirelles quando eu decidi, como Comandante da Flotilha do Amazonas, parar o navio para fazer a grande obra de transformação do navio em um Navio de Assistência Hospitalar de verdade!”. Este texto é do meu amigo CMG (RM-1) Ednaldo Blum, que é leitor assíduo da coluna e ficou feliz de rever os amigos na coluna da última sexta.
OLÍMPIADAS
A medalha de bronze conquistada ontem, sexta-feira (9), na prova que fechou a programação do dia no Stade de France, colocou Alison “Piu” dos Santos em um restrito grupo de seis atletas, todos homens, que conquistaram duas medalhas olímpicas individuais no atletismo para o Brasil. Foi uma pena pois todos contavam como certa a medalha de ouro do nosso Piu.
PORTO DE SANTOS
O navio MSC Orion foi o terceiro navio com 366 metros de comprimento e 51 m de boca a atracar no Porto de Santos. Isso significa que a embarcação é 12 vezes maior que o Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.
Durante a entrada e saída do navio o fluxo de balsas e embarcações – que fazem a travessia de pedestres para Vicente de Carvalho (Guarujá), foi interrompendo a embarcação, de bandeira portuguesa, chegou à barra de Santos nesta quarta-feira (07), às 21 horas, e iniciou a manobra de entrada na quinta-feira (8), às 15 horas, para atracar no Brasil Terminal Portuário (BTP). O primeiro navio com 366 m a atracar no complexo portuário de Santos foi o MSC Natasha XIII, que também atracou na BTP no dia 1º de fevereiro deste ano.
AFUÁ
Durante a operação ADERIB II, tive a oportunidade de retornar a cidade de Afuá, a nossa Veneza Marajoara. E como sempre, estava linda, com suas casas todas pintadas, com flores nos jardins e em especial muito limpa. O que a torna exemplo para as demais cidades do nosso Estado. Quero aqui parabenizar o Prefeito Mazinho Salomão que tem feito um trabalho exemplar na limpeza da cidade.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil realiza a ACISO III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.