A Associação Comercial do Pará (ACP), realizou, na última quarta-feira, dia 14, um concorrido almoço empresarial em sua sede, na Av. Presidente Vargas, tendo como palestrante Renato Lima.
Empresário, escritor e consultor de empresas, Lima soma mais de 20 anos de experiência e defende a importância da meta de resultados e do foco como receitas de sucesso.
Na abertura, o Superintendente da ACP, Lúcio Cavalcanti, anunciou o programa Brasil Sustentável, que vem em auxílio de micros e pequenas empresas para fomentar novas práticas de atuação e consultorias empresariais totalmente gratuitas.
Renato Lima falou em seguida apresentando sua plataforma de como gerir bons negócios baseado no foco, planos de ações, paixão, competência e lucro, destacou que esses quesitos estão interligados e se completam dependendo da determinação e competência do gestor em montar um equipe qualificada, consistente e focada no sucesso da empresa.
Os convidados, ao final, ainda travaram uma conversa bastante proveitosa com o palestrante que apresentou seus livros mais recentes.
AMPORT celebra investimentos expressivos do Estado
A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT) celebra 15 de agosto, data em que o estado do Pará aderiu à Independência do Brasil, com números significativos e investimentos de peso no estado, sempre atuando com sustentabilidade e adotando inovações tecnológicas para o setor.
Os portos privados do Arco Amazônico movimentam uma grande parte da economia nacional, tendo apresentado amplo crescimento nos últimos anos. Em 2023, o setor alcançou 51 milhões de toneladas de grãos escoados pelos portos da região, totalizando um crescimento aproximadamente 22% maior do que no ano anterior. Além disso, os portos privados também fomentam a economia local, seja através de impostos, geração de empregos diretos e indiretos, investimentos em infraestrutura e programas socioambientais.
Segundo Flavio Acatauassu, diretor presidente da AMPORT, a região é celeiro de boas práticas, ideias inovadoras e soluções tecnológicas eficientes. “Nós temos muito orgulho da tecnologia de ponta que possuímos aqui no Arco Amazônico, seja em projetos que são desenvolvidos diretamente pelas nossas associadas ou através da nossa entidade. É inegável a pujança da região, que cresceu de forma muito acelerada na última década. Investimos em tecnologia com total proteção do meio ambiente”, explica o executivo.
Na edição Portos + Brasil 2024, os terminais privados do Arco Amazônico alcançaram diversos prêmios mais uma vez. A Cargill/PA foi a 1ª colocada na categoria “Crescimento da movimentação total dos TUPs (Terminais de Uso Privado)”; e na categoria “Igualdade de gênero (TUPs)”, as associadas TGPM e HBSA ficaram com o 1º e 3º lugar, respectivamente. A categoria “Igualdade de gênero (TUPs)” foi uma novidade na premiação, que avaliou os portos com maior participação de mulheres em seu quadro de funcionários e em cargos de gestão executiva.
Estado e Prefeitura devem trocar um terço da frota de ônibus em Belém.
Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Belém possui pouco mais de mil e cem ônibus em circulação com idade média de oito anos, velhos, poluentes, calorentos e que vivem no “prego”. A população assiste agora, pela mídia, o jogo de queda de braço entre Estado e Prefeitura de Belém que pretendem suprir parte dessa frota antiga, com quase 400 veículos novos, todos elétricos, com ar condicionado, wifi, mais seguros e poluição zero.
Um milhão e meio de pessoas utilizam diariamente o transporte público na Grande Belém, e com a implantação do novo Sistema Integrado de Transporte Público, com o término das obras do BRT da Rodovia BR 316, deverá, em tese, melhorar consideravelmente o caos em que vivemos nos dias de hoje no trânsito da Região Metropolitana de Belém.
Porém, uma pelenga jurídica travada no âmbito do TCM tem atrapalhado o andamento e a implantação desse projeto de troca, e a população, atônita, não entende a razão desse atraso, que aparenta ser mais político do que técnico. Com as eleições se avizinhando, parece que a introdução da nova frota adquirida pela prefeitura deverá ficar mesmo adiada “sine die”, em total desrespeito ao cidadão, que necessita de maior segurança e conforto em seu deslocamento diário.
MARES & RIOS
PRATICAGEM
Na manhã de ontem (16), a Praticagem da Barra do Pará (BP) resgatou 3 tripulantes de um empurrador que naufragou nas proximidades do Complexo Portuário de Vila do Conde. Duas balsas carregadas com madeira estavam atreladas ao empurrador, sendo que uma naufragou e a segunda estava à deriva com os tripulantes.
Ao receber o chamado de socorro por meio do seu Centro de Operações, que funciona 24 horas por dia, a Barra do Pará encaminhou imediatamente uma lancha de praticagem (P7) para realizar o resgate e informou a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental sobre o ocorrido.
Todos os tripulantes foram resgatados com segurança e receberam apoio da empresa em sua Base Operacional, na localidade do Arrozal (Barcarena-PA).
Responsável pela Zona de Praticagem 3 (ZP), com uma área de atuação que compreende o acesso pelo Canal do Quiriri, na região do Marajó, e pelo Canal do Espadarte, no Rio Pará, a Praticagem da Barra do Pará busca cooperar nas atividades de salvamento marítimo, quando solicitada, apoiando na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e proteção do meio ambiente.
COMANDO MILITAR DO NORTE
A coluna volta a publicar momentos da passagem de comando no CMN, quando o General de Exército Vendramin assumiu o Comando em substituição ao General de Exército Guilherme.
Fernando Yamada, Pedro Nasser, Jorge Portugal e General Feitosa.
No registro abaixo, Túlio Cei, Desembargador Pedro Sotero, General Santana Netto e Cel Humberto Batista Leal, que é o autor da Oração do Guerreiro de Selva que é lida sempre nas aberturas dos eventos do Exército Brasileiro.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.