A população ribeirinha recebe atendimento médico a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil leva atendimento a populações ribeirinhas no Pará.

A Marinha do Brasil está realizando, de 19 de agosto a 05 de setembro, a “Operação Chance Para Todos III” nos municípios de Melgaço (PA), Breves (PA), Portel (PA) e Oeiras do Pará (PA), com a oferta de serviços médicos e odontológicos. A bordo do Navio-Auxiliar “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que tem como Comandante o CMG Ondiara Barbosa, a população contará com atendimento em clínica geral, pediatria, ginecologia e radiologia, além da realização de exames laboratoriais e de mamografia. Haverá, também, a distribuição gratuita de medicamentos. Essas Ações Cívico-Sociais (ACiSo) visam proporcionar a ampliação do acesso à saúde.
Com a participação de mais de dez órgãos federais, estaduais e entidades, a ACiSo oferecerá, em complemento aos atendimentos médico odontológicos, serviços como emissão de segunda via de certidão de nascimento, RG e CPF; presença de Ouvidorias Itinerantes; palestras sobre a prevenção ao escalpelamento e acidentes domésticos, combate à violência contra mulher; instalação de coberturas de eixos de embarcações e outras atividades que contribuirão para assegurar a cidadania à população ribeirinha.
Além de militares, estarão presentes membros do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Estadual do Pará (UEPA), do Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará, da Receita Federal, da Polícia Civil do Estado do Pará, do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, das ONGs “Amigos Voluntários do Pará” e “Grupo Flores Ribeirinhas”.
O Comandante do NA “Pará”, Capitão de Corveta Filipe Barra Borel, destacou que “além do papel de defesa da soberania das nossas águas e da fiscalização do tráfego aquaviário, a Marinha do Brasil também assume o compromisso de levar assistência à população das regiões mais carentes no Norte do Brasil. Assim, com a cooperação de setores públicos e privados, estaduais, federais e voluntários, venceremos as distâncias e adversidades, unindo nossos esforços para um objetivo comum, cuidar da nossa gente nessa região”, disse.
O navio, conforme programação, hoje se encontra atendendo a população do município de Melgaço.

Projeto de Lei garante saúde a população.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) aprovou na última terça-feira (20), o Projeto de Lei de Autoria da deputada Andréia Xarão, que dispõe sobre a Política de Atenção e Atendimento Primário às Pessoas com Doenças Raras no Sistema de Saúde da Rede Municipal e Estadual no âmbito do Estado do Pará.
O projeto tem como objetivo assegurar a atenção e o atendimento básico às pessoas com doenças raras, a fim de garantir um diagnóstico precoce e tratamento de qualidade e eficaz utilizando as estruturas já consolidadas, através dos órgãos municipais e estaduais, pelas diversas regiões do estado, com um funcionamento em rede, respeitando suas especificidades e particularidades, possibilitando o acesso aos serviços de atenção básica, especializada e de habilitação e reabilitação.
“Esse projeto que foi aprovado hoje, é uma união de várias pessoas, que sabem a necessidade de olhar para nossos raros que não tem condições de ter um diagnóstico. Se na capital é difícil, imagine para quem vive no Marajó, no Baixo Tocantins, nas nossas regiões”, declarou a deputada Andréia Xarão.
As doenças raras são caracterizadas por uma vasta diversidade de sinais e sintomas que variam não só de doença para doença como de pessoa para pessoa, demonstrando ainda mais a importância de um cuidado especial com as pessoas acometidas.

MARES & RIOS

CINEMA

O curta de animação paraense “Visagens e Visões”, de Rod Rodrigues (Belém-PA), está na programação da 7ª Mostra de Cinema de Fama, que acontece de 22 a 25 de agosto na cidade de Fama, em Minas Gerais. Este ano, o festival celebra o tema “Ancestralidades e Representatividade no Cinema Brasileiro”, e destaca a rica diversidade cultural por meio do cinema nacional e internacional, com 44 filmes selecionados em quatro mostras competitivas: Mostra Nacional, Mostra Mineira, Mostra de Animação e Mostra Animação Internacional.
As mostras incluem 19 filmes de diferentes estados brasileiros, 8 produções cinematográficas mineiras, 7 obras de animação nacionais e 10 animações internacionais de diferentes nacionalidades.

LUTA

O Estado do Pará será representado por 2 atletas brevenses no card do Jungle Fight 129, o maior evento de luta da América Latina, em São Paulo, no Ginásio Ibirapuera, dia 24 de agosto, às 19h. Os lutadores são os únicos paraenses selecionados para participar da edição, com apoio total da Prefeitura de Breves e da deputada estadual, Andréia Xarão.
Essa é a primeira vez que marajoaras ocidentais lutam no Jungle Fight, onde Raimundo Marajó vai disputar o cinturão na luta principal contra André Monstro, atleta da Bahia. Já Diego Marreiros, vai lutar na categoria até 61kg, contra Rafael The Violent, de São Paulo. O evento será exibido pelo canal Combate, SporTV e na Globo, após o programa Altas Horas.

HIDROVIAS

O governo planeja fazer os primeiros leilões de hidrovias do país a partir de 2025. Algumas dessas concessões devem ser “patrocinadas”, ou seja, o governo vai colocar recursos para viabilizar as disputas. Considerada a “última fronteira de investimento em infraestrutura do Brasil”, as hidrovias são uma modalidade de transporte de cargas e passageiros por trechos navegáveis de rios e lagos que, em alguns casos, podem ser mais vantajosas economicamente que as rodovias.
O dinheiro para “patrocinar” as concessões deve vir de fundos criados na lei de privatização da Eletrobrás, voltados para a navegabilidade dos rios Madeira e Tocantins, com depósitos por um período de 10 anos. Os recursos somam R$ 590 milhões para a hidrovia do rio Madeira, que será a primeira a ser leiloada, e R$ 295 milhões para a do Tocantins – em estudo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PRATICAGEM

O Gerente Regional da UNIPILOT, CMG (RM1) Fróes realizou uma visita institucional ao Terminal da HERMASA, em Itacoatiara, com a presença do Diretor de Logística e Operações da AMAGGI, Sr. Claudinei, o Gerente do Terminal, Sr. Cícero e o Gerente de Operações, Sr. Geilson. Na ocasião foram tratados os seguintes temas: – O sucesso nos testes, ainda em curso, das desatracações noturnas; e – A possibilidade de aumentar a quantidade de Práticos de Plantão em ITA, em especial durante o período de seca quando o Grupo Chibatão e o Super Terminais estarão operando na região. Sobre o pleito de aumento de Práticos de Plantão foi orientado à HERMASA que fizesse um estudo em conjunto com o TFB para mapear as reais necessidades da região com um todo, tanto no período de seca que se aproxima quanto ao longo do ano.

LANÇAMENTO

Amanhã, 23 de agosto, o canal infantil “Balada Kids” no YouTube apresentará ao público seu mais novo desenho animado, “Sangue Azul”. A produção aborda de forma delicada e lúdica o tema da adoção de crianças, oferecendo uma narrativa encantadora e cheia de amor que promete cativar corações de todas as idades.
O enredo do desenho é conduzido por uma linda canção que narra a história de uma princesinha adotada em um reino distante. A letra da música, cheia de carinho e poesia, descreve o momento em que a pequena é recebida no castelo como um verdadeiro presente para a rainha e o rei. Com frases como “Pintaram o meu sangue com azul de amor”, a canção ressalta o amor incondicional e a união que transcendem laços de sangue, celebrando a adoção como um gesto de profundo afeto e aceitação. A estreia de “Sangue Azul” acontece às 12h da manhã desta sexta-feira no YouTube. Um conto de fadas contemporâneo que promete emocionar e encantar! Não perca!