Obras estão com 99% de execução. Novo equipamento vai garantir mais segurança e conforto para quem precisa embarcar e desembarcar na cidade.
O município de Aveiro, localizado na Região de Integração do Tapajós, está prestes a ganhar o seu primeiro Terminal Hidroviário. Com 99% das obras executadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), o espaço, em breve, será inaugurado e vai beneficiar mais de 19 mil pessoas.
“São várias iniciativas para que Aveiro possa crescer e se desenvolver. Essa é uma obra extremamente importante para a população do município. Isso porque, 90% dos moradores precisam dos barcos para se locomover, e têm como principal meio de acesso o rio Tapajós. O terminal será mais um equipamento moderno que vai alavancar e promover a região sudoeste paraense”, destacou o presidente da CPH, Josenir Nascimento.
Infraestrutura – O equipamento conta com uma estrutura moderna, que vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida para os moradores da região. O espaço oferece à população uma sala de Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Sala do Juizado, uma unidade do ParáPaz, administração, área de transbordo de cargas, área de contagem de cargas, duas salas de tickets, guarda-volume, banheiros feminino e masculino, banheiro PNE, cozinha, lanchonete e depósito de material de limpeza (DML).
Para garantir segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros e insumos, estão sendo construídos quatro módulos de rampa metálica, que juntos somam aproximadamente 110 metros de extensão. O conjunto naval do terminal também contará com dois novos flutuantes, sendo um intermediário, com 6 metros de extensão, e outro principal, com cerca de 25 metros.
Além disso, uma caixa d’água e uma estação de tratamento de esgoto irão atender o novo terminal. O novo equipamento hidroviário vai garantir mais segurança e conforto para quem precisa embarcar e desembarcar na cidade.
Por Portal da Navegação, via Agência Pará.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.