Local do futuro Terminal de Santana.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santana terá mais um Terminal.

O projeto do futuro Terminal de Uso Privado (TUP) da CIANPORT na Ilha de Santana, foi encaminhado pela Diretoria da CIANPORT – Cia Norte de Navegação e Portos, para a Cooperativa UNIPILOT, para conhecimento e, casao julgar pertinente, apresentar sugestões como contribuição para o projeto em fase de implantação.
O projeto está localizado na região do Porto de Santana, no estado do Amapá. O TUP terá uma estrutura com 5 dolfins sendo: 2 dolfins de amarração (1 de popa e 1 de proa); e 3 dolfins de atracação dotados de defensas. A operação de descarga da barcaça e o carregamento do navio será feita com a barcaça acostada no navio e com equipamentos de bordo.
O TUP deverá receber navios de 55.000 mil toneladas de porte bruto, com até 190 metros de comprimento, com calado de 11.70, e deverá operar com barcaças de 2.900 mil toneladas.
O novo porto vem se juntar aos demais terminais do Arco Amazônico, e com isto representa mais um avanço no sentido que os portos da Região Norte fiquem cada vez mais competitivos em relação aos terminais do Sul e Sudeste.

Jovens de Programa Social da Marinha regressam de mundial no Havaí.

Mudar a vida das pessoas às vezes é uma tarefa árdua, assim como superar os próprios limites. Mas isso é possível, e a prova disso são as 10 jovens, de comunidades carentes do Rio de Janeiro, que disputaram o Campeonato Mundial de Canoa Havaiana, em Hilo, no Havaí. Que retornaram ontem ao Brasil, desembarcando no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), trazendo na bagagem a experiência de quem realizou o sonho de ter saído de favelas como Acari, Complexo da Maré, Quitungo, Kelson, Cidade Alta e Cordovil para competir na meca do surfe mundial.
Desde 2003, o CEFAN conduz o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que visa a promover a valorização do indivíduo, a redução de riscos sociais, o fortalecimento da cidadania e a integração social de seus beneficiários, por meio do acesso a práticas educacionais, esportivas, físicas e culturais.
Atualmente, o PROFESP atende cerca de 830 crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino, oriundos das comunidades do entorno do CEFAN, sendo elas: Acari, Cordovil, Costa Barros, Penha, Vila do João, Amorim, Marcílio Dias, Quitungo, Parada de Lucas e Brás de Pina.
Os grupos de alunos são divididos em dois turnos (matutino e vespertino) e são fornecidas duas refeições diárias. As seguintes atividades são oferecidas: físicas, de reforço escolar, preparatório para concursos públicos, cursos profissionalizantes, psicoterapia, reunião com as famílias, palestras sobre valores e temas de interesse, passeios, eventos culturais, esportivos e festivos.
Dentre as atividades esportivas, os alunos do PROFESP podem participar de Futebol, Futsal, Atletismo, Remo escaler, Karatê, Taekwondo, Boxe, LPO, Orientação, Kickboxing, Esgrima, Natação, Judô, Canoa Havaiana, Voleibol, Golfe, Remo Costal, Pentatlo Moderno, Futevôlei, Jiu-Jitsu, Capoeira, Ginástica Rítmica e Dança.
Em Belém, a Marinha mantém um núcleo do PROFESP, no quartel do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que atende 100 crianças e adolescentes.

MARES & RIOS

PRÊMIO

Brasil conquistou cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2024, a 17ª IOAA, realizada no Brasil de 17 a 27 de agosto, sob organização do Observatório Nacional (ON/MCTI). Os estudantes brasileiros que participaram da competição anual ganharam duas medalhas de prata e três de bronze. Além disso, o estudante Heitor Borim Szabo integrou a equipe multinacional que venceu a Competição de Grupos. Assim ficou a distribuição das medalhas para os estudantes brasileiros (foto): Medalha de Prata Francisco Andrade (SP), Heitor Szabo (CE), Medalha de Bronze Lucas Menezes (CE), Gustavo França (CE) e Natalia Vinhaes (MA).
A IOAA é uma iniciativa voltada para estudantes de ensino médio de todo o mundo. Os alunos participantes devem resolver problemas teóricos, de análise de dados e de observação do céu. O objetivo principal é promover o interesse pela Astronomia e Astrofísica. Além disso, a competição busca promover uma integração cultural e troca de conhecimentos entre os participantes. Além do Brasil, que participou da IOAA com uma equipe mista, participaram da olimpíada outros 52 países.

FEIRA DO LIVRO

A 27ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes, encerrada neste domingo, dia 27, no Hangar Centro de Convenções, atraiu mais de 400 mil pessoas e as vendas devem chegar a um milhão de exemplares, segundo as editoras que participaram do evento. A Feira homenageou este ano o escritor marajoara Juraci Siqueira e a promotora cultural, Iracema Oliveira, ícones da cultura popular paraense, comprometidos em promover e manter viva nossas tradições culturais.
Para efeito de comparação, em 2019, antes da Covid, a Feira recebeu cerca de 400 mil visitas e comercializou 805 mil volumes. Este ano o número de acessos deve ficar o mesmo, porém as vendas devem alcançar cerca de um milhão de exemplares, segundo previsão das editoras. Os shows de Dona Onete, Amazônia Jazz Band, Zaynara e a aparelhagem Carabao, entre outros, fizeram a festa do público nos dias do evento que mais uma vez mostrou a força da cultura paraense.

DOAÇÃO

A Volkswagen Financial Services Brasil, empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen no país, realizou a doação de uma VW Kombi estilizada ao programa social ASMARA. A iniciativa, idealizada pela ONG Gerando Falcões, é focada na geração de renda extra para mulheres moradoras de favelas e periferias, a partir da venda direta de itens doados à organização.
A cerimôniade entrega do veículo aconteceu na última segunda-feira (26), no pátio da sede da companhia, na cidade de São Paulo. No evento, estiveram presentes Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS para o Brasil e América do Sul, Luis Fabiano Alves Penteado, Diretor de Pessoas, Jurídico e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, Petrina Santos, Gerente Executiva de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais da VWFS Brasil, e Mayra Santana Silva, Gerente Executiva de Recursos Humanos da VWFS Brasil, além de Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.