Terminal do Chibatão, em Itacoatiara.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Terminal do Chibatão chega em Itacoatiara.

Já se encontra fundeado em Itacoatiara, na saída do Paraná do Serpa, local determinado através de estudos realizados pela Autoridade Marítima e Praticagem, o Terminal de embarque e desembarque de contêineres do Chibatão. Que será utilizado durante o período da seca do Rio Amazonas, e com isto não haverá paralisação total dos navios de contêineres que operam na linha de Manaus, como aconteceu no ano passado.
A previsão é que o primeiro navio a operar no terminal chegue no próximo dia 7 de setembro. Nesta fase os navios atracarão no terminal e aliviarão os contêineres para as balsas para reduzir o calado e seguirão viagem até Manaus, já no período crítico da seca (meado de setembro até meado de novembro) haverá descarga total dos contêineres que seguirão viagem até Manaus nas balsas. Com isto não haverá desabastecimento em Manaus e também no alto Solimões. Vale destacar que o Super Terminal também irá operar com um terminal em Itacoatiara.

Feira Pará negócios irá movimentar mais de 20 milhões.

Lúcio Cavalcanti e Luiz Omar Pinheiro

A Feira Pará Negócios, que a Associação Comercial do Pará (ACP), realizará de 29 de novembro ao dia 1º de dezembro, no Hangar Centro de Convenções, terá como temas principais a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável, com vistas à Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 30), que correrá em Belém, em novembro do próximo ano.
Segundo o superintendente da ACP, Lúcio Cavalcanti, mais de 70% dos estandes já estão contratados e a Feira terá extensa programação com rodadas de negócios, palestras e especialistas renomados, oficinas de qualificação, workshop, além da feira com mais de 250 expositores e farta programação cultural com shows, desfiles, concursos e apresentações de grupos folclóricos.
Nesta edição da Feira, haverá o Encontro Brasil Sustentável, uma parceria da ACP com as Confederações dos Municípios e das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
Esse Encontro reveste-se da maior importância pela realização de “mentorias” da ACP com empresas associadas mostrando a possibilidade de gestão com maturidade em sustentabilidade e, ao final, emissão de Certificado do Selo de Garantia de Excelência em Responsabilidade Social. uma exigência do novo mercado internacional, que monitora a procedência dos produtos em todas as áreas.
A ACP avaliou em 30 mil visitas na Pará Negócios, com vendas que devem atingir os 20 milhões de reais em produtos dos mais variados como pets, chocolates, beleza feminina e masculina, brinquedos, cosméticos, biojoias e artesanatos, entre outros.

MARES & RIOS

CÍRIO

Amanhã domingo (01/09), acontece o 46º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite (foto). A festividade reunirá durante uma semana fiéis de comunidades próximas e tem programação até o dia 8 de setembro, data em que a paróquia celebrará 1 ano de elevação para a categoria Santuário, com uma missa a ser celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. As noites da festa também terão programações culturais, com apresentações musicais como FB Mania, Brenda Moraes e Nosso Tom, entre outros.

ATLETAS

As Paralimpíadas de Paris começaram na última quinta-feira (29/08) e a previsão é de que o Brasil comprove para o mundo que se tornou uma potência paralímpica. O país deve figurar entre os 10 primeiros colocados, com a conquista de cerca de 30 medalhas.
Para isso, foi preciso investir na base, na descoberta e no aperfeiçoamento de atletas. Um dos exemplos desse compromisso do Brasil com o desenvolvimento do esporte paralímpico é o Programa Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM), que é executado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), celeiro de atletas e referência no assunto.
Atualmente, o CEFAN conta com 204 atletas cadastrados, dos 8 aos 40 anos, divididos em seis modalidades: atletismo, natação, halterofilismo, tiro esportivo, tênis de mesa e tiro com arco. Entre eles, há dois integrantes do Programa Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM) que estão em Paris: Tayana Medeiros, campeã parapanamericana no Chile e atleta de halterofilismo, e Alice Correia, do salto em distância e 100 metros rasos, vice-campeã parapanamericana.

EXPÔ

A escultora e designer de biojoias, Tiffany Macedo (foto), de Soure, no Marajó, prepara uma nova coleção para exposição na Feira de Artesanato do Círio de Nazaré, em outubro, e em novembro na Feira Pará Negócios, promovida pela Associação Comercial do Pará no Stand do Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), que esse comunicador dirige. Estaremos presentes no evento apoiando as boas práticas sustentáveis.

ESCALPELAMENTO

Dia 28 de agosto, é considerado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, que é uma causa que afeta milhares de vidas nas comunidades ribeirinhas do nosso país. O Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre esse grave acidente, que ocorre principalmente em embarcações de pequeno porte. Assim, o Empório Naval contribuiu para essa importante iniciativa, doando toucas de proteção que serão distribuídas pela Marinha do Brasil no Pará e no Amapá. Essas toucas são uma medida essencial para prevenir que cabelos longos se enrosquem nos eixos e partes móveis dos motores das embarcações, evitando o risco de escalpelamento.