Plataforma de Petróleo na Margem Equatorial.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”

Em 1953, quando foi descoberto na Bahia, o presidente Getúlio Vargas cunhou a frase “O petróleo é nosso!” e criou a Petrobrás, em desacordo com alguns setores, que defendiam a privatização da empresa, contra o monopólio estatal. Somente em 1997, a empresa já solidificada, passou a ser de economia mista, com o Governo Federal mantendo a maioria das ações.
Em 2006 surge a descoberta do Pré-Sal, e a Petrobrás passa a desenvolver alta tecnologia em poços profundos, tornando-se auto-suficiente com a produção de um milhão de barris por dia.
Mas, como tudo que é bom dura pouco, nossos poços começam a secar e a Petrobrás descobriu reservas nas regiões norte/nordeste, avaliadas em mais de 30 bilhões de barris.
Esses poços estão em águas profundas e alguns, há cerca de 160 quilômetros da costa do Amapá, Pará e Maranhão. Após muitos estudos de viabilidade socioeconômica e ambiental, o Ibama considerou um eminente risco ao meio ambiente a prospecção do “ouro negro” na foz do rio Amazonas, embora os poços estejam em mar aberto, há 160 Km de distância.
Entre idas e vindas, o Governo Federal mostra-se disposto a bancar a operacionalização dos poços, sob pena de dependermos do petróleo externo para mantermos nosso parque industrial e, pior, ser dependentes das oscilações do mercado internacional.
Em termos de receita, o prefeito de Soure, no Marajó, Guto Gouvêa, destaca que os novos poços devem manter a Petrobrás como uma empresa altamente rentável, que muito contribui com os cofres públicos, e deve distribuir royalties para o Pará e também para o Marajó, capaz de fazer avançar o crescimento da região, diminuindo as desigualdades sociais e contribuindo com a preservação ambiental.

Exército conclui estágio de Segurança de Autoridades 2024.

A 15ª Companhia de Polícia do Exército, realizou nesta sexta-feira (30), o encerramento do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades (ESPA) 2024. Trinta e dois estagiários concluíram a formação, entre eles, oficiais e praças do Comando Militar do Norte e de Organizações Militares subordinadas, além de militares da Força Aérea Brasileira e do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas; policiais militares e civis do Pará; e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Rodoviária Federal.
A 1º Ten Roieski, da Base de Administração e Apoio à 8ª Região Militar, foi a destaque do Estágio, por ter obtido os melhores índices em todas as avaliações. A militar recebeu o certificado de conclusão das mãos do Comandante Militar do Norte, Gen Ex Vendramin e do Comandante da 15ª Cia PE, Cap Gomes.
Em seu discurso, o Gen Ex Vendramin elogiou a vibração da tropa e destacou a importância de capacitar militares e integrantes de agências de segurança, diante de um evento internacional como a COP 30.
“Esse Estágio visa capacitar recursos humanos da própria instituição, mas também das instituições parceiras e é o caso muito vivo na Guarnição de Belém. A integração forte que existe entre todas as instituições é uma característica, particularmente aqui da Amazônia Oriental. Isso tudo tem uma importância tendo em vista também a COP 30, no final do ano que vem. Então esse estágio contribui muito para a preparação desses recursos humanos que vão ser muito utilizados”, afirmou o General.
O Estágio tem o objetivo de habilitar os oficiais e praças do EB e militares das demais forças armadas e forças auxiliares, no emprego operacional de proteção e segurança de autoridades. Durante quatro semanas, os estagiários receberam diversas instruções, entre elas, técnicas de defesa pessoal, de primeiros socorros, de direção defensiva e evasiva na condução de veículos. Além disso, foi possível desenvolver atributos da área afetiva, imprescindíveis ao agente de segurança e proteção de autoridade, tais como: coragem, flexibilidade e controle emocional.

MARES & RIOS

TUNA LUSO BRASILEIRA

A Tuna Luso Brasileira deu um passo à frente dos clubes paraenses filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. Como clube filiado primário desde 2022, o clube recebeu recursos do CBC para aquisição de materiais esportivos exclusivamente para os esportes olímpicos, tendo como principal objetivo a Formação de Atletas olímpicos.
A solenidade ocorreu no último final de semana, na sede campestre da “Cruz de Malta” presidida pela própria mandatária do clube Graciete Maués, emocionada ressaltou a grande dedicação e seriedade do trabalho do presidente do Sindiclubes, Salatiel Campos, para a implantação do projeto TUNA NO CBC e a conquista desses materiais para Tuna Luso, destinados para os esportes náuticos, natação e voleibol.

CASSAZUM

Mulheres Militares “Fabianas da Guarnição de Belém” vinculadas à área militar da Aeronáutica, realizaram o “2º Encontro” destinado à bravura e a união das mulheres que fazem a diferença na Força Aérea Brasileira. O evento já tornou-se tradição criado de forma fantástica pela presidente do Cassazum, Suboficial Heloísa Helena, onde, contou com apoio das mulheres militares aposentadas pela feliz ideia de Heloísa Helena, cujo objetivo é reunir relembrando dos anos que trabalharam em diversos setores da Aeronáutica. As mulheres militares que estão na ativa enalteceram e parabenizaram a idealizadora de realizar o “Encontro das Fabianas da Guarnição de Belém”. O evento aconteceu no salão do 14 Bis.

POPULAÇÃO

Todos os 17 municípios que compõem a mesorregião do Marajó tiveram aumento populacional, com destaque para Breves(115 mil), Portel(67 mil), Muaná (49 mil) e Afuá(40 mil). Segundo o IBGE, a população passou de 595 mil para 630 mil nos últimos dois anos, sendo os dois municípios mais turísticos, Soure e Salvaterra, empatados em população de 25 mil pessoas.

PETS

Criar animais de estimação em casa como cães e gatos exige gastos expressivos, que sacrificam o orçamento de muitas famílias. Medicamentos como vitaminas, vermífugos, e contra carrapatos ou pulgas, além de tosa, banho e ornamentos, não saem por menos de mil reais ao mês. Os remédios para animais são muito mais caros que para humanos.

RE X PA

As diretorias e torcidas de Remo e Paysandu podem esperar as duas equipes na série B ano que vem, como tudo indica nessa reta final onde o Leão tem grandes chances de subir, e, o Papão, de permanecer na série B. Graças ao novo estádio Mangueirão, com capacidade para mais de 50 mil torcedores, o clássico irá atrair os olhares do Brasil inteiro para os dois grandes clubes do norte.

PRAÇA

A praça Batista Campos, no centro de Belém, após ser totalmente reformada, tem atraído centenas de famílias que aproveitam os finais de semana para passeios com filhos, netos e cães. Os novos equipamentos para crianças e atletas amadores também atraem muita gente, assim como a pipoca, o estalinho e a água de coco gelada.