AE Edgar e CA Zampieri juntamente com representantes do Grupo EDGE.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.

O Grupo EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, assinou um acordo de cooperação estratégica com a Marinha do Brasil para concluir o desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) até o final de 2025.
De acordo com o documento assinado, o Grupo EDGE e a SIATT, a maior especialista em armas inteligentes do Brasil, fornecerão os recursos necessários para garantir que o MANSUP seja entregue a tempo de ser integrado às novas Fragatas da Classe Tamandaré da Marinha. O acordo também fornece a estrutura para que o Grupo EDGE utilize a tecnologia e os dados técnicos do MANSUP no desenvolvimento do MANSUP-ER (míssil de alcance estendido).
Para Rodrigo Torres, Diretor Financeiro do Grupo EDGE, esse programa não apenas fortalece os setores de defesa do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, mas também, em colaboração com a SIATT, promete benefícios que vão além do desenvolvimento de mísseis.
A assinatura, realizada durante uma visita oficial da Marinha do Brasil ao Grupo EDGE, contou com a presença do Almirante-de-Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil; do Contra Almirante Emerson Gaio Roberto, Comandante da Força Aeronaval; do Contra Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armas Navais; Contra Almirante Marcelo da Silva Gomes, Diretor de Gestão de Programas da Marinha e Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha; Contra Almirante Sergio Blanco Ozório, Diretor de Aeronáutica da Marinha e Capitão-Tenente Cleiton Souza da Silva, Assistente da Diretoria de Material da Marinha.
O acordo é a mais recente evolução em uma colaboração contínua entre o Grupo EDGE, a SIATT e a Marinha do Brasil. Pouco depois de adquirir uma participação de 50% na SIATT, o Grupo EDGE anunciou uma grande expansão da base de fabricação da SIATT em São Paulo e dois contratos para entregar o MANSUP e o MANSUP-ER à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos.

Forças de Segurança comemoram 7 de Setembro.

CMG Ondiara Barbosa será o Comandante Geral do Desfile

Cerca de 3 mil militares das Forças Armadas, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, estarão desfilando na Avenida Presidente Vargas neste sábado, sete de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil.
A Marinha terá 433 militares e embarcações utilizadas em inspeções navais. O Exército contará com 1.200 militares, além de alunos do Colégio Militar e 16 viaturas operacionais. A Força Aérea virá com 483 membros das organizações militares e dois esquadrões aéreos.
As Polícia Militar e Civil do Pará desfilarão com cerca de 450 integrantes, além da Banda de Música e dezenas de viaturas e veículos utilizados nas ações diárias de proteção, prevenção e combate ao crime. O Corpo de Bombeiros apresentará cinco pelotões, representando as ações de salvamento, combate ao incêndio, defesa civil, e guarda-vidas, concluindo com a Guarda Municipal, com 66 guardas e 30 viaturas.
O desfile terá início às 9h30 e este colunista, a convite da coordenação do evento, estará presente ao ato solene e patriótico. Como em anos anteriores, são esperadas milhares de pessoas para assistirem ao desfile. A responsabilidade pela organização do Desfile este ano ficou com a Marinha, através do Comando do 4° Distrito Naval, que nomeou o CMG Ondiara Barbosa Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte como coordenador geral do evento.

MARES & RIOS

DIVÓRCIO

Acertada a resolução do CNJ, em permitir que os cônjuges em processo de separação consensuais resolvam tudo em cartório, dispensando a interferência da Justiça. Um lobby poderoso da OAB ainda garantiu a participação de um advogado no correr do processo.

CORDA

Composta de juta e malva, fibras plantadas no Pará, a corda do Círio, pelo segundo ano consecutivo, é genuinamente paraense. Fabricada por uma empresa de Castanhal, por empregados que cultuam Nossa Senhora, ela é dividida em dois rolos de 400 metros com sessenta milímetros de diâmetro. Nada disso vai impedir que ela seja cortada no percurso final da procissão, como vem acontecendo há anos, tumultuando a marcha e atrasando a chegada da imagem da Virgem ao CAN.

ESCALPELAMENTO

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) aprovou na última terça-feira(03), o Projeto de Lei N° 459/2023, de autoria do mandato da deputada Andreia Xarão(foto). Este projeto inovador tem como principal objetivo garantir que as famílias e vítimas de escalpelamento, uma das mais graves e traumáticas ocorrências na região amazônica, recebam atendimento psicossocial contínuo e permanente através da rede de proteção básica de saúde.
O Projeto de Lei N° 459/2023 estabelece diretrizes para que o Estado forneça apoio psicológico e social de forma contínua, visando à reabilitação e reintegração das vítimas na sociedade, além de garantir o amparo necessário às suas famílias, que também sofrem com as consequências desses acidentes. A aprovação deste projeto representa um marco na luta por mais dignidade e direitos para as vítimas de escalpelamento no Pará.

POLÍCIA MILITAR

O Coronel PM Alessandro Capistrano(foto) assumiu a Direção do Fundo de Saúde da PM-PA, a corporação de Fontoura. Ele está à frente do Funsau há um ano, e conseguiu organizar e melhorar o segmento que cuida da saúde de policiais e bombeiros no Pará. O oficial fechou convênios com os principais hospitais e clínicas do estado e o resultado disso foi o aumento no número de associados, que este ano já atingiu a marca de 5.730, quase 15% a mais do que nos últimos anos, que estava estacionado em torno de 5.070 associados.

CAIXAPARAH

A Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE), comemorou, no último final de semana, seus 53 anos de fundação, ocorrido na sede campestre do Caixaparah. O evento proporcionou aos atletas do Caixaparah de várias modalidades esportivas serem enaltecidos pela diretoria do clube bancário à frente o mandatário Alberto do Caixaparah, que, parabenizou todos integrantes da diretoria da Fenae pelos 53 anos de fundação, à frente o presidente Sérgio Takemoto, assim como agradeceu aos atletas da APCEF/PA, que, defenderam bravamente o clube de Ananindeua conquistando medalhas de ouro, prata e bronze nas disputas de várias modalidades.