O General Sérgio Negraes, deixou na última semana o serviço ativo no Exército Brasileiro, sendo o seu último cargo, o de Secretário de Finanças e Economia, no qual assumiu o General Guilherme. Nascido em 15 de fevereiro de 1962, na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, Negraes tem muita experiência e conhecimento militar, em 31 de julho de 2020, foi nomeado Comandante do Comando Militar do Norte (CMN), um avanço significativo em sua ilustre carreira. O General Negraes vem de uma linhagem de tradição militar, sendo filho do Coronel Lineu Batista da Costa Negraes e de Leny da Costa Negraes. Sua capacidade de liderança também conquistou reconhecimento fora do Brasil; destacando, que ele foi recebido pela Liderança do Colégio Interamericano de Defesa, onde foi reconhecido por suas contribuições à estratégia militar e à economia. O General Negraes é casado com a senhora Jacqueline Negraes e tem dois filhos: Victor e Juliana.
Quando passou pela capital paraense, deixou um legado de bons amigos.
Pecuária paraense, sustentável e competitiva.
Cerca de 20 milhões de hectares, pouco mais de 10% do território paraense, são ocupados pela atividade pecuária, que faz do Pará o detentor do segundo maior rebanho do Brasil, com 26 milhões de animais. Somos o maior exportador de boi vivo do país, e temos grande potencial em subprodutos como o couro, além do leite e seus derivados.
A pecuária se estende por todo Pará, com destaque para as regiões de Marabá, Xinguara, até São Félix do Xingu, a Transamazônica e toda região sudeste do Pará, de Altamira até Novo Progresso. Temos grandes frigoríficos espalhados pelo estado que exportam carne com alto padrão de qualidade para todo o mundo.
Nosso rebanho bubalino, avaliado em mais de 700 mil cabeças, é o maior do Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura, com destaque para o Marajó, onde estão concentrados os maiores contingentes. Este ano, a venda de carne bovina ao exterior já bateu recorde de 1,40 milhões de toneladas, número que deve dobrar até dezembro, com a participação de 50% de gado paraense.
Na semana passada, o governador Helder Barbalho conferiu a identificação oficial ao nosso rebanho implantando a “brincagem”, um conjunto duplo de identificação que todos os animais irão receber nas duas orelhas, de cores amarela e outra azul, para efeitos de monitoramento, prevenção e controle de doenças, vacinação e rastreabilidade, ou seja, a origem do animal.
O projeto leva o nome de Programa de Integridade e Desenvolvimento da Pecuária do Pará, coordenado pela Adepará, que pretende chipar todo o plantel até dezembro de 2026. A agência pretende credenciar “operadores de rastreabilidade” com objetivo de garantir a qualidade da identificação e as boas práticas de manejo e valorização do “território sustentável”, que faz da pecuária paraense uma atividade comprometida com o meio ambiente e a preservação das florestas.
MARES & RIOS
BOMBEIROS
O comandante geral da corporação, coronel Jayme Benjó, designou a tenente coronel bombeiro Patrícia Fonseca, para comandar os projetos: “Escola da vida” e “Bombeiros da vida”. O primeiro acontecendo nas Usinas da Paz, atende cerca de duzentas e dez crianças e adolescentes. O segundo projeto tem a parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Na foto: a tenente coronel bombeira Patrícia Fonseca.
VISITA
O Comando Militar do Norte deverá receber uma visita da futura amiga da instituição na Amazônia. A deputada federal Renilce Nicodemos, foi convidada pelos generais de Exército Ricardo Vendramin e General de Brigada Santana Netto, Comandante Militar do Norte e Chefe do Estado Maior, respectivamente, para que a Deputada conheça todos os serviços a serem prestados pelo CMN durante a COP 30 aos turistas em trânsito na capital paraense. Na foto: o general de Exército Santana Netto, ladeado pela deputada federal Renilce Nicodemos.
LOGÍSTICA
O DNIT avança com as obras da ponte sobre o rio Xingu, na BR 230, trecho Anapu/Altamira, onde está construída a Usina do Belo Monte. A ponte, de 700 metros, terá vão central de 420 metros para passagem de embarcações, e será de cabo estaiado, como a ponte da Alça Viária. Com ela pronta, será possível viajar de Marabá até Santarém sem necessidade de travessias em balsas que retardam as viagens.
SUPER TERMINAIS
Depois do início da entrada em operação do Terminal do Chibatão em Itacoatiara, agora quem iniciou suas operações no último domingo foi o Terminal Portuário do Super Terminais, também localizado em Itacoatiara e o primeiro Navio foi o MSC MANIA (foto), que também aliviou calado e depois seguiu viagem para Manaus. Cinco navios já estão fundeados esperando para operar nos dois terminais, que juntos evitaram o desabastecimento do Estado do Amazonas, pois a seca vai ser grande.
PALESTRA
O professor Dr. André Dermachi, da Universidade Federal do Tocantins, profere, nesta terça-feira, às 19h, palestra no Campus da Unama da Alcindo Cacela com o tema: Amazônia Epistêmica: contra narrativas indígenas para o futuro ancestral.
VIAGEM
O casal Amaro e Ruth Helena Klautau, viajou para São Paulo e Rio de Janeiro em visita aos familiares e aproveitou para visitar pontos turísticos e experimentar o melhor da culinária das duas maiores cidades do país.
SOCIAL
Quem completa idade nova, hoje (17), é a Maria Luiza Pinheiro, minha neta mais velha, que chega aos seus 17 anos. Desejamos que Deus abençoe os seus passos e que você seja muito feliz.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4º Distrito Naval celebra Dia da Bandeira.