Luiz Omar e General Tomás

NAVEGAÇÃO EM FOCO – General Guilherme toma posse na Secretaria de Finanças do Exército.

Em solenidade realizada no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército, o General de Exército Guilherme assumiu a Secretaria de Finanças do Exército em substituição ao também General de Exército Negraes. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército General Tomás Paiva e foi prestigiada por grande número de convidados, civis e militares.
O General Sérgio Negraes deixa o serviço ativo do Exército depois de 45 anos de relevantes serviços prestados à Pátria.
Em seus últimos comandos como General de Exército, ficou um ano e cinco meses sendo Comandante do Comando Militar do Norte e dois anos e sete meses como Secretário na Secretaria de Economia e Finanças do Exército, assim completando os seus quatro anos como General de Exército.

Pará assume a vanguarda no setor de perfumes e cosméticos.

A Federação da Indústria do Pará (Fiepa), inaugurou, em sua própria sede, a Vitrine de Indústria, um espaço para exposição do que o setor produtivo tem de melhor a oferecer ao Brasil e ao exterior.
A Vitrine vem destacando a produção de cosméticos e fitoterápicos de empresas que compõem o projeto Amazon Pele, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Farmacêuticos e Perfumaria.
A exposição destaca produtos como perfumes, xampus, hidratantes, óleos corporais e outros produtos fabricados com matérias primas da Amazônia.
Empresários como Nilson Azevedo e Fátima Chamma, além do presidente da Fiepa, Alex Carvalho, destacaram a importância do setor para a balança comercial paraense, com exportações que bateram a casa de US$ 1,2 milhões, com perspectiva de multiplicar esse número em alguns anos, pela capacidade empreendedora do grupo, e da qualidade dos produtos que vêm obtendo grande sucesso no mercado.
“Nosso setor tem expertise, matérias primas diferenciadas, parque industrial montado e estamos prontos para ganhar os mercados nacional e externo pois nunca estivemos tão fortes no segmento e, com apoio da Fiepa, iremos ainda mais longe”, avalia Nilson Azevedo, presidente do sindicato da categoria.
O espaço da exposição Vitrines exalava nossos tradicionais odores como os amadeirados, cítricos, mentolados, de priprioca, castanhas, patchuli, além de mel de abelhas e seus subprodutos.
O Pará tem tradição de produzir perfumes, sabonetes e óleos aromáticos, porém nunca esteve tão perto de absorver o mercado nacional e o setor de exportações como agora, com as indústrias bem estruturadas de olho no futuro.

MARES & RIOS

SANTARÉM

O sistema de abastecimento de água de Santarém passa por processo de modernização e ampliação, a fim de atender a demanda crescente da terceira maior cidade paraense com mais de 330 mil habitantes. O presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Jr, esteve pessoalmente na cidade reunido com equipes técnicas da companhia e de empresas prestadoras de serviços para garantir eficiência e a confiança nas redes de abastecimento.

SÃO BRÁS

Jornalistas de Belém foram convidados pela Prefeitura Municipal a visitar o novo Mercado de São Brás (foto), totalmente reformado, aproveitando toda sua beleza arquitetônica que data do século passado, quando a ferrovia Belém/Bragança atraia muita gente para o bairro e o Mercado era sua maior referência comercial. O novo espaço irá abrigar lojas, artesanatos, cafés e restaurantes, sendo uma nova atração turística da cidade das mangueiras, por suas linhas requintadas e valorizadas pelo arquiteto paraense Aurélio Meir, autor do novo projeto.

CÍRIO

Rompendo com velhas tradições, vários lojistas dos shoppings centers deverão abrir suas portas no domingo do Círio, das 16h às 22h, conforme prevê o novo acordo coletivo de trabalho, pagando em dobro a seus trabalhadores. A intenção é atrair milhares de turistas que vêm para os festejos de Nazaré e querem passear e consumir após a procissão, algo inimaginável há alguns anos atrás.

VISITA

O colunista durante sua estadia em Brasília, realizou uma visita ao Centro de Comunicação Social da Marinha, e foi recebido por seu diretor, o Contra Almirante Pavoni (foto), e pode conhecer as atividades do centro, onde se destaca a Rádio Marinha, e todo o setor de divulgação. Na oportunidade, almoçou com o Almirante Pavoni e seus auxiliares diretos, o CF Henrique Afonso, CF Firmino e CT Pires.

JANTAR

Para encerrar a sua estadia em Brasília, o colunista participou de um jantar oferecido pelo General de Exército Guilherme, que ele denominou de “Jantar Paraense”, para recepcionar os seus amigos do Pará que foram prestigiar a sua posse. Estavam presentes, Rui Cohen, Carlos Nascimento, Luiz Omar, Dr. Paulo Roberto, além dos Generais que serviram e servem em Belém, entre eles, os Generais de Divisão Álcio, Feitosa e Miranda Filho, os Generais de Brigada Wellington, Nagy, Santana Netto, Ó de Almeida e Coronel Adler. Além de dois ex-Comandantes do Comando Militar do Norte, Generais de Exército Ferreira e Paulo Sérgio, que também foi Comandante do Exército e Ministro da Defesa. Foi uma noite muito agradável.