A hidrografia brasileira comemorou na última sexta-feira (27), o 148° Aniversário do Dia do Hidrógrafo. A data remete ao nascimento do Patrono da Hidrografia brasileira, o Capitão de Fragata Manoel Antonio Vital de Oliveira, que teve sua morte prematura em combate como Comandante do Monitor “Silvado”, por ocasião da Guerra do Paraguai, em Curupaiti, em sincero cumprimento do estrito dever militar.
A cerimônia, realizada na Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e contou com a presença de membros do Almirantado, como o AE Edgar, AE Arruda, AE Sílvio Luís, e o ministro do Superior Tribunal Militar, AE Nazareth, além do Diretor de Hidrografia e Navegação, VA Linhares.
Na ocasião, ocorreram duas premiações distintas. O Prêmio Mérito Hidrográfico foi entregue ao Vice-Almirante (RM1) Garcez. É um prêmio eventual com criteriosa avaliação pelo Conselho Técnico da DHN e visa reconhecer aqueles que prestaram distinto apoio ao serviço hidrográfico brasileiro.
Também ocorreu a premiação com o título de Hidrógrafo Honorário a 35 personalidades militares e civis não hidrógrafos e que se dedicaram ao Serviço Hidrográfico brasileiro. Dentre eles, o Diretor-Geral de Navegação, AE Sílvio Luís, e o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Paulo Ferreira.
Em suas palavras carregadas de energia e vibração, o VA Linhares convidou os presentes a navegarem de Sul a Norte marcando os Faróis por bombordo, incluindo o saudoso Farol de Salinópolis, no estado do Pará. As comparações mostraram a evolução da hidrografia com destaque para a importância dos Faróis e do estabelecimento do novo formato S-100 das cartas eletrônicas que se tornarão em verdadeiros serviços por assinatura nesta década.
REGATA DO DIA MARÍTIMO MUNDIAL.
O Centro de Instrução Braz de Aguiar CIABA, que tem como comandante o CMG Márcio Braga, abriu seus portões ao público amante do esporte de vela e remo olímpico, para estudantes e membros da sociedade, que puderam participar da regata alusiva ao Dia Marítimo Mundial.
O evento foi um grande sucesso como nos anos anteriores e contou com a presença de um grande público que pode ver exposição dos cães do 2° Grupamento de Operações Ribeirinhas, apresentação das bandas dos Fuzileiros e alunos do Ciaba, além de conhecer as instalações da nossa Universidade do Mar.
Na parte esportiva aconteceu a 3ª etapa do Campeonato Paraense de Remo, e o grande vencedor foi o Paysandu, que por sinal está imbatível no esporte náutico.
Já na regata à vela na classe laser o vencedor foi a equipe dos alunos do Ciaba.
MARES & RIOS
“PSSICA” SÉRIE DA NETFLIX
Baseada no livro homônimo do escritor paraense Edyr Augusto, a série “Pssica”, produzida pela Netflix, vai ao ar no próximo ano com todas as imagens já concluídas, em Belém, e na cidade de Soure, no Marajó. A série, dirigida pelo premiadíssimo diretor Francisco Meireles, conta a história de três personagens com histórias diferentes, porém com uma “pssica” de tudo dar errado até o destino fazer com que se encontrem nos rios da Amazônia. Com uma equipe de mais de 150 pessoas entre artistas, câmeras, figurinistas, maquiadores e pessoal do set de filmagem, o diretor Fernando Meirelles passou dois meses em Belém e um mês em Soure, numa relação bem próxima com a comunidade.
HIDROGRAFIA
Durante a solenidade de aniversário dos 148 anos do Dia do Hidrógrafo, também ocorreu o lançamento das cartas náuticas do Porto de Natal, do Porto de Maceió e da inclusão da Baía de Todos os Santos no Sistema de Previsão de Correntes de Marés (SISCORAR). Agora, a torcida fica pela inclusão da Foz do Amazonas para a próxima atualização.
NAVIO ATLÂNTICO
Na última segunda-feira (23), o Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A140), que tem como comandante o CMG Eugenio Huguenin, realizou sua primeira docagem no Brasil, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). O processo, fundamental para garantir a segurança e o funcionamento dos sistemas do navio, envolveu um planejamento minucioso e a atuação de uma equipe especializada para realizar a manutenção preventiva e estender a vida útil da embarcação.
A docagem de um navio de grande porte, como o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, exige um processo complexo e detalhado. No Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a operação de docagem envolveu a preparação minuciosa de técnicos e engenheiros navais, cujo objetivo principal é garantir que o navio seja posicionado de maneira precisa na doca seca. Essa etapa inicial é crucial para que a embarcação possa ser inspecionada e para que as manutenções sejam realizadas com segurança e eficácia.
FRAGATA TAMANDARÉ
Este mês, a Anschütz GmbH organizou um curso de treinamento abrangente para um grupo de técnicos do Brasil. Como fabricante dos sistemas integrados de navegação e ponte para as fragatas brasileiras da classe Tamandaré, transferimos muito conhecimento e fornecemos treinamento intensivo para comissionamento, testes de mar e outros serviços técnicos. As fragatas da classe Tamandaré são alguns dos navios mais avançados já construídos no Brasil. O lançamento do primeiro navio foi celebrado recentemente no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, Santa Catarina.
RODA DE BREGA
Logo mais às 10:00, na Praça da República ao lado do Theatro da Paz, estará acontecendo a II Roda de Brega, evento organizado pela cantora Mel Pinheiro, com a finalidade de levar nosso brega para perto dos amantes do ritmo. A coluna apoia este tipo de projeto, e o INSA, que tem como presidente o colunista, vai dar apoio a este maravilhoso evento. Parabéns a todos os envolvidos.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.