O Dia Marítimo Mundial foi comemorado em solenidade realizada na Ilha Fiscal no Arsenal de Marinha, na cidade do Rio de Janeiro, organizado pela Diretoria de Portos e Costas, que tem como Diretor o Vice-Almirante André Macedo.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Olsen, e contou com a presença dos Almirantes de Esquadra Silva Lima, Mello, Rabello, Edgar Barbosa, Arruda e Silvio Luis, e dos ex Comandantes da Marinha, Mauro Flores, Leal Ferreira e Ilquines.
O Dia Marítimo Mundial foi celebrado pela primeira vez em 1978. A data é comemorada na última semana de setembro, com o objetivo de conscientizar sobre a segurança marítima, a proteção do meio ambiente marinho e a importância dos trabalhadores do mar.
Durante a solenidade foi entregue o título de Comodoro ao Capitão de Longo Curso Walter Albuquerque de Silva, que tem o histórico de 4041 dias embarcados no Comando do navio Nacional Machado de Assis.
Remo e Paissandu na série B. Agora é investir nos demais clubes.
O avanço à série B dos nossos maiores clubes de futebol, Remo e Paysandu, deve-se em boa parte aos investimentos do Governo do Estado que transformou o nosso velho Mangueirão em uma moderna arena para mais de 50 mil torcedores, os investimentos do Banpará com apoio financeiro, e as transmissões dos jogos via TV Cultura para todo o Pará.
Os resultados têm surgido e os campeonatos paraenses estão mais bem representados com clubes disputando também as séries C e D do Brasileirão.
E essa ascensão do Clube do Remo à série B representa o grande resultado de todo esse esforço do governador Helder Barbalho em dar maior visibilidade ao nosso futebol, paixão avassaladora das torcidas do Pará, que encanta o Brasil. O clássico Re x Pa em 2025, caso o Paysandu permaneça na série B, deverá mostrar ao país duas torcidas apaixonadas, vibrantes, que dignificam nosso esporte bretão, hoje tão abrasileirado.
Helder deve agora voltar suas atenções também para os demais Clubes que disputam o Campeonato Paraense, como o Santa Rosa, Águia de Marabá, Cametá, São Francisco, Tuna, Bragantino, Castanhal e Caeté, que estão com os valores da cota de patrocínio do campeonato há dez anos com os mesmos valores.
MARES & RIOS
MÚSICA
A Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros prepara-se para sua grande apresentação no Teatro da Paz. O comandante geral da corporação, coronel Jayme Benjó, sugeriu ao regente montar o repertório. O tenente Claudemir Rodrigues, o ”dono da batuta” entende ser essa apresentação, a acontecer no mês de novembro, uma mudança de patamar na música e na arte clássica em Belém. Na foto: o segundo tenente Claudemir Rodrigues.
PROMOÇÃO
Foi promovido a patente de tenente coronel bombeiro o professor de educação física Thallys Adam Ribeiro. Responsável pelo sistema preventivo e segurança contra incêndio e sinistros da Assembleia Legislativa, que deverá comemorar ao lado de sua família a ascensão hierárquica. Na foto: O tenente coronel bombeiro Adam Ribeiro ao lado de sua esposa Danyele Ribeiro.
EM MEMÓRIA
Eu como todo bom paraense, faço parte de uma família que é dividida por duas paixões, Remo e Paysandu. Eu sou o expoente máximo do lado do Paysandu, pois todos sabem que fui presidente do meu clube do coração. Porém, do lado Remista da família, penso em dois nomes, que já não estão mais entre a gente, dois grandes remistas, meu primo Irmão Armando Rego e, claro, meu irmão caçula Edson Pinheiro, o amado e famoso “Nego”, que se estivessem vivos com certeza fariam uma grande festa, principalmente o Nego que era barulhento e por conta disso também era chamado de “Siri na Lata”. Tenho certeza que onde eles estiverem ficaram muito felizes com a conquista do clube que eles tanto amaram nesta terra.
DIA HISTÓRICO
Esta semana teremos na Amazônia dois dias históricos, pois está sendo esperado para os dois próximos dias os registros históricos das maiores secas do Rio Tapajós, que hoje já estão há 0.35 centímetros do nível zero, e do Rio Negro que também está a menos de um metro.
CONQUISTA
Quero parabenizar os torcedores do Clube do Remo pela linda festa realizada domingo no Mangueirão, em especial ao meu amigo Presidente Tonhão, que iniciou sua caminhada vitoriosa no Clube do Remo no mesmo período que iniciei a minha no Paysandu, e em nome de nossa amizade fui o maior incentivador de sua candidatura a Presidente do Remo. Parabéns, Presidente, pela conquista, pois você mostrou sua capacidade de gestor e perseverança para comandar. Soube suportar uma grande pressão quando o time não estava bem no campeonato e, por fim, conduzir o time para o tão almejado acesso à série B.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.