NAVEGAÇÃO EM FOCO – FAB recebe o oitavo Gripen.

O caça F-39 Gripen FAB 4108 (foto) chegou ao Porto de Navegantes a bordo do navio Heerengracht, de bandeira Holandesa, em 23 de setembro. A aeronave foi transportada para o Aeroporto de Navegantes na madrugada de 24 de setembro, de onde foi preparada para o voo.
O percurso de Navegantes até a cidade de Anápolis, na região metropolitana de Goiás, teve duração de 1 hora e 21 minutos. O caça foi conduzido pelo piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Testes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e pousou às 16h48 da quinta-feira, aos 34º graus.
Este é o oitavo caça Gripen E operacional entregue pela Saab à Força Aérea Brasileira. O modelo monoposto foi produzido na Suécia, conforme contrato firmado entre o país e o governo brasileiro.
Enquanto isso, o primeiro caça Gripen E em produção no Brasil está na fase de montagem final da fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto.

MARAJÓ E AS POROROCAS NO CARNAVAL DA GRANDE RIO EM 2025.

O Marajó mais uma vez estará no carnaval da Marquês da Sapucaí, em 2025, com a Escola Grande Rio, apresentando o Samba e as Pororocas parawaras: as águas do meus encantos nas contas dos curimbós, composto por mestre Damasceno e membros da escola de samba Deixa Falar, de Belém.
Descendente de escravos e tendo o pai artista de boi bumbá, tradição que ele herdou, o menino Damasceno, nascido e criado em Salvaterra, no Marajó, sempre conviveu com cantorias tornando-se repentista, compositor, intérprete e vocalista.
Nascido em junho de 1954, Damasceno atribui sua saúde ao consumo de peixe, carne de búfalo e caldo de turu, e conta com mais de 400 canções mostrando a cultura e a realidade dos campos marajoara.
Em entrevista exclusiva a “NAVEGAÇÃO EM FOCO” o artista relembra o acidente de trabalho que provocou sua cegueira aos 19 anos e a vida nos assentamentos quilombolas, onde ouvia histórias de seus avós e os causos de caçadas e pescarias dos irmãos e parentes, que acuavam as caças com seus cães. “Tudo isso era motivo de inspiração e eu passei a descrever em meus versos o universo que me cercava e eu não podia mais ver”, relatou o mestre.
O poeta lamenta que toda essa cultura de plantas medicinais como a folha de pião branco e as sete sangrias, que curam muitas doenças, estão se perdendo com as curandeiras idosas que não deixam herdeiras. Ele também sonha em criar um centro cultural que mantenha seu legado e funcione como uma escola de aprendizado de poesias, artes e saberes ancestrais.

MARES & RIOS

HOMENAGEM

A Suboficial da Aeronáutica, Heloísa Helena, atual presidente do Cassazum, foi homenageada com a Sagração dos Novos Netunos-Honorários. A solenidade aconteceu na última quinta-feira no “Esquadrão Netuno”, sediada na Base Aérea de Belém, onde estiveram presentes o Major Brigadeiro, José Virgílio Guedes de Avellar Comandante do I Comar. O ato solene, por sua vez, tem por objetivo destacar aquelas pessoas que de forma espontânea e sincera manifestaram apreço e admiração pelos valores cultivados no âmbito Terceiro do Esquadrão do Sétimo Grupo de Avião. A Suboficial Heloísa Helena recebeu a plaqueta das mãos do Tenente Coronel, Fabrício Nery Fernandes, Comandante do Terceiro Grupo de Aviação, que lhe deixou emocionada.

CASSAZUM

A diretoria do Cassazum por meio do Departamento Social e Cultural divulgou a programação festiva do mês de Outubro, que está assim elaborada: dia 12, acontecerá a programação destinada à criançada, com diversas brincadeiras, lanches e outras novidades. No dia 19, teremos a tradicional programação feminina denominada “Outubro Rosa” com diversas atrações, treino funcional, palestra de auto cuidado, capoeira, serviços de massagens e outros. E finalmente, no dia 25, acontecerá o “Baile da Asa” com duas excelentes bandas musicais que irão abrilhantar ainda mais a festa entre os associados militares e convidados.

JANTAR

Durante minha estadia no Rio de Janeiro, fui recebido na residência do Capitão de Fragata Fuzileiro Naval Rocha Lima, ele que comandou o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas e hoje está servindo no Rio. Durante o jantar, eu e minha esposa Francisca, podemos rever nosso coleguinha Dom, que é filho do Rocha Lima e sua esposa Ingrid. Foi uma noite maravilhosa.

ELEIÇÕES

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, considera as eleições municipais deste ano, uma das mais difíceis de todos os tempos. Serão mais de cinco mil candidatos, centenas deles envolvidos com organizações criminosas ou procurados pela justiça, estados ainda com problemas de secas e queimadas, povos indígenas e população ribeirinha enfrentando dificuldades e difícil acesso, mas que devem praticar suas cidadanias.

PRAIA

A famosa praia do Pesqueiro, em Soure, onde está uma colônia de pescadores, e as camisas marajoaras com grafismos indígenas ganharam status de Patrimônio Imaterial e Cultural do Pará, sancionado pelo Governador Helder Barbalho, através de Projetos de Lei do deputado Iran Lima, da Alepa. A praia do Pesqueiro tem águas salobras durante o verão por influência do Oceano Atlântico que se mistura às águas da Baía do Marajó, quentes e claras. É uma das praias mais acessadas pela população e turistas, como mostra a imagem. Já as camisas estampando as gregas marajoaras passaram a fazer sucesso nos últimos anos e caiu definitivamente no gosto popular revelando a identidade cultural marajoara.

COPA DO BRASIL

Ontem estive ao lado da minha esposa Francisca e do meu filho caçula Luiz Omar II (foto), no Maracanã, assistindo ao jogo válido pela semifinal da Copa do Brasil entre Flamengo 1 X 0 Corinthians. Jogaço!