Fuzileiros Navais embarcam no Navio-Auxiliar (NA) “Pará”.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Militares presentes nas Eleições de hoje.

O Comando Conjunto Norte (CCjN), formado por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), deu início ao deslocamento de militares que irão reforçar a segurança no primeiro turno das Eleições Gerais e apuração eleitoral. Que ocorrem hoje domingo (6), visando garantir a votação.
Um destacamento formado por onze militares da MB foi o primeiro grupo a seguir viagem dentro da Operação Eleições 2024. A bordo do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”, os militares desatracaram da Base Naval de Val de Cães, com destino ao município de Anajás, na Ilha do Marajó. Em seguida, os Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí”, Aviso-Auxiliar (AvA) “Breves”, Navio Hidrográfico Balizador (NhiB)“Tenente Castelo”, Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro” e Navio-Auxiliar (NA) “Pará” suspenderam com 146 militares. Adicionalmente, uma tropa composta de 25 militares foi transportada em uma aeronave da FAB com destino a Macapá-AP, a fim de atender os municípios de Afuá-PA e Chaves-PA, empregando o Aviso Balizador (AvB) “Marco Zero” da Capitania dos Portos do Amapá.
Também estarão participando com apoio na operação o Aviso de Patrulha (AviPa) “Tucunaré”, Agência Escola Flutuante (AgEFlu) “Ajuri II” e Agência Escola Flutuante (AgEFlut) “Mutirum”. Ademais, uma aeronave UH-15 Super Cougar decolou da Base Aérea de Belém com destino a Santa Cruz do Arari transportando 11 militares.
Cerca de 549 militares da MB estão sendo empregados, sendo 252 fuzileiros navais, em dez meios navais, viaturas e uma aeronave UH-15 Super Cougar, atendendo a 21 municípios do Estado do Pará a fim de apoiar e garantir o exercício do voto em todas essas regiões.
Este ano, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Presidente da República autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Votação e da Apuração (GVA) das Eleições Gerais de 2024.

Rio Amazonas atinge o menor nível já registrado.

Vista aérea da cidade de Itacoatiara, no Amazonas.

O Rio Amazonas chegou a 32 centímetros no município Itacoatiara, no Amazonas. Na última sexta-feira (4), o nível das águas secou 9 centímetros, e o rio já registra a pior seca da cidade em 26 anos de medição.
O nível das águas é monitorado no município pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) desde 1998, e nunca havia chegado a um nível tão baixo. A cota recorde superou a seca do ano passado, quando o rio atingiu 36 centímetros, no dia 26 de outubro de 2023.
A estiagem no município já afeta mais de 28 mil pessoas, cerca de 7 mil famílias, de acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil de Itacoatiara, mais de 100 comunidades estão isoladas devido a seca histórica.
Os moradores enfrentam dificuldades para se locomover, e principalmente ter acesso a água potável. Além de Itacoatiara, a seca também atingiu níveis históricos em Manaus. Na quinta-feira (3), o Rio Negro bateu o recorde ao ultrapassar a cota mínima de 12,70 metros, registrada em 2023. Na manhã desta sexta-feira, o rio marcou 12,66 metros.
Em Tabatinga, na região do Alto Solimões, o Rio Solimões está em -1,98 metros. O registro é de quinta-feira (3). Dados da Defesa Civil apontam que o rio tem descido, em média, 5 centímetros por dia, no último mês. A cidade vive sua pior seca da história.
Na cidade de Coari, na região do Médio Amazonas, o rio mede 1,54 metros. O registro é do dia 17 de setembro, última atualização da Defesa Civil do local.
Em Parintins, no Baixo Amazonas, o Rio Amazonas está em -2,05 metros. O cenário também é crítico na região, segundo o estado.
Em Itacoatiara, o mesmo Rio Amazonas está medindo 0,41 centímetros. A cidade recebeu um porto flutuante, onde os navios cargueiros, que atendem as empresas do Polo Industrial de Manaus, transferem suas mercadorias para balsas que ainda conseguem chegar na capital amazonense.
No município de Humaitá, o Rio Madeira segue em 8,20 metros. O rio desceu uma média de -4 centímetros por dia.

MARES & RIOS

AGORA É LEI!

Foi sancionada no último dia 1 de outubro a Lei Nº 10.715, de 30 de setembro de 2024, de autoria da Deputada Estadual Andrea Xarão (foto), que dispõe sobre as garantias do atendimento psicossocial contínuo e permanente para as famílias e vítimas de escalpelamento na rede de proteção básica de saúde, no âmbito do Estado do Pará. Parabéns Deputada pela autoria da Lei, que vai beneficiar muitas vítimas desse grave acidente.

SAMBA

Nossa amiga Lourdinha Bezerra (foto), que comanda o programa Clube do Samba na rádio Cultura há décadas, está exultante com a escolha do samba enredo da Escola Grande Rio, para o carnaval de 2025, de compositores locais. A apresentadora foi ao Rio de Janeiro acompanhar a disputa e ao final parabenizou os compositores, mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison, Tay Coelho e Marcelo Moraes, cujo tema aborda as encantais do Marajó.

MANIVA

Cada vez mais o belenense vem trocando a maniçoba feita à lenha nos quintais pelo produto pronto, vendido nos supermercados ou nas entidades sociais, que aproveitam o Círio para ganharem algum dinheiro. Foi-se o tempo que as ruas de Belém eram tomadas pelo aroma gostoso da maniva fervendo por sete dias com entulhos variados como o famoso chouriço do Paraná, charque, e as carnes do porco salgadas e tratadas nos quintais.
O tradicional pato no tucupi já não vem mais do interior e sim dos supermercados, que vendem a ave congelada, muito inferior ao pato criado solto. Sinal dos tempos modernos. É, meus amigos… o nosso Círio já não é mais a mesmo.

ELEIÇÕES

Nesta segunda-feira o Pará irá conhecer seus novos prefeitos e vereadores eleitos democraticamente através do voto com toda a transparência proporcionada pelas urnas eletrônicas e a seriedade dos TSE e TRE. No Pará, mesmo as regiões mais distantes e de difícil acesso, como o Marajó e os municípios da Calha Norte, adotarão logísticas mais sofisticadas para que tudo seja concluído, ainda na noite de domingo.
O horário das eleições será o mesmo para todo Brasil, incluindo os estados que têm diferenças no fuso horário como o Acre e Amazonas. Este comunicador deseja que a cidadania seja praticada a sério, e que o eleitor cumpra seu compromisso democrático de escolher o representante municipal com a tarefa de gerir com competência e responsabilidade os destinos de seu povo.

SOCIAL

Sergio Humberto entregou as premiações para Joyce Kelen.

A simpática jovem Joyce Kelen esnobou na passarela e conquistou o primeiro lugar do tradicional concurso “Garota Independência”, promovido pela Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado – Assubsar. O evento ocorreu no final de semana, na própria sede campestre do clube militar que recepcionou um público excelente envolvendo associados (as) e convidados. Na segunda colocação ficou Glenda Escarlat e a terceira classificada foi Ingrid Renata. A Coordenação do Concurso, à frente da vice-presidente, Maria das Graças com assessoramento da jovem Ananda Oeiras, enalteceu o desempenho das garotas durante seus desfiles na passarela. As premiações foram entregues pelo presidente do clube, Sérgio Humberto e pelo diretor-administrativo, Marulino Fernandes, demais diretores: Oeiras, Nunes, Guilherme e Denis.

FUZILEIROS

Em homenagem às festividades da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro-RJ, recebeu ontem, sábado (05/10), às 20h30, para um concerto gratuito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Cerca de 100 músicos militares emocionaram o público com um concerto de aproximadamente uma hora, recheado de grandes sucessos nacionais e internacionais. A comunidade que foi convidada esteve presente neste momento único. A Banda Sinfônica do CFN é conhecida pelo seu variado repertório, alta qualidade musical e diversas apresentações marcantes no Brasil e no exterior.