Em solenidade presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Salgueirinho, foi realizada a Cerimônia alusiva aos 92 anos de fundação do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que hoje tem como Comandante o CF (FN) José de Oliveira Silva.
Durante o evento foi realizada a entrega do Diploma de Amigos do 2° Batalhão, que foi entregue a militares e membros da sociedade civil que participaram dos projetos realizados durante o ano na organização militar, entre os agraciados estava o Colunista, que por estar embarcado como Prático não pode participar do evento e foi representado por seu filho Luiz Omar II, também receberam o Diploma o Prático Marcelo Salgado, O CMG (R-1) Luís Alberto, Dr. Guataçara, entre outros.
Açaí é bem mais que um simples alimento.
O açaí é bem mais que um simples alimento, afirma o biomédico e pesquisador da UFPA, Nilton Muto, do Centro de Valorização de Compostos Bioativados da UFPA.
Nilton destaca a importância do açaí na alimentação da população paraense, principalmente as famílias de baixa renda, por ser rico em proteínas e carboidratos, e também em polifenóis e antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podendo retardar doenças cardiovasculares, derrames e infartos, e até evitá-las.
As antocianinas também atuam na prevenção e controle da diabetes tipo 2 e ajudam a preservar as células do pâncreas que produzem insulina, afirma o pesquisador.
QUANTIDADE – Nilton destaca que o açaí pode sim ser consumido diariamente em doses moderadas, como 250 ml, e de preferência sem açúcar, ou adoçante à base de stevia, menos prejudicial à saúde.
Ele destaca o açaí como um superalimento e presume que a longevidade da população marajoara deve-se muito ao consumo diário do fruto acompanhado de farinha, peixes e carnes.
O pesquisador tem voltado seus estudos para as abelhas que produzem mel a partir da flor dos açaizeiros, que congregam as mesmas qualidades dos frutos, e por isso produzem méis superiores em qualidade, sabor e medicamentoso.
“Todas as pesquisas elaboradas em laboratório demonstram que o mel da flor do açaí é superior aos demais produtos analisados e coletados por nossos técnicos”, atesta Nilton Muto.
MARES & RIOS
NEGÓCIOS
Coral INSA, Francisca Pinheiro, Luiz Omar II e Carlos Pinto.
O Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), que este colunista dirige, voltado para atender crianças e adolescentes em situação de risco, terá um stand próprio na Feira Pará Negócios, promovido pela Associação Comercial do Pará (ACP), no final de novembro, no Hangar Centro de Convenções. Além do Coral Infantil do Instituto, o espaço ofertará as tradicionais camisas marajoaras, cerâmicas e biojóias produzidas somente com produtos naturais, da designer Thifany Macedo.
Por sinal, o encerramento da Feira será organizado pelo INSA, que realizará um grande show com a presença do Coral Infantil do INSA e de artistas da terra. Já está confirmada a participação dos cantores Kim Marques e Edilson Moreno, além do Rei do Carimbó Pinduca (foto) e da Orquestra de Percussão do Quem São Eles.
CAT BAN
O catamarã bi casco da empresa Banav, o Cat Ban, que faz diariamente a rota Belém/Porto Camará/Belém, tem suportado bem as fortes maresias desse período. A embarcação tem capacidade para 160 pessoas e faz o percurso em menos de duas horas. O empresário Carlos Bannach, dono da empresa, pretende futuramente colocar na linha uma embarcação ainda mais segura e confortável.
COTIJUBA
De olho no crescimento turístico da Ilha de Cotijuba, o governador Helder Barbalho autorizou recursos de 21 milhões de reais para a Cosanpa investir no distrito, que irá receber sistema de abastecimento de água, estação de tratamento, além de 35 Km de redes de distribuição, beneficiando a maioria dos moradores, comércio local, hotéis e pousadas.
PEDRAS DE BELÉM
As Pedras de Belém, que só apareceram três vezes nos dois últimos séculos, estão localizadas perto do Porto de Manaus. Aproveitei que estava na capital amazonense para embarcar como Prático no navio Mercosul Suape, e fui até o local e fiz este registro, que pode ser considerado histórico, pois não sabemos se as mesmas voltarão a aparecer outra vez.
CONSTRUÇÃO NAVAL
O Estaleiro Enseada, localizado na região metropolitana de Salvador, está pronto para retomar suas atividades com grande impacto na indústria naval brasileira. O projeto envolve a construção de barcaças, navios de transporte essenciais para o setor, e contará com a colaboração de quatro estaleiros brasileiros das regiões Norte e Nordeste.
Essa retomada do Enseada, um dos maiores estaleiros do país, marca um importante avanço, com foco em inovação e geração de empregos. O projeto será executado em parceria com a Tenenge e promete criar cerca de 300 novos empregos diretos e 900 indiretos, trazendo desenvolvimento significativo ao Recôncavo Baiano. Ao todo, serão produzidas 80 barcaças, cada uma com capacidade para transportar 2.900 toneladas de produtos, movimentando a economia local e nacional.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.