NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.

A Marinha negou, nesta quarta-feira (27/11), a informação de que tanques estavam prontos para ajudar a colocar em prática a tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A força armada também afirmou que em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados para a execução de ações que tentassem abolir o Estado Democrático de Direito.
A informação sobre os tanques consta no relatório final da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado que ocorreu no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o documento, divulgado na terça-feira (27/11), mensagens apreendidas no celular do tenente Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro, mostram conversas em que um contato chamado “Riva” diz: “O Alte Garnier é patriota. Tinham tanques no Arsenal prontos”.
Em nota, a Marinha disse que a constante prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais não foi e nem será desviada para servir a iniciativas que impeçam ou restrinjam o exercício dos poderes constitucionais.
“A Marinha do Brasil, instituição nacional, permanente e regular, assegura que seus atos são pautados pela rigorosa observância da legislação, valores éticos e transparência.
Ademais, a Marinha encontra-se à disposição dos órgãos competentes para prestar as informações que se fizerem necessárias para o inteiro esclarecimento dos fatos, reiterando o compromisso com a verdade e com a justiça”, destacou a Marinha.

Exército moderniza frota de helicópteros Pantera K2.

O Exército Brasileiro recebeu o último dos 34 helicópteros Pantera K2 modernizados, em cerimônia realizada em Brasília, nesta terça-feira, 26 de novembro. O evento simbólico celebrou o processo de modernização da frota dessas aeronaves, iniciado em 2009, que tem contribuído para o incremento da operacionalidade da Aviação do Exército.
A entrega do último helicóptero modernizado ocorreu em frente ao Quartel-General do Exército, com a presença do Comandante da Força, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que destacou a importância da aeronave nas operações.
Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, os oficiais-generais do Alto Comando do Exército, presentes na Capital Federal para a 360ª reunião desse colegiado, e representantes da Helibras, Airbus e Safran, empresas contratadas pelo Comando Logístico para o processo de modernização dos helicópteros.
O escopo da modernização do Pantera envolve melhorias como a substituição do painel analógico por digital; compatibilidade total com o uso de óculos de visão noturna; instalação de novos sistemas de comunicação e gerenciamento de rádios; substituição dos motores por versão mais potente (697 Kw); substituição do rotor de cauda para 10 pás, mais silencioso; e modernização das caixas de transmissão principal e traseira. As intervenções renovaram o ciclo de vida das aeronaves para mais 25 anos de emprego.

MARES & RIOS

SOAMAR-PA

Será realizada logo mais, às 09:00 da manhã, a Eleição e Posse da nova diretoria da Soamar-PA. Com chapa única, denominada Chapa Contra-Almirante Carlos Roberto, terá como Presidente Tiago Pinto e 1° Vice-presidente Luiz Omar Pinheiro e 2° Vice-presidente Raquel Gribel. O evento acontecerá no Comando do 4º Distrito Naval e será presidido pelo Vice-Almirante Salgueirinho e pelo presidente do Conselho de Administração Eduardo Carvalho.

BREVES

Os 174 anos de Breves, no Marajó, comemorado dia 30 de novembro, será celebrado durante 4 dias de festa, de 28 de novembro a 01 de dezembro, na orla da cidade, em uma programação especial com o show nacional do Henry Freitas, Markinho Duran, atrações locais, Concurso Miss Breves e a Feira do Livro, valorizando a cultura local.
Na realidade a festa começou na última terça-feira (26) com a inauguração do novo estádio da cidade, a “Arena do Marajó”, com a realização de uma partida do sub-20 de Remo e Paysandu. Segundo o Prefeito Xarão, que esteve na inauguração ao lado da primeira dama Deputada Estadual Andrea Xarão, a arena com capacidade de 12 mil torcedores é a mais moderna do Marajó.

PETRÓLEO – SURINAME

O presidente do Suriname, Chan Santokhi, anunciou um ambicioso programa chamado de “Regalias para Todos”, que busca distribuir os lucros das reservas de petróleo descobertas na margem equatorial. Cada cidadão surinamês será beneficiado com este plano, recebendo um pagamento inicial de 750 dólares (cerca de 4.300 reais), com um rendimento anual de 7%.
O anúncio, feito durante a comemoração do Dia da Independência, é um marco na política econômica do país. Iniciativa que será financiada com as receitas provenientes da exploração petrolífera do “bloco 58”, tem como objetivo garantir que as riquezas naturais do país beneficiem diretamente a população.

PETRÓLEO – BRASIL

Aqui não podemos nem explorar o petróleo na Zona Equatorial na costa do Amapá, na foz do Rio Amazonas, por conta de uma decisão do “todo poderoso” IBAMA, que até estudos falsos apresentou como justificativa para não liberar o início da exploração, e por conta disso o projeto não inicia e vem causando um grande prejuízo ao Brasil, em especial a Região Norte, onde a população será a grande beneficiada com esta exploração. Que esta atitude do governo do Suriname sirva de exemplo para o atual governo do Brasil.

PRATICAGEM ZP-01

No dia 23 novembro passado, a embarcação “Azul Pescados”, ao bater num banco de areia, na praia da Romana, distrito do Abade, em Curuçá-PA, veio a naufragar. O local do naufrágio fica a 40 minutos de Curuçá e os bombeiros não teriam condições de chegar a tempo, uma vez que teriam que vir do Município de Castanhal.
Imediatamente, ao serem informados por familiares dos pescadores embarcados, os marinheiros da Cooperativa de Apoio Logístico aos Práticos da Amazônia (Cooperativa Azimuth), sediada no Abade, seguiram para socorrer o sinistro. Foram resgatados em segurança 9 pescadores que foram conduzidos até Abade, em total segurança.
O apoio e socorro prestado vem demonstrar, novamente, a importância social da atividade de apoio à praticagem desenvolvida na região, e da pronta resposta dos profissionais que labutam na atividade marítima/fluvial, estando sempre pronta a ajudar a população local nas mais diversas situações.