




Em solenidade que contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Olsen, foi realizada ontem, no CIABA, a cerimônia de posse do Vice-Almirante Batista no Comando do 4º Distrito Naval, em substituição ao também Vice-Almirante Sérgio Salgueirinho, que, após 42 anos, deixa o serviço ativo da Marinha. A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Mello.
Prestigiaram o evento o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro Avellar; o General de Brigada Santana Netto, CEM do CMN; o Contra-Almirante Coelho Rangel; o Vice-Almirante Eugenio Huguenin, além de comandantes das OM subordinadas ao Comando do 4º DN, membros da SOAMAR-PA, Santarém e do Maranhão, e representantes da comunidade marítima.
Vila Galé inaugura novo hotel no Círio

O empresário português Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo Vila Galé, proprietário de mais de quarenta hotéis — a maioria em Portugal e no Brasil — não escondia sua satisfação ao receber autoridades e jornalistas no canteiro de obras do futuro Vila Galé Collection Amazônia, seu mais novo empreendimento, que será inaugurado no dia 9 de outubro, véspera dos festejos do Círio de Nazaré.
Instalado à beira da baía do Guajará, utilizando as estruturas dos antigos armazéns da Doca, o hotel contará com 227 apartamentos de padrões e tamanhos variados, parte deles homenageando mulheres que alcançaram destaque em atividades artísticas, intelectuais ou no empreendedorismo.
Um grupo seleto de convidados visitou alguns quartos já concluídos nos andares térreo e superior e ouviu a palestra de Rebelo, que relembrou a conversa que teve, há alguns anos, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador Helder Barbalho, que vislumbravam a possibilidade de realizar a COP 30 em Belém.
Rebelo apostou no projeto e comprometeu-se a construir um hotel aqui, caso a proposta tivesse sucesso. Palavra dada, palavra cumprida.
A abertura do hotel na semana do Círio, seguida pela Conferência da ONU em novembro e os festejos de final de ano, certamente irá movimentar os cinco restaurantes, piscinas e espaços de lazer e contemplação que o hotel oferece — uma boa oportunidade para começar a recuperar os 180 milhões de reais investidos. Segundo Rebelo, as diárias devem atingir cerca de 500 euros durante a COP, mas podem cair a um patamar mais realista, voltado ao mercado nacional.
MARES & RIOS
EMBARCAÇÕES IRREGULARES
As embarcações sem autorização da Agência Reguladora de Transporte e da Marinha do Brasil têm colocado a população do Marajó em constante risco, como no acidente da última semana, no rio Paracauary, entre Soure e Salvaterra. A embarcação, oriunda da cidade de Chaves, transportava cerca de 60 passageiros e estava completamente irregular, utilizando portos clandestinos onde a fiscalização não alcança.
As empresas de navegação Henvil e Master Motors, além de proprietários de embarcações, prestaram apoio no resgate de passageiros e cargas, assegurando transporte seguro para a continuação da viagem em embarcações regulares. Os responsáveis pelo naufrágio serão acionados judicialmente por atentado à vida, entre outras infrações. Acidentes como esse são recorrentes e poderiam ter sido ainda mais graves, caso a embarcação tivesse adernado em local remoto, com consequências trágicas.
EXPORTAÇÃO
No último ano, os portos do Arco Norte já exportaram mais produtos — como grãos e minérios — do que o porto de Santos. O Pará, com os portos de Santarém e Vila do Conde, foi responsável por quase metade dos embarques. A menor distância até outros continentes faz muita diferença no custo final do frete.
EMPREGO
Cerca de 60% dos trabalhadores no Pará estão na informalidade, segundo o supervisor técnico do Dieese, Everson Costa, com base em dados do IBGE. Dos 2,3 milhões de empregados, mais de um milhão estão na informalidade ou exercem funções sem carteira assinada, como o trabalho doméstico.
Notícias relacionadas
-
ORVAM promove evento de apoio a vítimas de escalpelamento.
-
Falta menos de um mês para o Portos & Costas Brasil 2025, um dos eventos técnicos setorizados mais importantes do país.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Oficiais da Marinha Mercante são condecorados pela AMCBM.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Embaixador de Ruanda visita as instalações da CDSA.
-
Após duas décadas de espera, Barcelos ganha novo porto com investimento de R$ 20 milhões.