Certificação I-REC atesta a neutralização das emissões de Escopo 2, reforçando o compromisso ambiental do terminal gaúcho.
A Wilson Sons, reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, obteve, por meio do Tecon Rio Grande (RS), a certificação que comprova o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis nas operações em 2024. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) garante que as emissões de Escopo 2 do terminal — aquelas relacionadas à geração de energia elétrica consumida — foram zeradas, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo GHG Protocol, metodologia global para a contabilização e gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A concessão do selo foi realizada em abril pela EDP Brasil, empresa referência na geração de energia no País.
O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC, da sigla em inglês) comprova que a energia consumida no terminal, movimentada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), é proveniente de fontes limpas. O I-REC é um sistema operacional confiável de rastreamento de atributos ambientais de energia e contabilidade de carbono padronizado. Reconhecido mundialmente, o certificado garante que a energia consumida é proveniente de fontes limpas e a empresa está comprometida com a redução das emissões de gases de efeito estufa e seus impactos ambientais. Já o Escopo 2 refere-se às emissões indiretas resultantes do consumo de eletricidade, vapor, aquecimento ou resfriamento adquiridos por uma organização.
“O Certificado I-REC reforça o compromisso do Tecon Rio Grande com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, alinhando-se às melhores práticas do mercado”, afirma Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal. “Com essa iniciativa, estima-se que as emissões de escopo 2 de gases de efeito estufa no terminal tenham sido reduzidas em aproximadamente 80%, consolidando nosso avanço rumo a uma operação cada vez mais limpa e eficiente.”
O Tecon Rio Grande é a principal via de acesso do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo, tornando-se, ao longo de seus 28 anos de operação, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, conta com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os trades a partir de 13 clientes armadores. Com localização estratégica, o Tecon Rio Grande tem a capacidade de operar 1,4 milhão de TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) e receber embarcações Neo-Panamax com seus 900 metros de cais, aliando produtividade, uso de tecnologia e automação, posicionando o ativo como a melhor alternativa para transbordo do Cone Sul.
Sobre a Wilson Sons
Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia. Saiba mais em: wilsonsons.com.br
Por Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Governo do Pará lidera pacto histórico para transformar educação no Arquipélago do Marajó.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Operacional Conjunto Marajoara.
-
Ilha do Combu vira vitrine de empreendedorismo com ecoturismo em alta.
-
Porto do Itaqui recebe Caravana da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos.
-
Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira.