Senadores Eduardo Braga e Omar Aziz comemoram: atendimento a uma demanda histórica da população.
Brasília (ÚNICO) – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial da União, a concorrência eletrônica nº 90215/2025 para contratação de empresa para elaborar o projeto básico e construtivo das obras de construção do novo porto da Manaus Moderna. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, defensores da obra e articuladores de recursos junto ao governo federal, comemoraram a publicação. Para Braga, o lançamento da licitação representa uma etapa vencida na longa batalha que durava mais de 15 anos para a construção do novo porto. “Ganhamos mais uma batalha”, destacou Braga, agradecendo ao Ministério dos Transportes e DNIT.
O senador Omar Aziz lembrou que o projeto é considerado estratégico para o transporte fluvial na região e conta com apoio direto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O investimento atende a uma demanda histórica da população que depende dos rios como principal meio de transporte”, disse.
O que prevê o projeto do novo porto
Com investimentos em torno de R$ 800 milhões, a proposta inclui a construção de:
- quatro rampas flutuantes de metal para embarque e desembarque simultâneo de passageiros e cargas mesmo com a variação do nível do Rio Negro
- instalação de um terminal de passageiros climatizado com salas de espera, banheiros, bilheterias, áreas comerciais e espaço para órgãos de controle como Marinha e Receita Federal
- terminal de cargas com docas específicas para produtos perecíveis, secos e inflamáveis
- estacionamento
- vias internas
- iluminação e sistema de drenagem pluvial; guaritas de segurança, cercamento, sistema de vídeo monitoramento e controle de acesso para caminhões e pedestres
- sistema de tratamento de efluentes sanitários, coleta seletiva e captação de águas pluviais.
O projeto também inclui adequações urbanísticas no entorno da Feira da Banana e da Feira Manaus Moderna, incluindo calçadas, ciclovias e integração com o transporte coletivo municipal.
Notícias relacionadas
-
Guarda Portuária promove treinamento contra ameaça de bombas no Porto de Santos.
-
O Pedral do Lourenço e a hipocrisia global: enquanto a China avança, o Brasil estagna.
-
Comando da Marinha abre concurso para civis em diferentes áreas de formação: veja como se candidatar.
-
“Lancha Geladão” começa a operar entre Belém e Mosqueiro.
-
Porto do Itaqui avança em diálogo com o Instituto de Praticagem do Brasil para fortalecer segurança da navegação e atrair investimentos.