Edson Sabbá
A Amazônia é um lugar de mistérios e desafios, onde a noite pode ser um obstáculo para a vida cotidiana. A falta de infraestrutura e a dependência de geradores a diesel são problemas comuns em muitas comunidades ribeirinhas. No entanto, o Projeto Biolume, da Enactus UFPA, está mudando essa realidade ao levar luz solar para as comunidades mais isoladas.
O projeto desenvolveu postes fotovoltaicos de baixo custo e baixa emissão de carbono, que estão sendo instalados em comunidades como a Ilha de Itauaçú, em Marapanim (PA). A iniciativa não apenas melhora a qualidade de vida das pessoas, mas também promove a cidadania e a sustentabilidade.
A parceria com a Praticagem da Barra do Pará foi fundamental para viabilizar o projeto, que exigiu uma operação logística complexa. O resultado é a iluminação das ruas e casas, permitindo que as pessoas tenham mais liberdade e segurança.
O Projeto Biolume é um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem melhorar a vida das pessoas em comunidades isoladas. É um passo importante para promover o desenvolvimento sustentável e humano na Amazônia.
Por Portal da Navegação.
OBS. Texto original de Thaís Raquel de Moraes para o Portal Belém.
Notícias relacionadas
-
Amazonas regulamenta transporte hidroviário com edital inédito e obrigatório.
-
Com maior produtividade da soja, colheita de grãos deve alcançar novo recorde.
-
Viagem missionária pela Amazônia com o Barco da Bíblia tem data anunciada.
-
Modal fluvial ganha escala com nova geração de balsas da Combitrans.
-
Turismo de pesca em Rondônia precisa beneficiar comunidades ribeirinhas, alerta Célio Lopes em Pimenteiras do Oeste.

