A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) realizou, em 23 de junho, o simpósio sobre Gerenciamento de Risco em Operação Ship to Ship com representantes da Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Companhia Docas do Rio de Janeiro e da Praticagem, visando aprofundar os conhecimentos relacionados às operações e o gerenciamento de seus riscos.
A operação Ship to Ship é conhecida como uma ação de transferência de petróleo e de seus derivados, como carga, entre dois navios atracados, fundeados ou navegando. Entre inúmeras possibilidades, essa operação permite a redução dos custos operacionais na exportação de petróleo bruto oriundo das bacias petrolíferas situadas em Águas Jurisdicionais Brasileira.
Na ocasião, foram tratados os temas “Ferramentas Utilizadas para Análise de Risco em Operações Portuárias”, ministrado pelo Contra-Almirante (RM1) Nilo Moacir Penha Ribeiro, e “Gerenciamento de Risco em Operações de Ship to Ship”, pela Capitão de Longo Curso Fabiana Vila Nova Durant Silva.
O encontro foi conduzido dentro dos protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, sendo reforçada a conscientização do tema e a ampliação dos ensinamentos sobre as ferramentas de Gerenciamento de Risco em operações na sociedade marítima.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Companhia Docas do Ceará recebe comitiva da Secretaria Nacional dos Portos para avaliar licitação no MUC 03 no Porto de Fortaleza.
-
Manifestação cobra transparência após fim do monopólio no transporte fluvial em Salvaterra, no Marajó.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mais uma vez o Brasil sai perdendo.
-
Decisão judicial libera aplicação de tarifas de navegação no rio Amazonas.
-
PL fortalece transporte fluvial no AM com criação da Escola de Aquaviários.

