Intuito das análises é propor soluções para desafios na navegação do Rio Tocantins.
Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) visitaram, nessa segunda-feira (17), o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), no Rio de Janeiro, para iniciar os estudos de modelagem física do Pedral do Lourenço. Com o objetivo de desenvolver soluções eficientes para os desafios na navegação fluvial desta importante região do Rio Tocantins, no estado do Pará, a comitiva contou com a presença de técnicos da área e do diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura, que na ocasião, assinou a Ordem de Serviço imediata das análises.
Para elaborar respostas eficazes e seguras para essa questão crucial, o DNIT optou por uma abordagem baseada em pesquisa avançada e a modelagem física será fundamental para simular as condições hidráulicas do Pedral do Lourenço em escala reduzida, permitindo uma análise detalhada de diferentes cenários e soluções de engenharia. Paralelamente, no Centro de Simulação Aquaviária do INPH, serão realizados ensaios simultâneos para complementar as investigações. Tais estudos, fornecerão uma base técnica robusta para a tomada de decisões, visando não apenas a eficiência, mas também a segurança das operações de navegação na região afetada pelo Pedral.
A visita consolida uma colaboração promissora entre o INPH, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) e a Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT promovendo avanços significativos no setor hidroviário nacional. A expectativa é que os resultados desses estudos contribuam não apenas para resolver desafios específicos, mas que estabeleça novos padrões de excelência em infraestrutura aquaviária no Brasil.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Novos guindastes de operação remota chegam ao Tecon Santos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Uma trajetória que se confunde com a cabotagem brasileira.
-
CIABA inicia período de adaptação da EFOMM 2026.
-
Polícia apreende 12 toneladas de pirarucu seco em operação fluvial no Amazonas.
-
Marinha intensifica ações de combate a ilícitos no Rio Madeira em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

