General Vendramin, Luiz Omar e General Wellington.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Novos Oficiais-Generais do Exército.

Foi realizada, em Brasília, na última quinta-feira (7), a solenidade de promoção de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro. O evento foi presidido pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Mine Ribeiro, e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio, e do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Oficial da reserva do Exército.
A cerimônia ocorreu no Clube do Exército e reuniu expressivo número de convidados e familiares. Três Generais de Divisão foram promovidos ao posto de General de Exército: o General Viana Filho, da turma de 1987, que assumirá o Comando Militar da Amazônia; e os Generais Alcides e Basto, da turma de 1988, que comandarão, respectivamente, o Comando Militar do Oeste e o Comando Militar do Sul.
Também foram promovidos oito Generais de Divisão, todos da Turma de 1992, entre eles o General Wellington, que foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte. Já na promoção a General de Brigada, destacam-se o General Ênio, que assumirá o comando da 23ª Brigada, em Marabá, e o General Bernardo, que também serviu no Comando Militar do Norte; ambos são da turma de 1996.

Base Aérea de Belém em exercício simulado no Aeroporto Internacional com foco na COP30.

Na manhã da última quarta-feira, 7 de agosto, foi realizado, nas dependências do Aeroporto Internacional de Belém, o Exercício Simulado de Emergência – Desinterdição de Pista (ESEA).
Além da Base Aérea de Belém (BABE), a atividade contou com a participação da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 1), da Secretaria Especial da COP30 (SECOP), da Norte da Amazônia Airports (NOA), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e da GOL Linhas Aéreas.
O objetivo do exercício foi testar a efetividade dos procedimentos previstos no Plano de Emergência do Aeroporto e no Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes e Desinterdição de Pista (PRAI) do Aeroporto Internacional de Belém. A simulação envolveu a aeronave Caravan C-98, pertencente ao Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA), e buscou reproduzir, de forma realista, uma situação de emergência com necessidade de liberação da pista, com foco nas operações de pouso e decolagem durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A realização do exercício é uma exigência regulatória da ANAC, voltada à operação, manutenção e resposta a emergências em aeródromos civis. Durante a simulação, foram avaliados aspectos como a coordenação entre os órgãos envolvidos, a comunicação operacional, a prontidão das equipes e a aplicação dos procedimentos técnicos para a remoção segura da aeronave. A atividade também permitiu identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria nos planos de resposta a emergências.

MARES & RIOS

CHARUTODurante minha estadia em Brasília, tive a honra de participar da Confraria do Charuto da Força Aérea Brasileira, que se reúne todas as quintas-feiras à noite, no Hangar One, sede do Clube da Aeronáutica. Participei a convite do General de Divisão Álcio Costa, ex-Comandante da 8ª Região Militar, e, na ocasião, saboreamos um charuto em companhia do Contra-Almirante Coelho Rangel.

SALVATAGEM – Nesta semana, a equipe da Atalaia da Unipilot, da Fazendinha, realizou o resgate do veleiro do sr. Olímpio Guarany, salvando quatro adultos e uma criança (foto). A embarcação encalhou em um banco de areia e começou a fazer água. A lancha da Praticagem foi acionada, efetuando o salvamento das pessoas e o reboque do veleiro, já com a escolta da Capitania dos Portos do Amapá.

CONSELHO – O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e da Justiça — conhecido como Conselhão e criado no governo do presidente Lula — conta com três representantes do Pará: o magnífico reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva; a atriz e ativista social Dira Paes; e a socióloga, professora e escritora Violeta Refkalefsky Loureiro.
Criado para fortalecer o diálogo entre o Governo Federal e a sociedade civil, o Conselho reúne lideranças de diversas áreas, como educação, cultura, economia, meio ambiente, setor produtivo e direitos humanos, entre outras

BRECHA – Há um velho ditado que diz: “quando se quer pegar a galinha no terreiro, não se grita xô”. Assim fizeram muitos dos nobres vereadores de Belém que decidiram, em plenário, tornar o presidente dos EUA “persona non grata”, em nossa cidade.
Trump não defende a ecologia e estimula crimes ambientais, mas a COP vem aí e sua presença seria importante para os debates e compromissos a serem assumidos. Os edis deixaram uma brecha para o presidente, cinicamente, afirmar que não será bem-vindo em Belém.

DIA DOS PAIS – Neste Dia dos Pais, a coluna Navegação em Foco presta homenagem a todos aqueles que, com firmeza e afeto, conduzem suas famílias pelos mares da vida, enfrentando calmarias e tempestades com o mesmo espírito de quem conhece a importância de um porto seguro. Que este dia seja de celebração, gratidão e reconhecimento por cada gesto de cuidado e cada exemplo de coragem que inspira novas jornadas. Feliz Dia dos Pais!